Consultoria de Marketing Digital: Sua Empresa Precisa?
Você está investindo em marketing digital, mas não está alcançando os resultados que esperava? Talvez você precise de uma consultoria de marketing digital!
Muitos empreendedores iniciam projetos na internet sem ter conhecimento da área, como consequência acabam escolhendo a estratégia errada e perdendo dinheiro em vez de faturar.
Você pode resolver isso facilmente através de uma consultoria, direcionando as suas ações e aumentando o seu ROI (retorno sobre o investimento). Continue a leitura e entenda.
O que é uma consultoria de marketing digital?
Os esforços de marketing, assim como todas as estratégias empresariais, precisam de planejamento para terem maiores chances de sucesso.
E uma consultoria de marketing digital serve para te auxiliar nesse processo. Por meio dela você recebe um diagnóstico completo da situação atual da sua empresa, além de aconselhamentos e recomendações que vão impulsionar o seu negócio na internet.
De forma resumida, podemos dizer que a consultoria vai te ensinar o “atalho” para alcançar melhores resultados com ações de marketing digital, fornecendo orientações e instruções que você não encontra na web, afinal, ninguém quer “entregar o ouro” para o concorrente.
Quais são os serviços disponibilizados por uma consultoria de marketing digital?
Todos os serviços disponibilizados em uma consultoria de marketing digital visam encontrar as soluções ideais para o desenvolvimento do seu negócio na internet. Dentre as diversas atividades realizadas, podemos citar as principais:
- Elaboração de plano estratégico personalizado;
- Análise de público-alvo e persona;
- Planejamento de campanhas;
- Análise da concorrência;
- E–mail marketing;
- Consulta de palavras-chaves;
- Análise da qualificação de leads;
- SEO (Search Engine Optimization) – Otimização para mecanismos de busca;
- Links patrocinados;
- Inbound marketing;
- Produção de conteúdo.
Quais os benefícios uma consultoria de marketing digital pode agregar a sua empresa?
Agora você já sabe a importância da consultoria de marketing digital para o desenvolvimento de um negócio. Mas, se você ainda não está convencido sobre a contratação, confira os principais benefícios que essa decisão pode agregar para a sua empresa:
- Melhor posicionamento da presença online da marca;
- Diagnóstico e resoluções de problemas relacionados ao marketing digital;
- Acesso a ferramentas especializadas para maiores resultados;
- Melhora o relacionamento com os clientes;
- Estabelecer a marca como referência no segmento;
- Profissionais especialistas e qualificados;
- Maior competitividade;
- Melhorar o ROI;
- Aumento no faturamento.
Quais são os principais objetivos trabalhados em um projeto de marketing digital?
Uma das partes mais importantes de um projeto de marketing digital são os objetivos. Eles são definidos de acordo com as necessidades de cada empresa, e podem ser:
- Melhorar a reputação da empresa e construir autoridade: Existem cerca de 1.718 milhões de web sites, e muitos deles certamente fazem parte do seu segmento e possuem os mesmos objetivos. Levando isso em consideração, criar uma autoridade para a marca é uma excelente forma de obter diferencial competitivo e conquistar uma boa parcela do público-alvo.
- Obter melhor posicionamento nos mecanismos de busca: Um bom ranqueamento aumenta as chances de ser encontrado por um cliente em potencial que está buscando por algo relacionado com o seu negócio.
- Conversão e nutrição de leads: Um lead é uma pessoa com real interesse nos seus produtos e serviços. Para que ela vire seu cliente (conversão) é necessário trabalhar estratégias específicas, como o e-mail marketing, por exemplo.
- Retenção e fidelização de clientes: Um conteúdo personalizado e que seja realmente útil para o seu público é capaz de atrair, reter e fidelizar clientes.
- Dar mais visibilidade para determinados serviços/produtos: Bastante utilizado em casos de lançamentos, direcionando os esforços de marketing para esse item.
- Aumentar as vendas: Esse é objetivo mais comum dos projetos, afinal, quem investe almeja lucro. Mas para que esses resultados sejam significativos, é preciso planejamento e estratégias corretas, e é nesse momento que entra a consultoria de marketing digital.
Qual a importância de consultorias especializadas para empresas B2B?
Muitos gestores acreditam que estabelecer relações é válido apenas para o B2C, no entanto, esse pensamento pode ser uma grande barreira para o desenvolvimento da empresa.
É certo que as decisões nesse segmento passam por diversos setores e profissionais, sendo que os aspectos avaliados para fechar negócio são mais racionais, como preço e prazo de entrega.
Entretanto, deve-se lembrar que mesmo no B2B são pessoas que tomam as decisões, e a percepção de marca delas também é um fator relevante.
Conforme aponta a pesquisa “O status do Marketing B2B no Brasil 2019”, 80% dos participantes contam com o marketing digital para gerar oportunidades de negócio.
Os números mostram que a principal preocupação das empresas é criar um diferencial competitivo.
Os resultados revelam ainda que mais de 85% pretendem aumentar a quantidade de conteúdo produzido. Para isso, além de investir em recursos tecnológicos, como ferramentas de automação, também contam com o apoio de agências (na maioria dos casos, mais de uma) para planejar e executar o que é proposto.
Conforme você pode observar, empresas B2B que desejam aumentar o desempenho do negócio fazem isso de forma planejada e com excelente suporte. Sendo a consultoria de marketing digital essencial nesse processo.
Quando é recomendado contratar uma consultoria de marketing digital?
A consultoria de marketing digital é recomendada para empresas que:
- Desejam começar do zero, mas da forma certa, os esforços de marketing digital;
- Já possuem projetos em andamento, mas precisam melhorar os resultados;
- Desejam ampliar os conhecimentos dos profissionais da equipe de marketing, para que posteriormente conduzam as estratégias sozinhos;
- Querem construir uma autoridade digital;
- Sentem a necessidade de estreitar a relação com os clientes;
- Desejam transformar seguidores e visitantes em clientes;
- Precisam fazer um diagnóstico das estratégias atuais e mensuração de resultados;
- Pretendem aumentar as vendas.
O que analisar antes de contratar uma consultoria de marketing digital?
Diversas empresas oferecem consultoria de marketing digital, mas nem todas entregam os resultados esperados.
Uma empresa séria vai te deixar seguro quanto ao investimento e ROI, garantindo a eficácia dos métodos aplicados.
Além disso, ela certamente contará com um portfólio de cases de sucesso e indicadores positivos para te apresentar.
Outra recomendação importante antes de contratar uma empresa de consultoria é avaliar a presença digital dela. Veja como estão as redes sociais, o site e o blog, aproveite e confira o que as pessoas estão comentando sobre os serviços prestados.
Existem alguns pontos decisivos que facilitam na hora da escolha, confira:
- O site da empresa é responsivo, ou seja, funciona bem em dispositivos móveis?
- As páginas do site demoram muito para carregar?
- Eles investem em bons conteúdos?
- Como é o engajamento nas redes sociais?
- As avaliações da empresa são boas?
- Existe alguma reclamação no site do Reclame Aqui?
Se a empresa marcou pontos positivos em todos esses requisitos, muito provavelmente prestará um excelente serviço de consultoria de marketing digital.
Por fim, mas não menos importante, verifique se ela é associada da ABRADi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais).
As empresas credenciadas são comprometidas com resultados digitais, estão sempre atentas às atualizações e novidades do setor, além de utilizarem as melhores ferramentas do mercado para o alcance dos objetivos.
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