GA4 e os Benefícios para as suas Métricas de Marketing
Se você trabalha com marketing digital, provavelmente já ouviu falar sobre o Google Analytics, uma ferramenta essencial para analisar e monitorar sites. Mas você sabia que ele passou por uma grande atualização recentemente? O Google Analytics 4 (GA4) veio para se tornar a versão padrão da ferramenta.
Neste artigo, explicaremos as principais diferenças entre as versões e os benefícios dessa mudança. Vamos lá?
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 é uma nova versão da ferramenta de análise e monitoramento de sites e aplicativos do Google.
Essa atualização foi desenvolvida para se adaptar às novas realidades do mercado, como o fim dos cookies e o aumento do tráfego em dispositivos móveis.
A nova versão do GA4 traz diversas mudanças em relação ao Universal Analytics (UA), a versão anterior da ferramenta.
Quais as diferenças entre o GA4 e o Universal Analytics?
Usuários
No Google Analytics 4, quando alguém entra em um site ou aplicativo, ele atribui um identificador secreto (ID) para rastrear suas atividades internas.
Ele tem três categorias para contabilizar esses visitantes: total, novas e ativas.
- Total é o número de pessoas diferentes que entraram no site ou aplicativo pelo menos uma vez.
- Novas é o número de pessoas que entraram pela primeira vez.
- Ativas é o número de pessoas que ficaram mais de 10 segundos, fizeram alguma coisa importante ou viram mais de uma página ou tela.
Essas formas mudaram um pouco em relação ao jeito antigo do Google Analytics, que utilizava apenas duas categorias: total de usuários e novos usuários.
Entenda melhor:
Imagine que Pedro quer comprar um livro de aventura pela internet. Ele acessa uma livraria online pelo seu computador. Ele olha alguns livros, mas não faz nenhuma compra. Depois, ele lembra o nome da livraria e acessa novamente, mas dessa vez pelo seu celular.
Se essa livraria estivesse usando o Universal Analytics, ela pensaria que Pedro era duas pessoas diferentes, por usar dois aparelhos diferentes. Ela contaria duas visitas e dois visitantes.
No entanto, se ela estivesse utilizando o GA4, ela saberia que Pedro era a mesma pessoa, pois o sistema atribuiu um identificador único a ele quando ele acessou pela primeira vez. Dessa forma, o sistema registraria duas visitas, mas apenas um visitante.
Assim, o Google Analytics 4 ajuda a livraria a entender melhor o que Pedro quer e como ele se comporta em seu site ou aplicativo.
Eventos
O Google Analytics consegue medir e analisar o comportamento dos usuários em um site ou aplicativo. Por exemplo, ele pode fornecer informações sobre quantas pessoas visitaram uma página, quanto tempo permaneceram nela, o que clicaram, entre outros dados relevantes.
Entretanto, em cada versão, isso é feito de maneira diferente.
- Na UA, cada tipo de interação era registrado separadamente, como se fossem categorias.
- No GA4, todas as interações são registradas da mesma forma, como eventos.
Universal Analytics | Google Analytics 4 |
Visualizações de página | Evento |
Social | Evento |
Evento | Evento |
Transações/compras | Evento |
Tempo de uso | Evento |
Execuções | Evento |
Visualizações da tela ou app | Evento |
Para cada evento, é possível adicionar mais informações, como parâmetros (detalhes que ajudam a entender melhor).
Por exemplo, se alguém clicar em um botão, um parâmetro pode ser o nome do botão “Enviar formulário”.
No GA4, o sistema envia automaticamente alguns parâmetros, como o título da página em que a ação ocorreu. Além disso, é possível adicionar manualmente outros parâmetros, sabendo que cada evento pode ter até 25 deles.
Sessões
O tempo de sessão mede o período que uma pessoa passa em um site, permitindo avaliar seu interesse e engajamento com o conteúdo.
No Analytics Universal, o tempo de sessão era calculado com base na atividade do usuário, o que significava que se ele ficasse inativo e voltasse, seria contado como uma nova sessão.
No GA4, o tempo de sessão é calculado com base no período em que o usuário permanece no site, independentemente de quantas vezes ele sai e retorna dentro de 30 minutos.
Além disso, é importante destacar que a sessão do usuário não será reiniciada caso ele acesse uma página com uma UTM diferente (um código utilizado para identificar a origem do tráfego).
