Fake news – notícias falsas – consistem na liberação deliberada de informações falsas e boatos em jornais, revistas, programas de televisão e nos meios digitais. Normalmente esse tipo de veiculação de notícias falsas ocorre a fim de obter ganhos financeiros e políticos, incentivando o leitor a acreditar em informações manipuladas.
A disseminação de fake news, ou notícias falsas em redes sociais, vem atingindo empresas e personalidades de todo o mundo e em número cada vez maior. Dá para imaginar o impacto que isso pode trazer a alguém ou a uma marca, não é mesmo? E, se levarmos em consideração que as mídias sociais são a primeira fonte de informações da população de países emergentes (72%), segundo pesquisa realizada pela Microsoft, a situação fica ainda mais grave.
O termo fake news vem ganhando ainda mais destaque depois das últimas eleições presidenciais nos Estados Unidos, em que Google e Facebook foram acusados de favorecer o candidato, Donald Trump, por meio da divulgação de fake news sobre sua oponente, Hillary Clinton.
Inclusive, o Facebook anunciou recentemente o apoio à duas iniciativas brasileiras, um curso gratuito chamado “Vaza, Falsiane!”, e um bot para o Messenger batizado de “Fátima”, ambos com o objetivo de alertar sobre fake news. Porém, apesar dos esforços, nenhuma empresa está livre do problema.
Para ajudar você a evitar as fake news e suas consequências, afinal de contas as redes sociais são um dos principais meios de comunicação entre as marcas e os consumidores, listamos algumas formas de combatê-lo, as quais você confere a seguir.
Primeiramente, caso você esteja pensando “realmente as fake news é um problema, mas somente para as grandes empresas”, é melhor rever seus conceitos.
Essa deve ser uma preocupação de negócios de todos os portes, já que um conteúdo falso ou informações equivocadas e passadas por um porta-voz mal informado, por exemplo, podem causar um grande impacto na imagem e nos resultados da organização.
Como dissemos, há maneiras de combater as fake news e evitar que aconteça a proliferação de notícias falsas sobre sua organização nas redes sociais, o que pode colocar a sua reputação de seriamente em jogo. Veja quais são elas:
A presença de uma empresa nas redes sociais, além de trazer uma série de benefícios, como o grande alcance e aumento na visibilidade, também pode contribuir para o combate às fake news.
Isso porque, se o usuário conhece bem uma marca e seus propósitos e tem um bom relacionamento com ela, ao detectar uma possível notícia falsa divulgada por um difamador, por exemplo, pode atuar prontamente como um defensor até que sua empresa fique sabendo e tome as atitudes necessárias.
Para evitar que notícias falsas sobre uma empresa sejam disseminadas rapidamente, como o que aconteceu com a Coca Cola, a qual, segundo a fake news, deveria pagar mais de R$1 bilhão por estampar o rosto do cantor Pablo Vittar em suas latinhas de refrigerante (a notícia teve milhares de compartilhamentos) é importante monitorar de forma constante as redes sociais.
Uma dica é utilizar os alertas do Google, os quais avisam o usuário sobre o uso de determinada palavra, que no caso pode ser o nome de uma empresa e outras particularidades sobre ela. Esses avisos chegam via e-mail ou notificações, de acordo com o que for solicitado pelo usuário.
Para que os profissionais responsáveis por falar em nome da empresa em quaisquer mídias conheçam as políticas e o discurso a ser adotado, devem ser treinados para tal. E, para evitar que seu negócio possa ser alvo das fake news simplesmente por uma fala mal interpretada, invista em mídia training e outras ações que façam os porta-vozes conhecerem o impacto negativo que uma declaração equivocada pode ocasionar e, mais do que isso, sejam colaboradores para boas notícias.
No caso de comentários mentirosos e ofensivos sobre a marca nas redes sociais, comente explicando de forma clara que a empresa não aceita conteúdos ofensivos para manter sua credibilidade e os delete. Quanto mais rápido isso acontecer, melhor, então aqui também vale a monitoramente constante.
No caso de sua empresa ser alvo de um falso rumor em função de uma fake news, você deve primeiramente tentar descobrir qual foi a fonte principal da notícia e atuar em defesa de sua empresa nesse canal.
E, no caso de usuários que façam comentários sobre o assuntos nas redes sociais do seu negócio, não deixe de respondê-los também para que fiquem satisfeitos com o retorno dado por sua marca e possam atuar em sua defesa caso se deparem com outras fake news.
É importante também que sua empresa tenha um canal de informações no site, onde possa divulgar notas oficiais em casos de crise como esses. E, no caso das fake news em especial, é importante que ela se posicione também nas redes sociais onde foi alvo das notícias falsas.
Por último, caso se você encontre fake news sobre o seu negócio nas redes sociais, você deve solicitar que eles sejam excluídos de forma imediata. Faça isso por meio de notas oficiais realizando a solicitação e, seja o Facebook ou qualquer outra rede social, deverá deletar aquela informação falsa, já que também são responsáveis indiretos por elas.
Descubra também como identificar e eliminar os ruídos de comunicação na sua empresa.
obrigado