Empresa de Marketing Digital: Saiba Como Identificar as Melhores
Se uma organização deseja criar estratégias para o marketing digital é importante avaliar como isso será colocado em prática. Contratar uma empresa de marketing digital é ideal para quem não tem um time de profissionais com todos os conhecimentos necessários, ou para empresas que buscam parcerias para estruturar melhor suas estratégias de marketing e conquistar o posicionamento digital desejado.
No entanto, ao dar esse passo, a organização precisa determinar qual prestador de serviços para uma parceria.
Pensando nisso, elaboramos este artigo que o ajudará a identificar as melhores empresas do mercado. Confira!
O que faz uma empresa de marketing digital?
O surgimento da internet modificou a forma como as empresas se comunicam com os seus clientes e aumentou o número de concorrentes.
Portanto, ter uma comunicação efetiva é fundamental para que a marca se estabeleça no mercado e conquiste novos consumidores.
No passado, bastava uma ter um site para ser encontrado pelos consumidores. Hoje em dia, a utilização de SEO é essencial para subir no ranking de pesquisa de forma orgânica e/ou paga.
Nesse momento, surge a empresa de marketing digital. Seu objetivo é a comunicação efetiva com o público-alvo, e a diferença está na forma como esse processo é realizado. Para isso, são utilizadas diferentes técnicas e estratégias como gatilhos mentais, jornada de compras, storrytelling e neuromarketing.
Vamos ver a seguir, as principais funções realizadas por essas empresas:
Gerar leads
A geração de leads ocorre quando o visitante do site fornece suas informações pessoais à empresa, como nome, e-mail etc.
Essas informações são concedidas em troca de algo relevante para o cliente, como um e-book, newsletter, planilha ou template, por exemplo.
A empresa de marketing digital deve criar estratégias para que o interesse seja despertado no usuário, de acordo com a etapa em que ele se encontra no funil de vendas. Assim, ele será guiado durante o processo até efetuar a compra.
Para gerar leads as empresas devem:
Atrair tráfego qualificado
Uma das principais preocupações da empresa de marketing digital deve ser atrair novos clientes, entretanto é preciso realizar o tráfego qualificado. Ou seja, o alvo são pessoas que estão interessadas no produto ou serviço que o negócio oferece.
Não é adequado ter um número grande de visitantes, se eles não vão se interessar pelo o que está sendo oferecido.
Vamos ver o que as empresas precisam fazer para atrair tráfego qualificado:
- Produzir conteúdo relevante para o persona;
- Realizar a otimização do site e do conteúdo para melhorar o posicionamento na ferramenta de busca;
- Utilizar mídias pagas para atrair novos leads.
Se essas ações forem bem executadas, o site vai atrair o público adequado e promover a conversão do lead em consumidor.
Gestão de redes sociais
Hoje em dia, as empresas que desejam atuar no mundo digital precisam estar presentes nas redes sociais. Mas é de extrema importância encontrar meios para se destacar, criando diferenciais competitivos, já que na internet a concorrência é maior.
Para isso, a empresa de marketing digital deve utilizar a rede social como uma ferramenta para se aproximar do cliente e utilizá-lo como um canal de atração da marca e dos produtos ou serviços.
O gerenciamento vai além das postagens, ele também inclui a definição das estratégias, o planejamento dos conteúdos e o monitoramento dos dados.
Foco nas tendências
O ambiente digital está em constante mudanças, por isso as empresas precisam acompanhar as novas tendências do mercado. Para utilizá-las nas campanhas com os clientes.
Assim, é possível acompanhar as novidades do mercado e gerar resultados a partir dessas oportunidades.
A importância de uma empresa de marketing digital para construir a estratégia eficaz
O marketing digital não é uma tarefa simples de ser realizada. Todas estratégias requerem muitas pesquisas, estudos e conhecimentos prévios sobre o comportamento dos consumidores.
Por isso, é importante contar com uma empresa de marketing digital para ter um parceiro especialista no assunto.
Vamos ver a seguir, qual a importância dessas empresas:
1 – Equipe especializada
Nesse tipo de empresa, os setores são separados e cada um é responsável por determinados segmentos: planejamento, conteúdo, social media, design, programação, mídia, etc.
Esse time possui os conhecimentos adequados que serão aplicados de acordo com o perfil do cliente e o que funciona para cada consumidor.
2 – Recursos avançados
Para construir a melhor estratégia, é preciso investir nos melhores recursos que irão otimizar e auxiliar na execução das atividades. Por exemplo, ferramentas de análise de concorrência orgânica e paga, plataforma/ para agilizar o processo de criação e acompanhamento de conteúdo nos diferentes canais, de relatórios, entre outros necessárias para apoiar as diferentes necessidades de marketing.
