O gestor comunicador é o profissional que tem a capacidade de sustentar com muito mais facilidade equipes bem estruturadas e eficientes, as quais contribuirão para o sucesso da empresa, tornando a comunicação o meio principal para atingir metas e resultados satisfatórios.
Assim como uma comunicação assertiva é capaz de resolver grandes partes dos problemas ocorridos dentro de uma empresa, falhas no processo podem ser até mesmo fatais. Portanto, é essencial que os gestores modernos tenham a capacidade de se comunicar claramente com as equipes para instruí-las, informá-las e prepará-las de forma com que o planejamento estratégico aconteça da melhor forma.
Podemos dizer até mesmo que não é possível separar comunicação de liderança. Isso porque um bom gestor é aquele consegue exercer influência sobre os seus subordinados e isso se dá, principalmente, em função de sua habilidade em comunicar.
E, por mais que alguns possam pensar que as ferramentas tecnológicas sejam suficientes para a transmissão de mensagens, o indicado é que a oralidade nunca seja substituída, pois é ela que proporciona o contato físico, os olhares, a cumplicidade e uma compreensão mais completa do que está sendo passado, o que pode não se concretizar em um e-mail, por exemplo.
Apesar de alguns gestores ainda não darem a devida importância à comunicação no ambiente corporativo, como dissemos, ela é a principal responsável pela influência de um líder sobre sua equipe, o que, sem dúvidas, influencia nos resultados de uma empresa.
Confira mais algumas razões para investir na capacidade de envolver colaboradores por meio da comunicação:
Por mais que o gestor saiba exatamente onde pretende chegar com uma nova estratégia, por exemplo, se ele não comunicar seus objetivos de forma clara às equipes, elas dificilmente conseguirão apresentar os resultados esperados.
A partir de uma comunicação assertiva, ele consegue descrever em detalhes o que deseja, quais deverão ser os caminhos a seguir e, com isso, os colaboradores ficam mais seguros, além de se evitar o retrabalho, atrasos e outras consequências.
A partir do momento em que um gestor investe na comunicação com seus funcionários, eles passam a se sentir mais valorizados e, com isso, produzem melhor. Além disso, é possível detectar características e talentos que podem ser melhor aproveitados ou, ainda, pontos fracos a serem melhorados. Ou seja, o líder começa a conhecer melhor os seus colaboradores e, com isso, consegue aproveitar melhor as habilidades.
Para que o andamento de uma empresa seja satisfatório, é necessário que os colaboradores se sintam confiantes em seu gestor. E isso acontece quando ele sabe se comunicar de forma satisfatória, sabendo articular informações e usar linguagem corporal e contato visual apropriados com seus subordinados e outros envolvidos.
A arte de se comunicar bem não inclui somente falar, mas também saber ouvir. E, quando faz isso, o gestor é capaz de ter feedbacks valiosos a respeito das atividades, das metas a serem cumpridas e até mesmo sobre sua atuação.
Todas essas informações são de grande valia para verificar aquilo que está tendo um bom andamento e o que pode ser melhorado em prol do sucesso da empresa.
Muitas vezes, a facilidade na comunicação é um talento nato do líder, porém em outras situações é necessário aprimorar algumas características e habilidades para que o processo seja ainda mais satisfatório. Confira agora algumas dicas de como se comunicar melhor e ter um bom relacionamento com os colaboradores:
Apesar de muitos gestores adiarem ou ficarem receosos em fornecer feedbacks negativos aos colaboradores, eles são tão importantes quanto os positivos. Isso porque, enquanto o funcionário não souber sobre alguma falha que esteja cometendo, por exemplo, não irá trabalhar para melhorá-la.
Muitas vezes, a sutileza pode acabar causando desentendimentos. Portanto, no momento de delegar alguma tarefa aos seus colaboradores, seja direto e específico para que eles entendam que aquilo é um pedido e não somente uma recomendação.
O gestor é a “estrela principal” de uma empresa. É ele que deve ter os objetivos e metas bem claros e passar para os seus colaboradores, os quais, dessa forma, irão realizar as atividades com eficiência. Portanto, uma boa comunicação depende também de planejamento de onde se pretende chegar.
Como dissemos, a comunicação também consiste em ouvir. Por isso, um gestor comunicador é aquele que, além de expor suas necessidades e possíveis reclamações, ouve o que os funcionários têm a dizer. Isso faz com que eles sintam-se valorizados e o relacionamento melhore.
Apesar de a oralidade ser de extrema importância, muitas vezes ela sozinha pode fazer com que processos acabem se perdendo. Isso porque, quando uma informação importante é só falada, pode acabar sendo esquecida em função das atividades do dia a dia ou até mesmo mal-entendida quando precisar ser executada.
Portanto, documente pedidos, atividades ou outras questões sempre que forem importantes para não correr riscos.
Nosso artigo sobre o poder do gestor comunicador foi útil para você? Para ser um gestor comunicador é preciso conhecer sobre a comunicação assertiva, sabe como anda a sua e a da sua empresa?