Identidade da Marca: Qual é a Importância dela Para o Sucesso da sua Empresa?
Você sabe o que torna você único? O que te diferencia dos seus colegas? Com certeza, isso está relacionado com a sua identidade. E com as organizações também não é diferente, elas possuem uma identidade da marca.
Cada empresa possui uma identidade de acordo com seus produtos e com seu público-alvo.
Por exemplo, ao ouvir “Apple” ou “McDonald ‘s” temos reações diferentes, entretanto, mesmo que você não seja consumidor dessas marcas, você sabe quais são os produtos que elas comercializam.
Isso é o resultado de uma identidade da marca fortalecida no mercado.
Se uma empresa deseja se destacar no mercado, ela deve investir numa identidade forte para que os consumidores sintam confiança em serem clientes dela.
Nesse sentido, você sabe o que significa a identidade da marca e qual a sua importância para o desenvolvimento de uma organização?
Pensando nessa dificuldade, preparamos o artigo abaixo em que iremos abordar os principais temas sobre esse assunto.
Ficou curioso? Então acompanhe o artigo e boa leitura!
O que é identidade da marca?
A identidade da marca está associada à missão e aos valores da empresa. Ela também caracteriza como a empresa deseja ser vista pelos consumidores, ou seja, o seu posicionamento no mercado.
Assim, quando o consumidor ver a identidade da empresa, ele vai associá-la à marca, de forma instantânea.
A composição da identidade da marca é a junção de elementos físicos e visuais como o logotipo da empresa, os designs dos produtos, entre outros.
Existem alguns requisitos importantes para a construção da identidade da marca:
- Ela deve ser autêntica;
- Deve mostrar ao consumidor quem é a empresa é qual o seu posicionamento;
- Deve proporcionar ao cliente as melhores experiências.
O principal objetivo da identidade é diferenciar a empresa dos concorrentes, mesmo que o produto vendido seja o mesmo.
Através da identidade da marca, a organização pode promover os aspectos que a diferenciam dos concorrentes e a tornam única.
Qual a diferença entre identidade, marca e branding?
É muito comum que os elementos identidade, marca e branding causem confusão sobre seu significado. Mas, na realidade, eles são diferentes e possuem características próprias.
A seguir vamos explicar as principais diferenças de cada um desses elementos.
Identidade
A Identidade da empresa está relacionada na forma como ela é percebida pelos consumidores, concorrentes, fornecedores etc. Isto é, de que maneira a empresa transmite uma ideia e sua personalidade de negócio.
Dessa forma, a empresa passa a ser reconhecida com mais facilidade pelos consumidores e aumenta sua vantagem competitiva no mercado.
Marca
A marca corresponde a um símbolo que representa a empresa. Ela deve ser utilizada em toda a comunicação feita pela organização e deve seguir os padrões estabelecidos.
A partir das cores, imagens, sons, letras e outros elementos utilizados na marca, o público deve conseguir compreender a informação que a organização deseja passar.
A construção da marca pode ser feita utilizando algum sinal, símbolo ou desenho que possam ser identificados pelo consumidor e quem diferenciariam a empresa dos concorrentes.
Na visão do marketing, a marca vai além do símbolo gráfico. Ela diz respeito a um conjunto de valores, experiências e percepções que a organização passa para o consumidor.
Branding
O Branding está relacionado ao gerenciamento e ao posicionamento estratégico da marca.
Ou seja, após definir a marca que vai representar a empresa, é necessário desenvolver um conjunto de ações estratégias para fortalecer e posicioná-la no mercado.
O objetivo do branding é tornar a marca mais desejada e atrativa para o público-alvo.
Para desenvolver o branding, a empresa deve definir os seguintes pontos:
- O que é? – Definir o que será a marca.
- Para quem? – Definir o público que vai ver a marca.
- Como? – Definir as estratégias da marca e a sua comunicação no mercado.
Como se constitui uma identidade da marca?
Agora que você já sabe o que é a identidade da marca, chegou a hora de esclarecer mais dúvidas sobre esse tema.
Conforme dito anteriormente, a identidade da marca é composta por recursos que diferenciam a marca dos concorrentes e que são fáceis para o consumidor identificar.
Vamos ver então, quais recursos constituem a identidade da marca.
