Growth Hacking: Entenda realmente o conceito!
Quem atua ou investe em Marketing Digital sabe que é muito comum surgirem novos conceitos e que é preciso estar antenado para se conseguir agir estrategicamente perante a concorrência e na conquista de clientes. E um deles, recém-chegado por aqui, é o Growth Hacking. Talvez você já tenha ouvido o termo, mas sabe o que ele realmente significa? É isso que vamos mostrar nesse post!
Entenda o que é o Growth Hacking
O conceito foi lançado pelo americano, Sean Ellis, que o definiu como o “marketing orientado a experimentos”. Isso quer dizer encontrar oportunidades e brechas e utilizá-las para criar estratégias específicas com o objetivo de oferecer crescimento rápido às empresas e startups. Ellis chegou a esse termo a partir do que vinha desenvolvendo na prática dentro das organizações para as quais atuava como consultor.
Ele é conhecido por ter conseguido, por meio de seu trabalho, trazer ótimos resultados em pouco tempo para as startups que o contratavam. E viu nisso uma oportunidade! Juntamente com Hiten Shah e Patrick Vlaskovits, passou a difundir o conceito de Growth Hacking e fundou o portal GrowthHackers.com. Hoje, logicamente, o consultor é a maior autoridade do mundo no assunto.
Porém, percebeu que sozinho não conseguiria prestar consultoria contínua a tantas empresas, as quais, assim que as deixava, paravam de inovar e novamente se estagnavam. Por isso, resolver formar profissionais que pudessem continuar o trabalho que havia iniciado. E assim surgiu a figura do Growth Hacker.
Como atuam os Growth Hackers
Esse profissionais têm o objetivo de promover o crescimento rápido das empresas se utilizando da criatividade, junto aos conhecimentos de marketing, para conectar o persona de forma assertiva, gerando ótimos resultados. Resumindo, eles usam táticas criativas e pensam “fora da caixa” em relação às ações e canais tradicionais.
Normalmente, os Growth Hackers são da área de Marketing e precisam de algumas qualidades específicas para atuarem, como o conhecimento sobre processos, tecnologia, métodos para promover experimentos e psicologia do consumidor. Isso envolve entender como os usuários reagem em cada etapa da jornada de compra e de que formas são motivadas a continuarem até o final do processo.
Como dissemos apesar da figura do Growth Hacker estar bastante ligado ao Marketing Digital, em qualquer profissão é possível raciocinar dessa forma, pois podemos entender o Growth Hacking também como uma forma de pensar e encontrar gatilhos para o crescimento.
Como utilizar o Growth Hacking na prática
Talvez você esteja pensando: “sim, o conceito é interessante, porém tenho uma pequena ou média empresa, então provavelmente isso não sirva para o meu caso”. A boa notícia é que sim, qualquer porte de negócio pode investir no Growth Hacking para o seu rápido crescimento. E nós vamos mostrar algumas dicas na prática:
Entenda o funil do Growth Hacking
Assim como no Marketing Digital há o funil de vendas, há também um funil do growth hacking, essencial para se pensar em estratégias assertivas durante todo o processo em que passa o consumidor. Veja quais são seus 5 estágios:
- aquisição: momento em que se reúnem as práticas para atrair e conquistar possíveis clientes;
- ativação: seu objetivo é oferecer uma boa experiência de compra;
- retenção: quando o cliente está satisfeito com o produto e disposto a utilizá-lo novamente;
- receita: momento em que o consumidor está gerando retorno financeiro ao negócio;
- indicações: como o nome já diz, nesse momento os clientes indicam conhecidos para o a empresa.
Diferente das estratégias do Marketing Digital, porém, algumas etapas do Growth Hacking podem andar juntas. Nesse caso, mais do que entender como funciona cada uma delas, é necessário identificar onde estão os problemas mais importantes a serem resolvidos. E é dentro dessa situação que seu negócio deve começar a atuar.
Gere ideias
A partir da detecção do problema a ser resolvido, comece a gerar ideias. Monte um time dentro da sua empresa e promova brainstorms, em que cada um possa opinar criativamente. Exponha detalhes dessas problemáticas, como erros no site, páginas que não possuem tráfego, landings pages com baixa conversão, entre outros.
E, a partir daí, é só começar o debate e esperar por possíveis soluções interessantes. Uma dica é que os profissionais envolvidos tenham conhecimento ou estudem sobre o assunto antes de partirem para ação.
Crie a modelagem de experimentos
Depois de o time da empresa ter chegado a conclusões sobre quais são as prioridades, é a hora de pensar na modelagem dos experimentos. Por exemplo: os usuários não têm preenchido o formulário de contato do site da sua empresa, muito provavelmente por ser extenso demais. Nesse caso, uma solução seria retirar alguns tópicos de lá para que esse número aumente.
É aí que se começa a pensar na modelagem, com questões como “quanto esses números devem aumentar?”, “quais as informações do formulário podem ser retiradas sem prejudicar a empresa?” e “por quanto tempo essas mudanças ficarão no ar para que se possa medir os resultados”?.
Definir esses modelos é essencial para que se possa acompanhar, posteriormente, as ações na prática.
Pesquise cases de sucesso
Apesar de o termo ser relativamente novo, ao fazer uma busca no Google, por exemplo, surge uma infinidade de páginas com cases de sucesso, contendo táticas utilizadas pelas empresas e que trouxeram um bom retorno. Use essas informações para se inspirar e ver se algum modelo já experimentado serve para o seu negócio.
Organize processos
Para que o Growth Hacking dentro de uma empresa possa ter sucesso, é necessário que os processos, como a periodicidade de reuniões e de experimentos, e de que forma eles serão acompanhados ao longo do tempo, estejam bem organizados.
Coloque em prática os experimentos
Depois de encontrar os problemas que devem ser resolvidos e também as estratégias que estão trazendo bons resultados e precisam ter continuidade, é o momento de colocar os experimentos em prática.
Para começar, podemos definir essas experimentações como observações de um fenômeno em condições que o observador consegue controlar. Resumidamente, isso quer dizer realizar testes bem controlados com a meta de provar ou contrapor uma hipótese.
Voltando às ações, esse é o momento de fazer uma seleção de estratégias e implantá-las. E como escolher a mais interessante? Análise aquelas que trazem um equilíbrio entre a facilidade de implementação e seu potencial de resultados. Pois, de nada adianta uma estratégia barata, mas que não traga resultados, e nem uma ação com grandes resultados, mas com custos inacessíveis.
Mensure os resultados
Como em toda a prática de Marketing Digital, tão importante quanto criar estratégias e transformá-las em ações, é essencial também medir os resultados. E, para o Growth Hacking, podemos dizer que é imprescindível. Isso porque a possibilidade de os experimentos darem errado, até que se chegue a uma ação de sucesso, é alta.
Porém, medindo os resultados das ações que deram mais certo, para otimizá-las e, principalmente, daquelas que não foram tão satisfatórias assim, é bem possível encontrar o gatilho de crescimento ideal para o seu modelo de negócio.
Depois de saber mais sobre o que é Growth Hacking, que tal começar a pensar dessa forma dentro do seu negócio? Isso vai permitir que brechas de crescimento, as quais poderiam estar tão perto, porém estavam deixadas de lado, sejam utilizadas de forma a ajudar na conquista de clientes, e consequentemente, no aumento do faturamento da sua empresa. Conheça também a jornada do cliente e vire um expertise em personas.