7 Principais Estratégias para Geração de Leads
A geração de leads é essencial para o sucesso da sua organização. Por conta disso, as empresas estão cada vez mais atentas aos esforços que visam atrair os usuários e transformá-los em leads qualificados.
As companhias utilizam dos meios disponíveis, como tráfego pago e orgânico, para aparecer para o público-alvo. Essas são formas de conduzir os interessados em seu negócio a se cadastrarem para receber amostras do seu produto ou serviço, por exemplo.
O objetivo é se conectar com o visitante da sua página para convertê-lo em lead, aumentar o relacionamento com o seu prospect até que ele se sinta à vontade para se tornar seu cliente.
Se você quer saber o que fazer para gerar mais leads, de forma eficiente e direcionada, é só continuar por aqui. Boa leitura!
Por que a geração de leads se tornou essencial depois da LGPD?
A captação de leads permite que a base de dados da empresa seja ampliada. É através dela que as informações do usuário são tratadas.
Acontece que algumas organizações, no intuito de promover sua marca a qualquer custo, apelam por adquirir leads através da utilização de mailing list.
São listas comercializadas na internet com dados de contato de usuários, sem o consentimento deles.
Esses contatos comprados não representam os potenciais consumidores, simplesmente, por não se interessarem pelo produto ou serviço.
Uma lista de e-mails com contatos que não tem conexão e engajamento com a sua marca, definitivamente, não pode ser considerada uma lista de leads, já que além de não ser uma forma ética, acaba atraindo um usuário indiferente para o seu negócio.
Essa é uma estratégia que acaba direcionando a energia da sua equipe para contatos que não serão consumidores.
O ideal é que o visitante se interesse pela solução oferecida, conheça as páginas do blog ou site, leia os conteúdos com uma certa frequência e acabe navegando pela página de preços do seu serviço ou produto até se sentir seguro para realizar a compra.
Para frear esse tipo de comercialização e divulgação de dados, nasceu a Lei Geral de Proteção e Dados Pessoais, conhecida como LGPD.
A lei exige uma relação transparente entre as partes, o titular das informações precisa consentir o contato, bem como autorizar o tratamento dos seus dados pelas empresas.
Com isso, a relação entre consumidor e empresa tende a ser mais honesta. Sai na frente quem produz conteúdo útil e relevante para manter a audiência engajada e interessada a ponto de oferecer seus dados como recompensa pela entrega de valor.
O que significa geração de leads?
Lead é um contato que representa uma chance de negócio. É um potencial cliente que já manifestou, de alguma maneira, interesse no seu produto ou serviço e quis saber mais sobre o que a sua organização pode oferecer.
A pessoa se torna um lead quando fornece suas informações de contato, em uma página de formulário do seu site ou blog, por exemplo, em troca de algum conteúdo de valor oferecido pela sua empresa.
A geração de leads é o começo da estratégia de atrair, converter e fascinar o cliente. Essa é a primeira fase da estratégia de Inbound Marketing.
É a oportunidade de trocar conteúdos que educam e oferecem valor por informações de nome, e-mail e telefone dos visitantes.
Importante dizer que ter uma boa base de leads não significa venda imediata. É necessário trabalhar esse público, oferecendo conteúdo rico, útil e relevante, para transformá-los em consumidores fiéis.
Geralmente, o lead é um usuário que ainda não está pronto para realizar a compra. Assim, com as técnicas corretas de gestão e nutrição, esse público passa a conhecer e confiar em sua marca a ponto de se tornar cliente.
Quais são os benefícios para as empresas que geram os próprios leads?
Os leads são valiosíssimos para o seu negócio, por serem usuários interessados e que se relacionam com o que a sua organização oferece, precisando apenas ser guiados até a compra.
São muitos os benefícios para as empresas que geram os próprios leads como:
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Maior conexão com o cliente
A geração de leads amplia o relacionamento com o cliente, já que a organização pode produzir conteúdo com foco em aumentar a proximidade e a confiança do público.
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Campanhas segmentadas
É por meio do lead que se pode construir uma imagem dos que os seus potenciais clientes esperam do seu negócio, com isso, é possível criar campanhas segmentadas, com mensagens mais claras e coerentes com os desejos do público.
