Sua empresa tem que estar nas redes sociais?
Dentro das estratégias de Marketing Digital, as redes sociais tem um papel importantíssimo para alavancar marcas e criar relacionamentos com clientes e prospectar suas personas. Para você ter uma ideia, segundo a pesquisa Social Media Trends 2018, 96,2% dos usuários da internet estão em alguma rede social.
Ou seja, a maioria absoluta dos consumidores acessa a internet diariamente, seja para distração ou para obter informações e/ou comprar produtos para uso pessoal ou para empresas. Essas, por sua vez, já perceberam a importância de investir na estratégia.
Já para as instituições o dado interessantes é que 53% das entrevistadas responderam que o principal benefício da utilização desses canais é a divulgação da empresa, enquanto 44,2% acreditam ser a interação dos usuários com a marca e 38,1% o aumento das vendas e de clientes.
Mas com tantas redes sociais, qual delas sua empresa deve estar?
Para encontrar essa resposta, é preciso que responda a uma questão anterior. Porque deseja estar em uma rede social? É preciso ter um bom motivo para isso. A ideia é manter contato com o cliente, é isso? Ótimo, agora vamos pensar no próximo item.
Qual é a rede social do seu cliente?
Antes de definir a rede social da sua empresa é preciso entender quais são as preferidas pelo seu público, é assim que você poderá alcançar o tão desejado engajamento com a marca.
Confira no gráfico abaixo as mais utilizadas:
Entenda a proposta das redes sociais mais utilizadas
Como você viu, as redes sociais fazem parte do cotidiano dos brasileiros, seja para lazer ou trabalho, é essencial que sua empresa conheça os principais canais e quais as propostas de cada um deles. Confira:
Você já conhece o Facebook, não é mesmo? Afinal, essa é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de perfis ativos. Uma pesquisa realizada pela própria rede social mostrou que 102 milhões de brasileiros se conectam a ela todos os meses.
Por aí já é possível ter ideia do potencial de investir na ferramenta como parte de suas estratégias de Marketing Digital, concorda?
A plataforma é muito versátil e permite a publicação de diversos tipos de conteúdos, que incluem textos, imagens e vídeos. Além disso, por meio do Facebook Ads, é possível criar campanhas de anúncios segmentados de acordo com o público-alvo da marca, com o objetivo de aumentar o alcance e chegar aos usuários certos.
Por meio dessa rede social as empresas podem conquistar clientes, se relacionar com os atuais e promover a fidelização. Para organizações o ideal é criar fanpages, desenvolvidas especialmente para essa finalidade. Por meio da página corporativa as marcas podem incluir dados importantes como história, endereço, horários de funcionamento e outras informações importantes para o público.
O Instagram é uma rede social que vem crescendo de forma rápida em todo o mundo, como visto no gráfico acima. De acordo com o último levantamento da plataforma, já são 1 bilhão de usuários ativos. Os motivos para tanto sucesso envolvem o apelo visual, já que o Instagram tem como carro-chefe, a publicação de imagens e vídeos.
A ferramenta tem duas vantagens importantes a serem citadas. A primeira delas é que foi adquirida pelo Facebook, que conta com um dos maiores recursos publicitários da atualidade. Outro benefício é que os posts do Instagram são os que contam com o maior número de compartilhamentos entre usuários de todas as redes. Isso significa que é muito eficiente para atrair novos clientes.
Assim como o Facebook, a plataforma disponibiliza o Instagram Ads, onde as empresas podem fazer diferentes tipos de anúncios para alcançar ainda mais usuários.
O Twitter, que funciona como um microblog onde os usuários publicam textos de até 280 caracteres, vídeos e enquetes, conta com 336 milhões de usuários. Apesar de no Brasil o crescimento da plataforma ser tímido, de apenas 4,9% em 2018, são mais de 10 milhões de brasileiros ativos mensalmente, o que coloca o país em sexto lugar dos que mais a acessam.
