É muito comum que as pessoas não consigam diferenciar um site, uma landing page e um hotsite. Apesar de suas interfaces serem parecidas, suas funções e características são diferentes. Para quem deseja criar páginas na internet, é essencial entender as características de cada uma dessas ferramentas, de modo a direcionar de forma assertiva as estratégias de divulgação, vendas e informação.
Se você chegou até aqui, possivelmente seja porque está buscando mais informações sobre o assunto. Antes de falarmos sobre o assunto principal do post, é importante que saiba que, Independente do modelo a ser criado, a experiência do cliente deve ser sempre levada em consideração.
Desse modo, deve haver uma análise minuciosa de um site, landing page ou hotsite para saber se estão facilitando a pesquisa, se há problemas de navegação, como está sendo a impressão dos usuários, entre outros dados relevantes.
Um site, também chamado de sítio ou endereço eletrônico, é um local na web onde estão organizadas diversas páginas, localizadas em um servidor na rede. Para ficar mais claro, imagine que os móveis da sua casa representam todas as informações colocadas no site e os cômodos da residência são as páginas.
Seu objetivo varia de acordo com as características de cada negócio e as funcionalidades a serem oferecidas aos usuários. Podemos destacar alguns deles, como divulgar uma empresa institucionalmente, fornecer informações facilitadas, aumentar o valor de uma marca, entre outros.
Para que um site supra as necessidades dos usuários e torne a experiência satisfatória, é preciso que contenha algumas características. Confira algumas delas:
Landing page é uma página que o usuário acessa para encontrar algum conteúdo específico de um site. Também é definida como página de conversões, destino ou entrada. Isso porque provoca o consumidor a executar uma ação.
Você, inclusive, já deve ter passado por essa experiência. Um exemplo é quando está em um site e quer fazer o download de algum material em PDF. Nesse momento, você é direcionado a uma landing page. Nela, é preciso preencher um formulário com dados pessoais para ter acesso ao material. Nesse momento, houve a conversão desejada pela empresa.
Ao se transformar em um lead, ou potencial cliente, a marca pode incluí-lo em suas estratégias de Marketing Digital, que buscam atrair e fidelizar os consumidores.
Assim como os sites, as landing pages têm características específicas. Elas precisam ser objetivas, ter um título chamativo, ser limpa e não conter distrações. Além disso, devem ter conteúdos de qualidade, recursos audiovisuais e fornecer formulários simples de call to action (chamada para ação).
Hotsite, em sua tradução para o português, significa “site quente”. Um exemplo de hotsite é o das promoções da Black Friday de algum e-commerce. Ou seja, é uma página pontual, voltada para uma ação de divulgação específica.
Seu principal objetivo é chamar a atenção do público-alvo para uma ação de Marketing, pode ser uma promoção imperdível de produtos de uma loja ou um serviço novo que será lançado, por exemplo. Entretanto, um hotsite também pode ser utilizado para divulgar informações sobre um evento e disponibilizar um espaço para que o público se cadastre.
Este tipo de site costuma ter uma estrutura enxuta, ficar no ar por um período curto de tempo, oferecer conteúdo direto e objetivo. Muitos, inclusive, possuem forte apelo visual para chamar a atenção do usuário.
Como você já viu, a proposta da landing page e do hotsite são específicas. O primeiro, serve para conversão e geração de leads e o segundo, para chamar a atenção do visitante para um assunto específico.
Às vezes, as pessoas confundem o hotsite com o site tradicional. Porém, ambos possuem suas características. A estrutura pode ser parecida, mas não devemos esquecer que o hotsite é temporário e que funciona para ações pontuais, diferente do site comum, que é disponibilizado a longo prazo.
Então, o ideal é que, ao criar um site, sua empresa inclua landing pages dentro dele para realizar as conversões. E, quando for implementar uma campanha de ampla divulgação, a criação do hotsite pode ser uma opção interessante.
O Inbound Marketing tem o objetivo de atrair clientes por meio de conteúdos relevantes para que sigam pelo funil de vendas naturalmente e se tornem fidelizados. Isso é possível por meio de algumas estratégias, inclusive pelas landing pages, que permitem a conversão dos usuários.
Essa ocorre quando preenchem um formulário, por exemplo, e fornecem os seus dados. Com essas informações, o setor de Marketing passa a compreender o perfil do cliente, quais as suas preferências e o que ele busca.De maneira geral, o papel da landing page na estratégia de Inbound Marketing é a conversão de potenciais cliente.
Nosso artigo sobre site, landing page e hotsite foi útil para você? Acha que pode ser interessante para os seus conhecidos? Descubra quais são as estratégias de marketing que mais geram resultados.