Veja um exemplo de como isso funciona:
- Um usuário entra no seu site às 10:00 da manhã por meio de um anúncio no Facebook (UTM = Facebook), visita uma página por 5 minutos e sai.
- Ele retorna ao seu site às 10h20 da manhã após uma pesquisa no Google (UTM = Google) e visita mais duas páginas, passando 10 minutos em cada uma antes de sair.
- Ele volta ao seu site às 10h50 da manhã por meio de um link de remarketing que recebeu em seu e-mail (UTM = e-mail) e visita outra página por 15 minutos, em seguida, sai do site.
No Analytics Universal, esse usuário teria gerado três sessões diferentes, uma para cada UTM. O tempo de sessão seria o período que ele passou em cada página:
- Sessão 1 (UTM = Facebook): 5 minutos
- Sessão 2 (UTM = Google): 20 minutos
- Sessão 3 (UTM = e-mail): 15 minutos
No GA4, esse usuário teria gerado apenas uma sessão, pois ele nunca ficou inativo por mais de 30 minutos entre os acessos.
- Sessão única: 40 minutos.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição é a porcentagem de usuários que saem do seu site sem interagir. Quanto mais baixa for essa taxa, melhor, pois indica um maior interesse dos usuários pelo seu conteúdo.
- No Universal Analytics, se um usuário entra na página A do seu site e sai em 0 segundos ou entra na página B e fica 5 segundos sem interagir, isso é considerado uma rejeição.
- No Google Analytics 4, se um usuário entrar na página A do seu site e sair em menos de 1 segundo, isso será considerado uma rejeição. Porém, se ele entrar na página B do seu site e ficar por 5 segundos, mas clicar em um botão, isso não será considerado uma rejeição, pois ele interagiu com o seu site.
Essa mudança proporciona uma visão mais precisa do engajamento do usuário, ao considerar as ações que ele realiza e não apenas o tempo que ele passa na página. Com isso, você pode ter uma ideia mais clara de como aprimorar o seu conteúdo e atrair mais pessoas para o seu site.
Machine Learning (Aprendizado de máquina)
O Google Analytics 4 utiliza aprendizado de máquina para analisar os dados do site e obter insights valiosos que podem ajudar a impulsionar o negócio.
É possível identificar anomalias, como aumento ou queda no número de visitas, e reconhecer padrões de comportamento dos visitantes, como páginas mais acessadas e produtos adquiridos.
Com essas informações, pode-se criar públicos-alvo personalizados para campanhas de marketing e otimizar a estratégia de vendas.
Veja como isso funcionaria na prática:
- Imagine que você tem um site que vende roupas femininas.
- O GA4 coleta os dados dos seus visitantes, tais como idade, gênero, localização, dispositivo, entre outros. Utilizando algoritmo de aprendizado de máquina, ele identifica grupos de visitantes com características e interesses semelhantes. Esses grupos são chamados de segmentos.
- O GA4 mostra os segmentos mais importantes para o seu negócio, como, por exemplo, mulheres entre 25 e 35 anos que moram em São Paulo e utilizam o celular para acessar o site.
- Você pode utilizar esses dados para criar anúncios personalizados, o que aumentará as chances de conversão.
Quais são os benefícios de acompanhar esses dados para seu negócio?
Com o GA4, você terá uma visão mais abrangente e integrada de sua presença online, centralizando todas as informações de seu público em um único lugar.
Ao obter insights mais precisos e personalizados sobre o comportamento do usuário, é possível entender melhor seus clientes e tomar decisões mais informadas sobre suas campanhas de marketing.
Um avanço importante do Google Analytics 4 é o rastreamento da jornada do cliente em qualquer dispositivo durante a experiência com a empresa. Dessa forma, os dados desse usuário não serão perdidos, mesmo que ele mude de canal.
Além disso, é fundamental ressaltar que ele protege a privacidade do usuário de forma mais eficiente. Com as crescentes preocupações em relação à LGPD, isso pode representar uma vantagem significativa para o seu negócio.
Considerações finais
Agora que você conhece as principais informações sobre a nova atualização do Google Analytics, é fundamental que você fique atento para utilizar os dados fornecidos a favor da sua empresa
O avanço da tecnologia e suas possibilidades têm sido uma forma de auxiliar o crescimento de diversos negócios. O ChatGPT, por exemplo, está entre essas inovações.
Porém, é fundamental que as marcas estejam atentas a alguns pontos na hora de utilizar essa ferramenta: descubra quais são eles!