A gestão de dados é o trabalho de processamento, coleta e análise de dados dentro de uma empresa. Seu objetivo é fazer com que os gestores e colaboradores conheçam o negócio e suas necessidades para que possam trilhar um caminho sólido em busca dos bons resultados.
Para acompanhar e se manter em um mercado de alta competitividade como é o dos dias atuais, as informações são cada vez mais valiosas para que as empresas possam ter conhecimentos importantes e tomem decisões mais assertivas rumo ao sucesso. Por isso, a gestão de dados vem sendo cada vez mais utilizada no ambiente corporativo.
Essa gestão nada mais é do que o processamento, coleta e análise de dados para que as companhias possam traçar as melhores estratégias e, com isso, se tornem mais fortes no mercado de atuação.
Agora que você já sabe do que se trata o conceito, pode estar se perguntando quais são as vantagens além das que já foram expostas acima. E é justamente o que você verá agora! Confira 6 benefícios de aplicar a gestão de dados no Marketing e vendas:
Um setor de marketing eficiente deve ser capaz de direcionar as verbas da empresa aos canais que trazem melhores resultados. Porém, se isso é feito por meio de “achismos” pode ser que as tomadas de decisão sejam feitas de forma superficial e não muito relevante.
Já quando a área conta com a gestão de dados, possui mais informações a respeito do mercado, dos canais e da empresa, podendo alocar os esforços de divulgação e comunicação nos lugares certos.
Além de se preocupar com o direcionamento de verba, o Marketing também precisa analisar qual o tipo de abordagem ao consumidor é a mais correta para a promoção dos produtos e serviços de uma organização. E, a partir da gestão de dados ele conta com informações sobre o público alvo e a própria cultura da empresa, o que facilita a criação de estratégias assertivas.
Como o nome sugere, a gestão de dados tem a função de reunir um grande número de informações. E essas podem ser valiosas em relação à eficiência do Marketing e lucratividade das vendas, já que o trabalho se torna mais simplificado.
Entre os principais dados de uma empresa, estão as informações sobre o perfil dos seus clientes. Isso faz com que tanto o Marketing atue de forma a atingir positivamente esse público quanto o departamento de vendas os abordem com uma linguagem próxima, o que facilita e muito os processos e melhora os resultados.
Por meio da avaliação dos dados coletados, é possível que o Marketing e vendas enxerguem oportunidades que antes não eram vistas. Isso porque é muito mais fácil traçar um planejamento eficaz quando se tem um grande número de informações sobre a empresa e o mercado em que ela atua.
Quando cada área da empresa é analisada, o que inclui Marketing e vendas, é possível avaliar o desempenho de cada uma delas e encontrar possíveis erros e corrigi-los, o que contribui para o aumento da produtividade e motivação dos colaboradores.
Depois de ler até aqui, ficou interessado em aplicar a gestão de dados em sua empresa, mas não sabe como fazer da melhor forma? Confira algumas dicas a seguir:
Para que a gestão de dados seja realmente eficaz, é preciso que os gestores escolham tomar decisões por meio de informações concretas sobre o negócio. E, como você pode ver, há uma série de vantagens nisso.
Uma das principais estratégias de marketing atual tem sua eficiência baseada na gestão de dados. Entenda como o Inbound marketing pode contribuir para aumentar de forma consistente e recorrente os resultados da sua empresa.