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Tráfego qualificado
Gerar leads qualificados influenciará no funil de vendas da organização, proporcionando que os usuários cadastrados avancem de forma direcionada na jornada de compra até serem convertidos em consumidores.
Por conta disso, quanto mais a empresa tiver a oferecer, e quanto mais trabalhar as estratégias de atração de público qualificado, maior a chance de gerar mais tráfego qualificado.
Assim, os esforços serão otimizados e a organização poderá focar na realização de vendas com fidelização dos consumidores.
7 estratégias para geração de leads qualificados
Conforme você pôde notar, não adianta atrair leads que não nutrem interesse em seu produto ou serviço.
Por isso, listamos aqui as 7 principais estratégias para a geração de leads qualificados:
1- Ofereça conteúdo relevante
Nesta etapa o consumidor deve receber conteúdo de qualidade, útil e de valor, que fale sobre o seu problema e ajude a resolvê-lo. O ideal é produzir conteúdo de dicas, manuais e guias que aconselhem e solucionem problemas.
E-books, aulões, lives semanais, artigos de blog etc., são formas ideais para entregar esses assuntos.
Lembre-se que não é a hora de entregar conteúdo sobre o seu produto ou serviço, nem mesmo de ofertar, esse comportamento vai afastar as pessoas da sua marca.
2- Crie conexões
Seja amigo do seu visitante!
Busque o que estão falando sobre o seu segmento e encontre meios para conversar e responder às pessoas que desejam mais informações sobre os assuntos relacionados a sua marca.
De acordo com o Relatório de Compradores B2B de 2022 da Sana, 84% dos compradores B2B escolheriam um fornecedor com quem têm um ótimo relacionamento, mesmo que os termos de negócios fossem menos preferenciais.
Monitorar e criar alertas para ver quem e o que perguntam sobre a sua área de atuação é um excelente começo.
A interação com os usuários criará, cada vez mais, vínculo com a sua marca.
3- Otimize o seu conteúdo
A primeira página do Google é o lugar mais valioso da internet e sua empresa pode estar lá, desde que o seu material seja relevante.
Para isso você deve adequar seu conteúdo para ser otimizado aos mecanismos de busca (SEO).
SEO é essencial para atrair o seu público. Assim, antes de publicar um conteúdo, por exemplo, pesquise e identifique as palavras-chave que sejam interessantes para o seu negócio.
Conforme destacado pela Hubspot, o SEO ocupa o quarto lugar em termos de ROI e eficácia, e 88% daqueles que o usam aumentarão ou manterão seus investimentos em 2023.
4- Incentive os seus clientes a promoverem a marca
Clientes satisfeitos e felizes serão a sua melhor propaganda.
As pessoas tendem a buscar recomendações de quem já consumiu o seu produto ou serviço. Os depoimentos de quem conseguiu solucionar a sua dor através da sua marca é uma poderosa prova social, capaz de atrair os leads mais qualificados.
5- Invista em um bom CTA
É o Call to Action que vai levar o usuário a tomar a ação que você julgar necessária.
A chamada para ação precisa ser persuasiva e direta, para não deixar dúvidas quanto ao comando.
O CTA pode levar o visitante a ler conteúdos que são relacionados ao assunto, a se inscrever em uma newsletter, a preencher cadastros e ter como recompensa uma aula, e-book ou amostra grátis de um serviço, ou produto.
6- Disponibilize formulários de pesquisa
São formulários simples feitos para recolher as informações e percepções que os usuários têm de sua empresa.
Com base em seu preenchimento, a organização pode modificar e melhorar as estratégias de marketing de conteúdo, além de saber exatamente o que o potencial cliente deseja que ofereçam.
7- Faça uma boa página de captura
Segundo aponta uma pesquisa da Adweek, 81% dos compradores visitam um site antes de fazer uma compra. É por meio da página do site que você vai captar as informações do lead.
Ela precisa ser responsiva em todos os dispositivos, ter elementos atrativos, um texto persuasivo, um bom CTA (call to action) e um formulário de contato que não seja muito extenso.
Quais os principais canais para geração de leads B2B?
