Inbound Marketing B2B: O que É?
Inbound marketing B2B (IM) é um termo usado para descrever uma estratégia de marketing que se concentra em atrair clientes online para empresas do mercado Business to Business. Porém, essa estratégia também pode ser usada no segmento Business to Consumer (B2C).
O IM contrasta com o outbound marketing, que usa meios mais tradicionais, como anúncios impressos, comerciais de televisão ou rádio.
O inbound marketing B2B pode assumir várias formas, mas alguns exemplos comuns incluem marketing de conteúdo, otimização de mecanismos de pesquisa e marketing de mídia social.
Basicamente, ao criar e distribuir conteúdo de alta qualidade que seja relevante para o seu mercado-alvo, você pode atrair mais visitantes para o seu site e convertê-los em leads e, futuramente, clientes. Isso te interessa? Então continue a leitura!
O que é inbound marketing para o mercado B2B?
O inbound marketing B2B é uma estratégia utilizada para atrair e converter leads em clientes.
O objetivo do é gerar interesse e conscientização sobre a empresa e seus produtos, por meio de conteúdo valioso que responde a perguntas e resolve problemas para os compradores de clientes em potencial.
Essa forma de marketing se concentra em criar confiança com os compradores, fornecendo materiais ricos que acionam o “gatilho de reciprocidade”, em vez de interrompê-los com telemarketing ou visitas pessoais indesejadas.
Os principais componentes do inbound marketing são:
Todas essas três estratégias trabalham juntas para criar uma campanha de inbound marketing eficaz para o seu negócio B2B. Ao criar conteúdo de alta qualidade e facilitar a localização de clientes em potencial, você pode gerar mais leads e fechar mais vendas.
Qual a principal diferença entre inbound marketing B2C e B2B?
A principal diferença entre o inbound marketing B2C e B2B é o tipo de cliente que cada um tem como alvo.
O B2C se concentra em atrair consumidores individuais, enquanto o B2B atrai clientes empresariais.
Também há diferenças no nível de personalização necessário. O B2C é geralmente menos personalizado do que o inbound marketing B2B porque os produtos ou serviços oferecidos são normalmente de menor custo e produzidos em massa.
Isso significa que o mercado-alvo para uma empresa B2C geralmente é muito maior do que o mercado-alvo de uma empresa B2B.
Além disso, os tomadores de decisão das empresas geralmente são mais criteriosos em uma organização do que os consumidores individuais, portanto, as mensagens devem ser direcionadas de acordo.
Então, como as empresas são mais complexas do que os indivíduos, o inbound marketing B2B requer uma estratégia mais elaborada.
No geral, o objetivo de ambos os tipos de IM é atrair leads e convertê-los em clientes. No entanto, a abordagem adotada será diferente dependendo se você está segmentando indivíduos ou outras empresas.
Quais são os 3 objetivos do inbound marketing B2B?
Se você está administrando uma empresa business-to-business (B2B), o inbound marketing deve ser uma de suas principais prioridades.
Isso porque ajuda a atrair clientes em potencial que já estão interessados no que você tem a oferecer – em vez de tentar alcançá-los por meios mais tradicionais (e muitas vezes menos eficazes).
Então, quais são exatamente os três principais objetivos do inbound marketing B2B? Confira:
- Gerar mais leads: O objetivo do marketing é gerar leads que possam eventualmente ser convertidos em clientes pagantes. Isso pode ser feito por vários meios, como marketing de conteúdo, SEO e publicidade paga. A ideia central é fazer com que os visitantes deixem o seu contato no site.
- Aumentar o número de oportunidades: Além de gerar mais leads, outro objetivo fundamental é aumentar as oportunidades para sua equipe de vendas. Por definição, uma oportunidade é uma chance de fazer negócios com um cliente em potencial. Quanto mais oportunidades você tiver, maiores serão suas chances de fazer uma venda. Isso pode ser feito alimentando leads e convertendo-os em clientes potenciais prontos para comprar.
- Concretizar mais vendas: Vender mais é o terceiro e último objetivo do inbound marketing B2B. Obviamente, sem vendas, não há receita ou lucro. Para fazer mais vendas, as empresas precisam gerar leads de alta qualidade que estejam prontos e dispostos a comprar o que estão vendendo.
Quais são as etapas do inbound marketing?
Existem cinco estágios do inbound marketing: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Cada estágio tem seus próprios objetivos e estratégias.
Passo a passo para criar uma estratégia de inbound marketing para o mercado B2B
O inbound é uma maneira eficaz de alcançar clientes em potencial que estão pesquisando ativamente os produtos ou serviços que você oferece. É uma abordagem mais direcionada do que os métodos tradicionais de marketing e pode ser muito eficaz no segmento B2B.
Aqui estão quatro dicas para começar a usar o inbound marketing no B2B:
1- Defina seu mercado-alvo
Quem você está tentando alcançar com seu conteúdo? Certifique-se de criar personas para seus diferentes tipos de compradores, para que você saiba que tipo de conteúdo será feito em cada um.
Observe que mesmo que seus clientes sejam empresas, ainda existem pessoas responsáveis por essa tomada de decisão. Portanto, você pode criar personas para cada segmento que atende, a fim de direcionar o conteúdo para os “pontos problemáticos” de cada uma.
