KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que em português significa Indicador-chave de performance. Seu objetivo é medir o desempenho das estratégias de uma empresa de modo a colaborar para o alcance dos objetivos.
Tão essencial quanto o planejamento e o desenvolvimento de estratégias que vão de encontro aos interesses do público de uma empresa, é medir o desempenho das ações para verificar se estão realmente atingindo os objetivos propostos.
Para você ter uma ideia da importância de se utilizar KPIs, a pesquisa Content Trend 2017 mostrou que 78,1% das empresas que acompanham constantemente a performance das ações se consideram bem sucedidas. Já nas que não o fazem essa porcentagem cai para 25,2%.
Isso porque, é por meio dos KPIs que as empresas conseguem analisar quais estratégias estão trazendo o retorno esperado e quais precisam ser readequadas para terem sucesso. Dessa forma a tomada de decisão se torna muito mais assertiva e, consequentemente, os resultados aumentam.
KPI, como dissemos, é o Indicador-chave de Performance. O objetivo dos KPIs é avaliar se determinadas iniciativas, atitudes ou ações estão atendendo, superando ou ficando abaixo das expectativas do público quanto ao que foi proposto em cada campanha.
Existem inúmeros indicadores que podem ser mensurados. A escolha de qual será utilizado por uma empresa depende dos seus propósitos e o que se pretende analisar.
Dessa forma, cada organização deverá ter conhecimento de quais métricas deverão passar por verificações para fazer diferença em suas estratégias.
O que vai determinar a escolha de um KPI é o tipo de ação que a empresa pretende analisar. Por exemplo: se a sua empresa quer aumentar o número de visitas em um blog, acompanhar a taxa de abandono da loja virtual não será uma boa escolha.
Portanto, antes de optar por qualquer tipo de indicador, é essencial ter objetivos bem estruturados e saber exatamente onde a marca pretende chegar com determinado tipo de campanha.
Veja agora alguns tipos de KPIs que podem auxiliar na mensuração de estratégias online:
Pelo que você viu, é possível utilizar uma infinidade de KPIs voltados para os mais diversos objetivos. Sim, isso requer esforços e dedicação, mas certamente os resultados gerados para a empresa valerão a pena.
Para te convencer a respeito, veja algumas vantagens de mensurar os resultados de suas estratégias:
Os indicadores de performance fornecem resultados mensuráveis e quantificáveis, permitindo que as ações sejam desenvolvidas de acordo com a evolução das estratégias. Isso garante que as melhores práticas sejam sempre estimuladas e que os resultados finais sejam condizentes com os objetivos pré definidos.
A inclusão dos KPIs na rotina das operações torna mais claro aos colaboradores as ações que precisam ser realizadas para se chegar ao objetivo final. O resultado é o aumento no foco, na motivação e na produtividade.
Um KPI, além de reduzir dúvidas e incertezas e respeito do desempenho das ações, ainda capacita as equipes envolvidas no desenvolvimento das estratégias, proporcionando uma tomada de decisão mais assertiva sobre os caminhos a se tomar.
Métricas estabelecidas e comunicadas de forma transparente proporcionam um alinhamento de metas a todos os envolvidos nos projetos, em prol do alcance dos objetivos da empresa. Isso certamente se reflete em melhores resultados.
Agora que você já sabe do que se trata o conceito de KPI e sua importância para o sucesso das estratégias organizacionais, pode estar se perguntando como medir os indicadores na prática.
Veja agora algumas ferramentas que auxiliam nessa tarefa:
Nosso artigo sobre KPI foi útil para você? Quer saber mais como sua empresa pode crescer com o marketing? Confira aqui como uma ter uma equipe e gestão eficiente para a sua empresa e aumente o seu lucro!