As empresas B2B podem enfrentar desafios maiores para atrair clientes, já que os ciclos de vendas são mais complexos.
Algumas estratégias de marketing podem ser úteis para que essas organizações consigam reter os clientes e se destacar da concorrência.
Levantamos alguns canais que podem ser utilizados para a geração de leads B2B:
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Blogs
Estar bem-posicionado no Google pode ser uma estratégia poderosa, atraindo leads qualificados que estão buscando por uma solução.
Um blog trabalha o marketing de conteúdo com posts educativos e informativos, sempre levando o usuário a realizar alguma ação que visa a captação de leads, além de deixar claro quais as alternativas oferecidas pela marca.
Ter um post indexado no Google e uma boa estratégia de marketing de conteúdo podem ser o casamento perfeito.
Os blogs podem ser utilizados como canal de geração de leads B2B ou B2C.
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Sites
Um site com boa usabilidade e otimizado com técnicas de SEO pode ser uma das principais fontes para capturar leads qualificados.
Nos sites é possível incluir depoimentos de clientes, vídeos institucionais, informações sobre a empresa, aumentando a credibilidade e auxiliando na geração de leads.
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Mídias pagas
A utilização de mídias pagas pode ser bem interessante, já que potencializa o alcance do seu conteúdo.
Essas ferramentas que geram tráfego, como Facebook Ads, Linkedin Ads, Instagram Ads e Google Ads, quando utilizadas corretamente são um excelente investimento.
As campanhas quando bem segmentadas, aumentam a conversão, beneficiando as estratégias de marketing da sua organização.
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SlideShare
É uma rede social que distribui conteúdo, geralmente, utilizada para criação e compartilhamento de apresentações corporativas. Nela é possível adicionar CTAs que levem o usuário para landing pages, formulários etc.
Com essa plataforma é possível ser visto como referência no seu segmento e aumentar a base de leads a partir do seu uso.
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E-mail marketing e newsletter
São meios de aproximar o seu negócio de um potencial cliente. Através dela é possível oferecer conteúdo relevante e aprofundar o relacionamento, gerando ainda mais conexão.
O e-mail marketing, por exemplo, é uma boa forma de conduzir o cliente a uma oferta irresistível.
Quais os principais canais para geração de leads B2C?
Agora você já conhece os principais canais para a geração de leads B2B, mas e para o segmento B2C, será que são os mesmos? Descubra a seguir:
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Vídeos no YouTube
A ideia aqui é disponibilizar um vídeo otimizado para SEO, deixando um link na sua descrição que leve o visitante a uma página de captura ou ainda que leve diretamente para uma solução paga que complementa o material gratuito.
Essa é uma excelente forma de atrair leads qualificados de forma orgânica.
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Redes sociais
Divulgue conteúdo relevante que eduque e aproxime o usuário no Instagram, Tik Tok, Twitter e Facebook.
Lembre-se que quem é seguidor da sua marca já conhece e admira o seu produto ou serviço e está mais propenso a adquirir os seus produtos.
Para ter uma boa base de leads gerados por meio das redes sociais, basta incentivar esses seguidores a se inscreverem para receber materiais de qualidade e gratuitos.
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Grupos de WhatsApp
É um aplicativo popular, acessado diariamente pelos brasileiros e que além de uma plataforma de comunicação, é ainda uma plataforma de negócios.
Possui recursos exclusivos para quem opta pelo WhatsApp Business, uma delas é a integração com plataforma de CRM, ferramenta usada para analisar as conversões.
Assim, quando alguém entra em contato com a sua empresa, ela é cadastrada e se torna um lead qualificado.
Quais as vantagens da geração de leads para os departamentos de vendas?
Dentre as principais vantagens da geração de leads para o departamento de vendas, está a identificação do momento em que o cliente está pronto para a compra, pois, através de ferramentas de automação, se torna possível acompanhar o potencial cliente durante as etapas do funil.
Sendo assim, pode aumentar a produtividade e reduzir o tempo utilizado para fechar uma venda do seu produto ou serviço.
Considerações finais
Conforme você pode notar, o marketing de conteúdo é um dos pontos fundamentais para a geração de leads. Você conhece as melhores práticas dessa estratégia? Descubra!