Desconsiderar a importância da comunicação visual para uma empresa pode ser sinônimo de menores resultados junto ao público e o mercado. Isso porque, quando desenvolvida de forma assertiva, agrega valor à uma marca e gera proximidade com potenciais clientes.
Imagine suas marcas preferidas. Certamente você se lembra de detalhes sobre sua identidade visual, não é mesmo? Aliás, provavelmente tenha sido justamente essa comunicação que chamou sua atenção e o fez procurar a empresa pela primeira vez. O mesmo possivelmente também aconteceu com outros consumidores.
Ou seja, a partir de uma comunicação visual criada estrategicamente, seu negócio pode conquistar clientes, torna-se referência no mercado e se destacar da concorrência. O resultado são o aumento nas vendas e um maior faturamento.
Se a sua organização ainda não investe no conteúdo visual, que significa todo o meio de comunicação que se utiliza de elementos visuais, é momento de rever as estratégias. Afinal, o mercado está cada vez mais disputado e os consumidores cada vez mais exigentes.
Nessa realidade, é essencial ter uma comunicação visual forte, que possa ser facilmente reconhecida. Veja agora 4 motivos para sua empresa investir:
Com uma concorrência acirrada e disposta a conquistar o consumidor, é imprescindível criar maneiras de se destacar e conquistar espaço no mercado. Isso pode ser feito por meio de uma boa comunicação visual.
Seja com uma logomarca que transmita os valores da empresa, uma fachada chamativa, um site coerente e quaisquer outros elementos desenvolvidos estrategicamente, uma marca pode manter os clientes fieis e conquistar novos que irão se identificar com sua imagem.
Hoje, além da qualidade do atendimento, dos produtos e dos custos, o consumidor preza por marcas que tenham valores como responsabilidade social e ambiental, por exemplo.
E como mostrar a ele que sua empresa tem esse tipo de posicionamento? Uma das formas é por meio da comunicação visual. Ela pode demonstrar uma série de valores, os quais atraem a atenção e contribuem para a conquista de clientes.
Há tantas opções de empresas no mercado que os consumidores acabam não tendo a possibilidade de gravar elementos de cada uma delas. Portanto, um dos maiores desafios de uma marca é justamente esse: tornar-se memorável.
Uma comunicação visual atraente fortalece marcas. Imagens impactantes ou interessantes a determinado público ficam gravadas e criam uma unidade em torno da identidade visual do negócio.
Assim, com o tempo, ao se deparar com qualquer elemento dessa comunicação, o consumidor já é capaz de reconhecê-la e, consequentemente, fazer novas compras ou negócios.
Imagine que você está procurando uma clínica médica e, ao fazer uma pesquisa, encontra algumas com logotipo muito colorido ou que não passem uma imagem séria e profissional.
Ao mesmo tempo, ao procurar um buffet para festas, encontra marcas com cores mais sóbrias e que não passam a mínima animação. Sem dúvidas algo estaria errado, concorda? Pois é justamente isso que acontece com empresas que não valorizam a comunicação visual.
Já aquelas que investem conseguem passar a mensagem certa aos potenciais clientes, tornando-se confiáveis. Com isso, as chances de que a empresa seja escolhida no momento das compras aumentam consideravelmente.
A comunicação visual é uma das principais aliadas no reforço da imagem de uma empresa junto aos consumidores.
Porém, para que isso aconteça de forma positiva, é essencial ter alguns cuidados, a começar pela contratação de profissionais capacitados e experientes para o desenvolvimento das estratégias.
Veja agora algumas dicas que podem ajudar no processo de implementação ou mudança na comunicação visual:
O primeiro passo para criar uma identidade visual condizente com a marca deve ser o de deixar claro para os consumidores qual é o perfil da empresa. Por exemplo, se ela é voltada para o público A,B ou C, se é líder em algum segmento, quais os principais diferenciais, entre outros.
Inclusive, esse conjunto de informações deve estar presente em todas as peças da comunicação visual, desde a logomarca até o uniforme de funcionários, por exemplo.
Para que a comunicação visual de uma empresa seja realmente forte e fixe na mente dos consumidores, é essencial que a identidade da marca seja respeitada em todas as peças, desde as embalagens até propagandas em outdoors e em seu site. Isso inclui cores, tipografia e outros elementos que, com o passar do tempo, irão remeter ao negócio.
Excessos podem ser altamente negativos quando se trata de comunicação visual. Isso porque a marca mais lembrada não é aquela cheia de detalhes e chamativa, porém sem sentido para o consumidor.
Ao contrário, empresas que utilizam uma identidade visual discreta que, muitas vezes, nem cita produtos, podem despertar mais atenção. Portanto, a regra é passar valores, propósitos e a personalidade do negócio, porém sem exageros.
O crossmedia nada mais é do que a distribuição de serviços, produtos e experiências por meio de diversos canais, sejam eles online ou offline. Inclusive, deixar de investir no ambiente digital nos dias de hoje pode significar resultados abaixo da expectativa.
Na comunicação visual a estratégia pode ser interessante porque une o físico ao virtual. Por exemplo, um banner digital na fachada de uma loja pode atrair clientes por perceberam que ali há criatividade e inovação.
Depois de ler o nosso post você já sabe qual é a importância da comunicação visual para os resultados de uma empresa. Um projeto de sucesso depende de diversas análises e pesquisas, que irão determinar a imagem que a empresa irá passar para atingir o público certo.
É importante frisar que, de nada adianta ter uma ótima estrutura, bons atendentes e produtos de qualidade, se a mensagem não chegar da forma correta ao consumidor.
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Para ter uma empresa de sucesso veja a importância da identidade da marca.