2- Planeje palavras-chave de pesquisa (SEO)
Quais termos seu mercado-alvo procurará quando estiver procurando informações relacionadas ao seu produto ou serviço?
Para isso, use ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google Ads e o Explorador de palavras-chave do Moz para encontrar os termos certos para segmentar e adicionar a sua estratégia de otimização para mecanismos de buscas.
3- Crie um ótimo conteúdo
Depois de saber quem você está segmentando e quais palavras-chave os compradores-alvo usarão, é hora de começar a criar conteúdo de alta qualidade que seja relevante e interessante para eles.
Isso pode incluir postagens de blog, eBooks, infográficos, whitepapers, estudos de caso, etc.
Essa é uma ótima maneira de atrair visitantes para o seu site e se estabelecer como um especialista em seu setor. Escreva postagens úteis que forneçam informações valiosas para seu mercado-alvo; isso ajudará você a construir confiança com clientes em potencial.
Seja qual for o tipo de conteúdo que você criar, verifique se ele é de alta qualidade e agrega valor ao seu mercado-alvo.
4- Produza de acordo com cada etapa da jornada do comprador
A jornada do comprador é um processo linear em que os clientes passam de um estágio de conscientização para considerar várias alternativas e, finalmente, fazer uma compra.
A primeira etapa da jornada do comprador é a conscientização. É aqui que o cliente pode estar ciente de um produto, mas não saber como ele resolverá seu problema ou qual é sua proposta de valor.
- O conteúdo aqui deve ser de natureza educacional, com ênfase no que diferencia sua empresa de outras em seu setor.
A segunda etapa da jornada do comprador é a consideração. Neste ponto, eles estão procurando mais informações sobre seu produto e considerando se isso os ajudará com o problema ou não.
- É quando você precisa fornecer depoimentos de clientes satisfeitos e explicar por que a solução da sua empresa resolverá o problema deles melhor do que a solução de qualquer outra.
A terceira etapa da jornada do comprador é a compra, que acontece quando ele decide que seu produto irá ajudá-lo com seu problema e está pronto para comprá-lo.
- O conteúdo nesta fase tem tudo a ver com ajudar o cliente a tomar uma decisão. Deve responder a quaisquer perguntas que possam ter e fazê-los sentir-se confiantes sobre sua compra. A oferta de cupons promocionais pode ser interessante para incentivar!
O conteúdo que você produz deve ser adaptado de acordo com cada etapa da jornada do comprador para melhorar as conversões e garantir que você está criando leads mais qualificados.
5- Promova seu conteúdo
Depois de criar um ótimo conteúdo, não estacione! Certifique-se de promovê-lo por meio de canais de mídia social, campanhas de marketing por e-mail, publicidade paga e quaisquer outros canais que façam sentido para sua empresa.
6- Crie relacionamentos nas redes sociais
Sites de mídia social são excelentes plataformas para promover seu conteúdo e interagir com clientes em potencial.
Atualmente, 91% dos profissionais de marketing B2B usam o LinkedIn para distribuição de conteúdo, segundo o TopRankBlog.
Certifique-se de postar conteúdo interessante e relevante regularmente e interagir com outros usuários para começar a construir relacionamentos com compradores em potencial.
7- Invista em e-mail marketing
Seja pessoal com o marketing por e-mail. E-mails personalizados têm se mostrado mais eficazes em geral, mas isso é especialmente verdadeiro em mercados B2B onde os relacionamentos são importantes.
De acordo com o Marketing Charts, 64% das empresas B2B usam técnicas de automação para enviar e-mails.
Reserve um tempo para segmentar sua lista e criar mensagens direcionadas para cada grupo.
8- Analise e ajuste
Como em qualquer outra estratégia, é importante acompanhar o progresso do inbound marketing B2B e fazer ajustes conforme necessário.
Existem algumas métricas que podem ser rastreadas para ver a eficácia dos seus esforços. Isto inclui:
- Visitantes únicos no site;
- Qualidade e quantidade de leads gerados;
- Taxa de cliques;
- Nível de engajamento;
- Taxa de conversão (vendas/clientes);
- Resultados de SEO (classificação de palavras-chave);
- ROI (retorno sobre o investimento.
Considerações finais
As empresas não estão procurando um produto ou serviço, elas estão procurando uma solução para seu problema e através do inbound marketing B2B você pode ajudá-las nesse processo.
Portanto, o desafio é criar conteúdo que aborde os pontos problemáticos específicos do seu mercado-alvo. Isso ajudará você a atrair mais visitantes para o seu site que provavelmente estarão interessados no que você tem a oferecer.
Outra coisa importante a ter em mente é que as empresas tendem a ter ciclos de vendas mais longos do que os consumidores. Isso significa que você precisa criar um fluxo constante de conteúdo de alta qualidade por um longo período de tempo para nutrir leads e, eventualmente, convertê-los em clientes.
Criar uma estratégia de inbound marketing eficaz para o segmento B2B requer paciência, dedicação e trabalho árduo. Mas, se feito corretamente, pode ser uma ferramenta extremamente poderosa para o crescimento do seu negócio.
Por isso, separamos algumas dicas para que você crie uma estratégia de marketing B2B eficiente para sua empresa: clique aqui e confira!