Digital Influencer: A Sua Marca Precisa de Um?
Digital Influencer é um profissional que produz conteúdo e que utiliza as mídias digitais para influenciar o comportamento dos seus seguidores.
De acordo com a Web Index Q3 2021, o Brasil está em primeiro lugar no ranking que estabelece o número de mídias sociais que são usadas pelas pessoas no mundo.
Sendo assim, investir em marketing de influência pode ser uma ótima opção se você deseja que a sua marca se destaque nas mídias sociais.
Nesse texto vamos te ajudar a analisar se sua empresa deve contratar um digital influencer, quais são as vantagens dessa estratégia e como você deve escolhê-lo.
Vamos lá?
O que é marketing de influência?
O marketing de influência é uma estratégia que utiliza a credibilidade e alcance de determinadas pessoas que são, de fato, influentes em seus nichos de atuação.
Os influencers, que são aqueles que trabalham com esse tipo de estratégia, fazem divulgações sobre a marca para seus seguidores nas mídias sociais.
Através deles, a marca se torna mais conhecida e eles passam sua credibilidade e autoridade para ela.
Quem são os Digital Influencers?
Os Digital Influencers são formadores de opinião no ambiente digital. Eles podem atuar por meio dos mais diversos canais, como Facebook, Instagram, blogs e canal do Youtube.
Segundo a Global Web Index – Market Snapshot Brasil 2022, 63% dos brasileiros usam as mídias sociais para saber mais sobre uma marca, em comparação, os que usam os buscadores para esse fim são um total de 57%
Eles produzem conteúdos relevantes para o seu público e, através de sua audiência fazem parcerias com as marcas para divulgação de produtos e serviços.
Cada profissional é voltado a nichos e segmentos específicos que, geralmente, estão relacionados ao seu estilo de vida, atuando como líderes no assunto junto aos seguidores.
Em função de sua expertise, carisma e naturalidade, conseguem estabelecer uma relação de confiança, interatividade e engajamento com a sua audiência e, com isso, tornam-se grandes influenciadores em favor das marcas.
Quais as vantagens de contratar um influenciador?
Depois de saber o que faz um Digital Influencer, confira algumas vantagens de adotar um profissional para fortalecer a imagem de uma empresa no mercado:
A audiência se espelha no influencer
De acordo com uma pesquisa da Opinion Box: Pesquisa no Brasil, de janeiro de 2022, 71% dos entrevistados seguem influenciadores.
Vamos supor que sua empresa seja do segmento de cosméticos e está lançando um novo produto para tratamento de cabelos. Para divulgar a novidade, você contrata uma influenciadora ligada à beleza.
Então, ela começa a criar conteúdo sua experiência e os benefícios que ele gera, assim, muitos seguidores terão mais interesse em conhecê-lo.
Conforme aponta a pesquisa da Opinion Box: Pesquisa no Brasil, de janeiro de 2022, 58% dos entrevistados já comprou algo indicado por um influenciador.
Afinal, é uma autoridade no assunto que está falando. Ou seja, as chances de conquistar novos clientes e aumentar as vendas aumentam consideravelmente.
Poder de alcance e segmentação
Segundo a pesquisa 2022 B2B Marketing Mix Report – Sagefrog, 43% dos entrevistados consideram as mídias sociais como uma de suas principais fontes de leads.
Os leads são os potenciais clientes de uma empresa, então quando mais leads essa empresa possui, mais oportunidades de vendas ela terá.
Quando falamos sobre uma estratégia de marketing de influência, o seu alcance e engajamento pode atingir uma grande quantidade de pessoas.
Além disso, quando a escolha do influencer é feita de maneira correta, ele atingirá o público que aquela marca deseja, tornando a venda ainda mais provável.
Isso porque ele não possui qualquer tipo de seguidor, as pessoas que seguem o influencer por se identificarem com seu estilo de vida, determinada área, ou seja, já é um público altamente segmentado.
Ressonância
Um Digital Influencer é capaz de tornar o conteúdo de uma marca um viral nas redes sociais.
Isso porque, como os seguidores se identificam com suas ideias, acabam compartilhando as mensagens em suas próprias redes, as quais são compartilhadas novamente e assim por diante. Ou seja, a ressonância de uma marca se amplia de forma gigantesca.
A sua marca está pronta para contar com um digital influencer?
