Inbound Marketing é toda a estratégia de Marketing Digital com foco na atração e conversão de clientes por meio de conteúdos relevantes em blogs, mecanismos de busca e redes sociais.
O Inbound Marketing, também conhecido como ‘marketing de atração‘, é uma estratégia inovadora que, ao contrário do Marketing tradicional, se baseia em primeiramente atrair a atenção e o interesse do consumidor para que depois ele procure as soluções ofertadas pelas empresas. Isso é feito por meio da produção de conteúdos relevantes para blogs, mecanismos de busca e redes sociais.
O conceito surgiu no Estados Unidos e se tornou popular em 2009. De lá para cá, cada vez mais empresas foram investindo na estratégia, a qual, de forma menos invasiva e publicitária do que o marketing offline, alcança uma maior audiência e é capaz de conquistar clientes, gerar mais vendas e fortalecer marcas.
Para você ter uma ideia, segundo a pesquisa Content Trends, realizada em 2016, 70% das empresas brasileiras já utilizam o Inbound Marketing. Outro dado interessante é que 60% dos consumidores têm uma visão mais positiva das marcas depois de acessarem seus conteúdos.
A metodologia do Inbound Marketing segue uma lógica de etapas e passa pelas seguintes fases: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
Um dos principais pilares do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo, o qual se concentra na criação e compartilhamento de conteúdos de valor para o público certo de uma empresa.
Para chegar a esse público, são realizadas pesquisas e análises que resultam em características e necessidades específicas, as quais se transformam em uma persona, ou perfil do cliente ideal.
O objetivo da criação da persona é alinhar os conteúdos aos seus interesses, de forma com que seja fácil atrair potenciais clientes, conquistá-los, fazê-los fechar negócios e, finalmente, fidelizá-los.
Veja agora outras estratégias que podem trazer ótimos resultados:
Antes de implantar o Marketing de Conteúdo na prática, por exemplo, o primeiro passo deve ser avaliar quais assuntos serão abordados na estratégia da empresa, de forma a alcançar as necessidades, características e interesses da persona.
Essa definição de assuntos pode ser feita por meio de ferramentas como o Keyword Planner e o SEMrush.
Depois de identificar os assuntos sobre os quais sua empresa irá tratar, é necessário otimizar os conteúdos para que realmente sejam vistos e acessados pelos usuários.
Isso se faz por meio do Search Engine Optimization (SEO), estratégia que, pelo uso de palavras-chave adequadas e outras técnicas, busca levar os conteúdos ao topo dos mecanismos de busca, como o Google.
Talvez você já tenha ouvido falar que os e-mails marketing são coisa do passado e que essa estratégia não tem mais relevância para a divulgação de empresas. Porém, esse conceito está totalmente equivocado.
Tratando-se de Inbound Marketing, as campanhas de e-mail são uma das estratégias de maior alcance e custo benefício, capaz de gerar ótimos relacionamentos, mensagens personalizadas e alto poder de conversão.
Se considerarmos que 92% dos adultos utilizam e-mail e 61% os acessam diariamente, dá para ter uma noção do que uma campanha de e-mail marketing pode fazer por uma organização, não é mesmo? Porém, para que traga os resultados esperados, a base de dados deve ser da própria empresa e os materiais devem ser feitos por quem realmente entende do assunto.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 77% dos brasileiros são influenciados por ações de Marketing Digital nas Redes Sociais. E essas ações englobam o Inbound Marketing.
Ao incluir a metodologia nas páginas das redes sociais em que uma empresa está presente, é possível ampliar e melhorar relacionamentos e construir estratégias de mídia segmentada, além de conteúdos atualizados e rápidos.
Como você pôde comprovar, o Inbound Marketing é capaz de aumentar as vendas e o faturamento das organizações por meio de suas diversas estratégias. Porém, há empresas que se frustram em função dos resultados e acham que a metodologia não funciona.
Isso pode acontecer por falhas nas etapas e processos, as quais podem comprometer campanhas inteiras. Veja os principais erros a seguir:
deixar de documentar todos os processos para depois avaliá-los e realizar possíveis ajustes;
não ter um objetivo bem definido e estruturado;
não ter uma persona formada;
não ter um blog, o qual é um grande aliado do Inbound Marketing;
criar conteúdos e não divulgar em redes sociais;
esperar por resultados imediatos;
não medir os resultados;
não ter condições de realizar postagens de forma regular.
Nesse momento você pode estar convencido de que investir em Inbound Marketing é o que esteja faltando para sua empresa ter melhores resultados. 🎯Então veja agora algumas dicas de como construir uma estratégia realmente eficiente:
Esperamos que o nosso artigo sobre Inbound Marketing tenha sido útil para você. Pois como você viu é uma excelente estratégia no marketing digital. Quer saber mais sobre como a estratégia pode ajudar sua empresa a crescer? Então conheça a jornada do cliente e aumente os seus resultados.
Publicado em 01 de Fevereiro de 2019.
Atualizado em 19 de Janeiro de 2022.
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