Entre os objetivos da utilização do Twitter por empresas estão o branding, o engajamento com seguidores e a realização de anúncios no Twitter Ads, que permite promover perfis, publicações e discussões.
Linkedln
Ao contrário das outras redes sociais, o Linkedln –confira o benefícios na geração de negócios -tem um perfil mais profissional. A rede deve ser utilizada por empresas para mostrar autoridade com a divulgação de conteúdos de qualidade que criem valor.
A plataforma também permite o desenvolvimento de anúncios segmentados por meio das Company Pages, que são os perfis empresariais.
Uma rede que começou tímida no Brasil e hoje conta com mais de 19 milhões de usuários mensais, o Pinterest permite que os usuários categorizem imagens segundo seus interesses. Para ficar mais claro, a plataforma funciona como espécie de catálogo de ideias, que sugere conteúdos segundo as características de cada usuário.
Para utilizar o Pinterest como estratégia de Marketing Digital é indicado a criação de um perfil profissional, que possui recursos exclusivos como inserção de preços e o acesso à seção Analytics, que permite o monitoramento do desempenho da marca na rede.
YouTube
O YouTube é uma rede social voltada a conteúdos em vídeo, um dos formatos preferidos dos usuários da internet. Além de ser a principal plataforma de vídeos do mundo, fica atrás apenas do Google quando se fala em pesquisas orgânicas.
Nesse sentido, as empresas podem se posicionar na plataforma por meio da produção de materiais de qualidade e que sejam relevantes ao público alvo. As chances de audiência, compartilhamento e indicação por meio da própria plataforma segundo os interesses dos usuários são grandes.
Como engajar seu público?
Cada rede tem uma linguagem, mas para todos o que vai atrair o seu público é o conteúdo relevante e sintonizado com a forma de comunicação da sua faixa etária. Públicos jovens amam montagens divertidas que estão presentes, principalmente, no Instagram, Facebook e You Tube, profissionais são mais facilmente atraídos por infográfico, por exemplo, e são encontrados, principalmente, no Linkedin e Facebook. Enfim, tudo depende do perfil dos seus consumidores. Mas, sobretudo, é importante salientar que o conteúdo precisa ter coerência com a sua marca.
É necessário postar diariamente?
As redes sociais promovem proximidade e interação entre as pessoas e entre consumidores e marcas, sendo assim, não é recomendado criar uma página no Facebook ou um perfil e no Twitter, por exemplo, e deixar parados. É preciso ter, pelo menos, duas atualizações por semana.
É interessante contratar empresas especializadas para gerenciar as redes sociais?
Assim como qualquer estratégia de Marketing, para que as redes sociais tragam os resultados esperados pelas organizações, é preciso que haja análises, planejamento, segmentação e metas bem estruturadas, trazendo engajamento e consequentemente crescimento da empresa nas redes sociais.
Uma boa opção, nesse caso, é contratar agências especializadas, que possuem experiência e profissionais capacitados para criar as estratégias mais assertivas para o seu público. E, se você acha que o serviço pode sair caro, saiba que existem planos acessíveis a todo porte de negócio, com excelente retorno.
Confira o crescimento da participação das empresas nas redes sociais:
Avalie os resultados e aprimore
As redes são canais de comunicação e quando sua marca está lá, ela precisa impactar seus consumidores positivamente. Por isso, é importante, que você dedique um tempo para planejar a exposição da sua empresa nas redes sociais. Afinal, suas ações lá também refletem na imagem e reputação da sua marca e, quando bem avaliada por seus produtos e ações fora e dentro das redes, promove o boca a boca moderno (engajamento) e multiplica resultados.
Os brasileiros estão no topo das pesquisas entre os usuários que mais usam e consomem produtos decorrentes da interação nas redes sociais. Agora que você sabe se a sua empresa precisa estar nas redes sociais, conheça as vantagens e desvantagens das redes sociais para as empresas.
*Esse texto foi postado originalmente em 11 de outubro de 2017, atualizado em 31 de maio 2019.