Contar com uma gestão de marketing eficiente é um diferencial competitivo importante para qualquer empresa que busca estabelecer um relacionamento satisfatório com o público e se destacar no mercado. Afinal, por essência, o principal objetivo da área é atrair e fidelizar clientes para uma marca.
A função de planejar e criar estratégias a partir de um panorama geral do negócio e seu público é do gestor de marketing. No “melhor dos mundos” o profissional coordena a equipe de colaboradores que irão colocar as ações em prática.
Porém, nem toda organização possui orçamento para investir em um grande time de especialistas. Aliás, em grande parte dos casos, as equipes são enxutas, mas conseguem atender a empresa com excelência se forem bem direcionadas pela gestão.
Como dissemos, nem sempre é possível montar uma equipe com especialistas em canal, porém com uma gestão de marketing competente, é totalmente possível alcançar o sucesso com as estratégias.
Para isso, a área deve ser estruturada de acordo com as necessidades do negócio, partindo de um Plano Estratégico de Marketing. Esse deve conter, entre outros detalhes, as pesquisas de mercado, a segmentação do público e a definição do posicionamento de marca.
É importante frisar que a gestão de marketing atual deve ser bem diferente do que vinha sendo feito em um passado não muito distante. Hoje a relação com os consumidores não é mais baseada somente no momento em que esse realiza uma compra ou tem contato com a marca por meio de campanhas publicitárias.
O que se espera é um relacionamento de excelência, que demonstre que a empresa se importa com o cliente e o valoriza. Isso é feito nos mais diversos canais disponíveis, principalmente no ambiente digital.
Apesar de alguns ainda verem o marketing de uma forma simplista, ou seja, como mero meio de propaganda, ele é uma das ferramentas mais poderosas para alavancar o crescimento, aumentar as vendas, conquistar e fidelizar clientes.
Por esse motivo e, diante de um cenário em que os bons relacionamentos são muito valorizados, a gestão de marketing vem ocupando um lugar de destaque dentro das organizações, direcionando as estratégias de forma eficiente e assertiva, baseadas em análises e pesquisas.
Com a chegada e total estabelecimento do marketing digital e suas diversas ferramentas, surgiu a necessidade de ter profissionais especializados para atender as variadas demandas de uma estratégia. E isso não quer dizer que todos precisem estar alocados na empresa.
É possível que a gestão de marketing interna, por exemplo, terceirize alguns serviços por meio de profissionais e agências especializadas. Os profissionais indispensáveis para uma estratégia eficiente são:
Por vezes, um mesmo profissional domina diversas técnicas e acaba ficando responsável por mais de um canal de relacionamento da empresa. Mas isso irá depender das características e necessidades particulares de cada uma delas.
Como comentamos, a gestão de marketing e o desenvolvimento das estratégias não precisam ser realizadas dentro da organização.
Para isso, é possível contar com o auxílio das agências, que dispõem de especialistas em cada ferramenta e são habilitadas para realizar um diagnóstico de quais são as estratégias mais interessantes para cada cliente.
Porém, assim como qualquer outra contratação, é fundamental tomar alguns cuidados antes de se definir por uma empresa. Algumas dicas são verificar sua experiência no mercado, quem são os colaboradores e respectivas especialidades, clientes atendidos e resultados alcançados.
A Comunicarte é uma agência especializada na gestão de marketing para pequenas e médias empresas e está preparada para atender as mais diversas necessidades. As estratégias são desenvolvidas de maneira com que caibam no orçamento e, ao mesmo tempo, tragam ótimos resultados.
O marketing está em um processo constante de modernização. O Marketing 4.0 é um bom exemplo disso! Entenda como funciona e quais são os benefícios para a sua empresa.