Segundo uma pesquisa do Ibope Media, 73% dos usuários de internet no Brasil pesquisam nesse ambiente antes de realizarem uma compra. Outro dado interessante é que 64% dos usuários regulares afirmam analisar avaliações de outros consumidores antes de tomarem uma decisão. Nesse cenário, empresas que não marcam presença em canais digitais, ou o fazem de forma amadora, certamente estão perdendo clientes. A boa notícia é que é possível reverter a situação com uma estratégia de Marketing Digital bem estruturada.
Por meio da ferramenta, as organizações se posicionam de forma adequada ao público e ao mercado. O objetivo é atrair clientes, gerar relacionamentos, promover fidelização e fortalecer a marca. Tudo isso se reflete em uma maior lucratividade.
As empresas brasileiras já entenderam a importância da estratégia. Prova disso é uma pesquisa da McKinsey, realizada em 2019, que apontou que o Brasil é o país de América Latina com mais investimentos em Marketing Digital. Porém, 80% dessas organizações ainda são iniciantes no assunto (57% emergentes e 23% iniciantes).
Foi pensando em auxiliá-las a ter mais sucesso no meio online, é que fizemos esse post. Confira dicas valiosas para atingir o objetivo!
Como dissemos, deixar de investir em uma estratégia de marketing digital, ou estar presente no meio online sem planejamento, é sinônimo de perda de clientes nos dias de hoje. Isso porque o consumidor anda cada vez mais exigente e a concorrência só tende a aumentar.
Desse modo, um posicionamento assertivo faz toda a diferença em relação à atração e fidelização do público-alvo de um negócio. Veja agora as etapas essenciais para que isso aconteça:
O primeiro passo para a criação de uma estratégia de Marketing Digital deve ser a definição de objetivos. Ou seja, o que a sua empresa espera ao investir na ferramenta. Para isso, é importante definir metas concretas e selecionar os indicadores de desempenho, ou KPIs, que irão auxiliar no monitoramento de cada ação.
Para que as estratégias de Marketing Digital funcionem, é fundamental conhecer profundamente a persona do negócio. Essa se trata de uma representação semi fictícia do cliente ideal, com suas características, dores e desejos.
Para descobrir quem é a persona de uma empresa, são necessárias pesquisas, entrevistas e outros processos que possibilitem a obtenção de dados concretos. Por meio desse conhecimento é que todas as ações serão desenvolvidas, de modo com que sejam realmente relevantes.
Depois de definir as metas e a persona da organização, é o momento de desenvolver o planejamento. Nele devem estar contidos os canais em que a empresa estará presente, os tipos de conteúdos a serem desenvolvidos, estilo de linguagem e outras informações que possibilitem um caminho bem estruturado.
Entre as principais ferramentas de Marketing Digital estão as redes sociais, o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Search Engine Optimization (SEO), Google Ads e e-mail marketing. Para escolher as mais adequadas é preciso se basear nas características da persona e em que meios ela se encontra.
Nesse aspecto, é importante frisar que uma estratégia de Marketing Digital deve ser integrada. Hoje o consumidor é omnichannel e espera se relacionar com as marcas de preferência por diversos meios de contato.
Após o planejamento, é importante criar um cronograma para a estratégia de Marketing Digital. Isso envolve a frequência de atualizações, a distribuição de conteúdos, os investimentos em mídias pagas, entre outros.
Tão importante quanto desenvolver um plano de ação é monitorar os resultados. Uma das vantagens do Marketing Digital em relação ao tradicional é a possibilidade de acessar dados detalhados sobre o desempenho de cada ação.
Por meio de ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, as empresas têm conhecimento sobre as estratégias que estão trazendo bons resultados e aquelas que precisam de ajustes. Isso traz insights para uma tomada de decisão assertiva em relação a novos investimentos na área.
Dependendo do porte e orçamento de uma empresa, torna-se inviável criar um setor específico para desenvolver as estratégias de Marketing Digital. Porém, é possível contratar empresas especializadas, que possuem profissionais qualificados nos mais diversos canais e valores acessíveis para PMEs.
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