Pelo que mostramos até aqui, muito possivelmente você possa estar mais interessado no trabalho dos Digital Influencers.
Porém, antes de listarmos as formas de encontrar o profissional ideal para o seu caso, é importante frisarmos que nem sempre uma marca está preparada para contratá-los em determinado momento.
Antes de investir na estratégia, é necessário se perguntar se a sua empresa está bem posicionada, se já há objetivos concretos a serem alcançados por meio de um bom planejamento, se há produtos suficientes em estoque para o caso de aumentarem os pedidos de uma hora para outra, entre outras questões.
Isso porque o profissional pode ajudar uma empresa a alcançar várias metas, como aumentar o tráfego em um site ou vender um produto específico, porém é necessário que a marca atendida esteja bem-preparada.
Como escolher o influenciador certo para minha marca?
Depois de analisar os diversos aspectos da empresa e verificar que o momento é apropriado para a contratação de um Digital Influencer, o próximo passo deve ser o de analisar os profissionais do mercado e decidir por aquele que irá representar a sua marca.
Sem dúvidas, uma parceria como essa pode gerar bons frutos, mas isso depende de uma decisão assertiva.
Não se trata de contratar um profissional famoso, mas sim aquele que se encaixa melhor à proposta da empresa.
Para te ajudar na escolha separamos alguns critérios essenciais:
🎯Público-alvo
De acordo com a pesquisa Influencer Marketing Hub 2022, 23% dos entrevistados consideram o tipo de conteúdo um dos critérios mais importantes.
Ao contratar um influencer, uma empresa está buscando, entre outros objetivos, ampliar a sua audiência. Porém, o trabalho só será realmente eficiente se atingir o público certo. Por isso, a primeira coisa a se analisar é quem são as pessoas atingidas pelo influenciador.
A partir daí, verifique se aquele público é condizente com os potenciais clientes que sua marca pretende atrair. É fundamental que haja coerência para que bons resultados sejam atingidos.
📢 Tipo de linguagem e conteúdo
Depois de se certificar que determinado influencer conta com o público que sua empresa precisa, é o momento de analisar o tipo de linguagem e os conteúdos com os quais ele costuma trabalhar.
Esses também devem estar de acordo com os valores da marca, já que o profissional será uma espécie de porta-voz de sua empresa e, por isso, a forma com que ele aborda os assuntos e se comunica com o mercado faz toda a diferença.
👍Engajamento
Segundo dados da pesquisa Influencer Marketing Hub 2022, 39% dos entrevistados consideram o engajamento ou cliques um dos critérios mais importantes no momento de avaliar um influencer.
Um influenciador que tem muitos seguidores nem sempre consegue produzir engajamento ou interação. Por isso, faça uma análise dos seus conteúdos e se eles realmente estão despertando o interesse da audiência, ou seja, se o público interage com o profissional e compartilha as suas postagens.
💵 Custos
Depois de verificar todos esses requisitos, é o momento de analisar se os custos de determinado influencer cabem no seu orçamento.
Lembrando que há diversas formas de negociação, como valores fixos mensais, custo por exibição de anúncio (CPM), custo por clique no anúncio (CPC) e conversão.
Alguns influenciadores aceitam até mesmo pagamentos em permutas por produtos ou serviços, caso sejam do seu interesse.
Considerações finais
O trabalho de um influencer pode gerar um maior alcance, posicionamento e, consequentemente, mais vendas para uma marca. Para isso acontecer, faça com que o seu consumidor fale do seu negócio.
Mas lembre-se para que a essa ou qualquer outra ação seja bem-sucedida e gere resultado é preciso que esteja dentro de uma estratégia de marketing bem estruturada.
Criado em 22 de março de 2018 por Redação Comunicarte.
Atualizado em 29 de abril de 2022 por Larissa Camillo.
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Realmente, nem toda Influencer consegue ter engajamento e acredito que saber acertar no conteúdo seja uma das causas. Obrigada pelas dicas!
Antes de começar um projeto como afiliado eu pensei em me tornar um digital influencer. Eu estou querendo alimentar esse desejo agora.
Esse artigo veio na hora certa!
Digital Influencer é uma estratégia muito boa para divulgar uma marca, porém tem que ser um que realmente leve a sério sua profissão e faça um trabalho de qualidade! Gostei da forma que o tema foi abordado.
Muito bom seu conteúdo! Obrigada por compartilhar informações de qualidade!