Logotipo
O logotipo diz respeito à representação visual da marca e está presente em todas as interações com o público-alvo (rede social, embalagem, comerciais, etc.).
Ele é responsável por representar a cultura organizacional da empresa.
Para criar um logo de impacto é necessário:
- Que o logotipo se destaque entre os concorrentes e que chame atenção dos consumidores;
- Causar impacto visual e ser memorável;
- Deve ser fácil de ser aplicado.
Slogan
O Slogan é uma frase impactante e que, geralmente, acompanha o logotipo da marca.
Essas frases devem ser marcantes para ficar na cabeça do consumidor. Assim, sempre que ele ler a frase, vai lembrar da marca e do produto.
As principais características do slogan, são:
- Frases curtas e simples;
- É importante utilizar palavras poderosas e que tenham significado para o público;
- Deve apelar para as emoções e sentimentos.
Aposto que mesmo sem falarmos, você sabe quem são os donos desses slogans abaixo:
- “Sinta o sabor”;
- “Energia que dá gosto”;
- “Amo muito tudo isso”;
- “A verdadeira maionese”;
- “Tem 1001 utilidades”;
- “Terrível contra os insetos. Contra os insetos”.
Paleta de Cores
Para que a marca tenha sucesso, é necessário utilizar as cores adequadas, pois elas vão impactar o consumidor final de forma positiva ou negativa.
A paleta de cores da identidade da marca se constitui das cores principais e de outras secundárias.
As cores sempre devem ser utilizadas no logotipo, no site, nas embalagens dos produtos e em outros materiais publicitários.
Para esse processo é ideal conhecer a psicologia das cores.
Mascote
A mascote é uma personagem que representa a “cara” da marca e estabelece uma relação direta com o público.
Mesmo que a pessoa não seja consumidora da marca, com o tempo, ela vai associar a mascote ao produto.
Por meio das mascotes, as empresas conseguem humanizar a marca e criar gatilhos emocionais que incentivam o consumo dos produtos.
Portanto, a mascote é a personificação da marca e do que ela deseja representar para o seu público.
Qual é a importância da identidade para marca?
A identidade da marca é o primeiro contato que o cliente vai ter com a empresa. Portanto, ela é fundamental no processo de tomada de decisão de compra.
Se o consumidor não gostar do que ele está vendo, dificilmente ele vai adquirir o produto.
Por isso, é muito importante que a empresa desenvolva uma identidade forte e que incentive o consumo dos clientes.
Veja a seguir, outros motivos pelo qual a identidade é importante no fortalecimento da marca:
Fidelização do cliente
Através da identidade, a empresa demonstra que conhece quem é o seu público-alvo e que eles possuem algo em comum, promovendo o consumo.
Segmentação de nicho
A segmentação possibilita que a marca alcance os clientes que estejam interessados e dispostos a consumir o produto.
Tomada de decisão estratégica
Uma marca bem posicionada no mercado, vai influenciar nas decisões que são tomadas pela empresa.
Pois, a organização vai buscar fornecer sempre o melhor produto para o cliente e que satisfaça as necessidades dele.
Valor da marca
Quando o público confia na marca ela se torna muito valiosa no mercado. Conforme as pessoas consomem e confiam nos produtos, elas vão divulgá-los para outras pessoas.
Dessa forma, vão influenciar outros consumidores a adquirir os produtos.
Exemplos de marcas brasileiras com forte identidade de marca
Como vimos, a identidade da marca é fundamental para que as empresas tenham sucesso em seu segmento de mercado e para que seja reconhecida pelo consumidor.
Vamos ver a seguir alguns exemplos de marcas brasileiras que criaram uma identidade marcante para seus produtos:
- Casas Bahia;
- Magazine Luiza;
- Avon;
- Natureza;
- Globo;
- Itaú;
- Bradesco;
- Americanas;
- Skol;
Considerações finais
Nesse texto explicamos o que é identidade e qual a sua importância para o crescimento da empresa e fortalecimento da marca no mercado.
Através da construção da identidade da marca, os consumidores irão lembrar da empresa de forma natural. Assim, a empresa terá mais sucesso diante dos concorrentes.
É muito importante que a sua marca tenha um ótimo posicionamento, sabe o que é preciso para ter e cuidar do posicionamento da marca de sua empresa? Saiba aqui!