3 – Otimização do tempo
O mundo do marketing digital nunca foi tão competitivo e complexo com a crescente popularidade das mídias sociais e a necessidade de estar atualizado em um ambiente em constante mudança. Quem demora para entrar nas “trends” acaba perdendo o time de uma grande oportunidade.
Uma empresa de marketing digital busca utilizar os melhores recursos e estratégias para a realização de tarefas no menor tempo possível.
4 – Crescimento constante
Uma estratégia de marketing digital eficaz tem como principal características o crescimento constante, por que, é possível mensurar constantemente quais são as ações mais rentáveis e as que requerem melhorias.
Os constantes ajustes e a própria inteligência dos algoritmos contribuem para essa evolução.
Como avaliar os resultados gerados por uma empresa de marketing digital?
Para avaliar qual estratégia é a melhor, as empresas precisam avaliar o quão bem uma ação está gerando resultados.
Assim, é possível identificar o que precisa ser melhorado e o que deve ser continuado para atingir os objetivos traçados.
Para conseguir mensurar se as estratégias de marketing estão atingindo os objetivos desejados é importante realizar as seguintes ações:
Definir métricas
As principais métricas para analisar os resultados gerados por uma empresa de marketing digital, são:
- Número de visitantes no site;
- Número de leads;
- ROI (Retorno sobre investimentos);
- Número de leads qualificados, entre outras.
Definir objetivos e metas
É importante que os gestores definam quais objetivos e metas a empresa precisa alcançar.
Assim, será possível saber onde a organização deseja chegar e quais esforços são necessários para conseguir alcançar esse objetivo.
Analisar relatórios
Os relatórios são utilizados para que todos possam visualizar os resultados obtidos. Ao utilizá-los, todos saberão qual o momento atual da empresa e o quanto ainda falta para alcançar as metas.
Por meio dos relatórios, também é possível desenvolver os dashboards, que é uma ferramenta utilizada para acompanhar o desenvolvimento da empresa.
Taxa de conversão
Para avaliar os resultados obtidos, a empresa de marketing digital deve analisar a porcentagem de visitantes do site que viraram leads e quantos desses leads são uma oportunidade de gerar a venda.
Por isso, é fundamental acompanhar as taxas de conversão em cada etapa do funil de vendas.
Se a taxa de conversão é baixa, significa que a empresa precisa produzir conteúdo com mais qualidade e, em alguns casos, melhorar as landing pages.
Como identificar as melhores empresas de marketing digital
Para tomar uma decisão sobre com qual empresa de marketing digital trabalhar, é importante avaliar se eles atendem às necessidades do seu negócio e se possuem as habilidades necessárias para realizar as ações.
Veja a seguir quais critérios levar em consideração na hora de contratar:
1 – Pesquise sobre o histórico da empresa
Para identificar se a empresa de marketing digital é boa, é necessário avaliar o tempo que ela está presente no mercado e se ela está atualizada sobre as tecnologias utilizadas.
Agências tradicionais, com foco em ações mercadológicas offline, podem disponibilizar os serviços, mas não necessariamente tem profundidade nas estratégias digitais. Por isso, vale se certificar que os profissionais estão com as atualizações em dia e que possuem resultados comprovados no digital.
Além de observar o tempo de existência, é importante analisar outros pontos
- Tempo de permanência dos atuais clientes
- Certificados e parcerias;
- Premiações;
- Notícias divulgadas pela mídia.
2 – Avalie os resultados da empresa
É importante avaliar os resultados que a empresa de marketing digital possui. Analisar se os clientes que ela atende obtém bons resultados.
Para isso, procure por cases que ela tenha produzido e que sejam um sucesso, para entender como o trabalho de marketing é realizado.
Faça uma análise do segmento dos clientes atendidos e se a empresa é capaz de atender as necessidades que a organização precisa.
3 – Avalie as estratégias utilizadas
Para identificar uma boa empresa de marketing digital é importante avaliar a forma que ela se apresenta no mercado.
Por exemplo, como o site dela é construído, como ela se posiciona nas redes sociais e de que forma ela se comunica com os clientes. Isso porque o primeiro passo para se destacar nesse segmento é aplicar na própria empresa o que é utilizado com os parceiros.
Desse modo, está sinalizando que possui as competências e habilidades essenciais para executar atividades de marketing digital
As agências de marketing digital são um aliado cada vez mais valioso para qualquer tipo de organização que busca crescer no cenário digital em constante mudança. Eles podem ajudá-lo a abrir os melhores caminhos disponíveis para o sucesso, oferecendo uma visão sobre o que funciona e o que não funciona.
Essa parceria pode durar muito tempo, por isso é importante encontrar a agência que possa ser sua aliada na construção dos resultados desejados para sua empresa.
Para aprimorar o seu conhecimento antes da contratação, vale conhecer quais são as principais tendências de marketing para 2022, confira.