Apesar de ter ganhado força com a expansão da tecnologia, você sabia que a publicidade existe desde os primórdios da humanidade?
A primeira parada da nossa máquina do tempo é no século XVII por volta do ano de 1650, na antiga Inglaterra. Estudos apontam que nessa época foram divulgados os primeiros anúncios semelhantes aos que possuímos hoje. Naquele tempo era possível ver por volta de seis anúncios diários nos jornais que eram veiculados na época.
No século seguinte, os anúncios foram expandidos de seis para cem anúncios diários. Com a necessidade de divulgação, se tornou crucial o surgimento de profissionais que fossem capacitados na arte de prospectar clientes através dessas promoções.
Pode-se dizer que a vida dos profissionais era mais fácil do que hoje em dia – naquele tempo não havia nenhum tipo de fiscalização. Essa falta de regulamentação abria o precedente para que publicassem anúncios falsos ou sem qualquer tipo de censura. Devido ao descontrole que poderia surgir caso permanecesse sem fiscalização, se tornou necessário que houvessem órgãos regulamentares para os profissionais.
Com os avanços da humanidade, as técnicas de divulgação e persuasão foram se aprimorando de acordo com as necessidades de cada época. No início do século XX com a expansão da Revolução Industrial e produção em massa, as marcas viram a necessidade de divulgar os seus produtos.
Apesar do número de marcas existentes naquela época ser extremamente inferior aos números que possuímos hoje, muitas empresas já compreendiam a importância da divulgação e visão que as pessoas teriam das marcas.
Depois da Segunda Guerra Mundial, houve um aumento expressivo nos índices de natalidade. Com isso, as empresas enxergaram o potencial de criar e desenvolver novos produtos.
Mediante este fato, a divulgação em massa deveria ser realizada de forma que o consumidor optasse pelo produto da anunciante, ao invés da concorrência. Os anúncios naquele tempo eram feitos através dos recém-lançados rádios e pelos jornais.
Caminhando um pouco mais na linha do tempo, por volta do ano de 1950 surgiu um meio de comunicação que se tornaria indispensável para a divulgação das marcas e seus produtos: a televisão.
É inegável o poder que a televisão possui mesmo nos dias atuais com os adventos da internet. A partir do momento em que as pessoas passaram a ver e se envolver com os anúncios, a publicidade passou a ter um papel importante na propagação da informação.
Não podemos nos esquecer da internet e da forma que ela reinventou o jeito de se comunicar com o público. A publicidade – e todas as áreas que fazem parte desse universo – teve que se reinventar e se atualizar conforme as mudanças que foram ocorrendo.
Hoje em dia, além de anunciar produtos, os profissionais devem buscar gerar empatia no público. Persuadir, mas de modo que conscientize os consumidores – que estão cada vez mais exigentes –, apresentando veracidade na mensagem transmitida. Quando bem feito, é possível permanecer no imaginário dos consumidores por anos a fio.
Mas apesar da evolução e de todas as alterações que ocorreram com o passar do tempo, a essência da publicidade segue sendo divulgar, comunicar e trazer retorno às empresas através da arte, além de engajar pessoas e marcas.
No vídeo abaixo contém doze propagandas publicitárias que marcaram os anos 90 no Brasil. Confira!
Quer se inteirar mais no mundo da comunicação? Clique aqui para saber o que é o Marketing Digital e o que ele pode fazer pelo seu negócio!