Em um passado não tão distante, o marketing era tido por muitas empresas como um setor sem muita importância, ou mesmo como luxo. Porém, hoje a estratégia é vista com outros olhos, já reconhecida como eficaz e fundamental. Dessa forma, muitos negócios vêm contratando profissionais da área e um deles é o gestor de marketing.
Mas afinal, o que faz exatamente esse profissional e quais as habilidades necessárias em um mercado de mudanças rápidas e alta concorrência? É o que vamos mostrar a seguir!
O gestor de marketing é o profissional responsável por gerir todo o time de marketing de uma organização, desde os assistentes até os analistas.
Esse profissional é de extrema importância para as empresas, isso porque é ele quem desenvolve as estratégias de marketing que serão aplicadas e os processos que serão realizados durante o desenvolvimento.
Essas estratégias podem ter diversos objetivos como posicionar a marca como autoridade no mercado, ganhar visibilidade, aumentar a geração de leads e conquistar mais vendas, entre outros.
Além disso, ele também analisa o público da empresa e quais são as suas necessidades, para que dessa forma, ela atenda as expectativas e dores dos seus clientes através do desenvolvimento de novos produtos e serviços.
O trabalho do gestor de marketing está diretamente ligado aos 4 Ps do Marketing: produto, preço, praça e promoção. Ou seja, é necessário que conheça a fundo os produtos oferecidos, os preços deles em relação à concorrência e quais os locais onde eles são mais ofertados.
Ele é responsável por gerenciar o time de marketing, analisar os resultados, traçar novas estratégias e acompanhar os processos.
Como a sua função não exige a execução de todas as tarefas, já que muitas delas vão ficar por conta de sua equipe, não é necessário que saiba criar peças publicitárias ou layouts para redes sociais, por exemplo.
Agora que você já sabe mais sobre a atuação de um gestor de marketing, vamos listar algumas habilidades essenciais desse profissional. Dessa forma, ficará mais fácil decidir entre os perfis disponíveis no momento de uma eventual contratação. Veja agora quais são elas:
Essa é uma das características mais importantes desse profissional. Isso porque pessoas curiosas por determinado assunto possuem mais facilidade em aprender e ter boas ideias. Como o Marketing é um mercado moderno, que evolui a passos largos, é fundamental que o gestor de marketing procure saber o que acontece no segmento ao redor do mundo.
Além disso, a curiosidade ajuda no momento de realizar análises de mercado, entender a concorrência e criar ações criativas.
Como o gestor de marketing vai liderar uma equipe, nada mais natural do que ele tenha espírito de liderança. Isso porque esse, assim como qualquer outro profissional que trabalhe com gestão, tem um papel que vai muito além de dar ordens.
Ele deve saber se comunicar com os colaboradores de forma clara e saudável e compartilhar a importância de continuar atingindo bons resultados. Para manter a motivação de seu time, deve, entre outros, informar constantemente sobre o retorno das ações, dar feedbacks sobre a desenvoltura de cada colaborador e abrir espaço para diálogos e opiniões.
Um gestor de marketing deve enxergar as tecnologias como novas possibilidades. Por isso, é importante que conheça as mais diversas ferramentas e as teste para saber se é possível criar uma proposta de marketing inovadora ou mesmo facilitar os processos de sua equipe.
Como o Marketing é um assunto discutido mundialmente em congressos, simpósios e publicações, por exemplo, é fundamental que o gestor de marketing saiba falar outros idiomas. Dessa forma, ele poderá se atualizar e realizar parcerias sem a barreira da língua.
Todo gestor precisa ter uma visão global do negócio, e com o profissional de Marketing isso não é diferente. Esse, especificamente, deve ter conhecimento de cada setor, como o financeiro, para poder apresentar propostas realistas e dentro do orçamento.
Por fim, um bom gestor de marketing deve saber analisar e administrar os resultados de cada campanha, de forma concreta e sem suposições. Saber interpretar quais ações estão trazendo mais retorno e aquelas que não estão de acordo com as expectativas é fundamental para tomar decisões assertivas no futuro.
Agora que você conhece mais sobre o gestor de marketing e quais são as suas características, é importante ressaltar que ter esse profissional em sua equipe pode trazer diversas vantagens para a organização.
Confira quais são:
Além das habilidades essenciais que um Gestor de Marketing precisa conhecer, você sabe o poder de um gestor comunicador? Veja aqui!
Publicado em 26 de fevereiro de 2018.
Atualizado em 23 de fevereiro de 2022.