Assim como nas últimas décadas a internet revolucionou toda a sociedade, o formato dos conteúdos online também foi evoluindo, trazendo o áudio visual para o centro de diversas estratégias de Marketing Digital. Hoje, basta ter um dispositivo móvel com acesso à rede para realizar transmissões ao vivo, de qualquer lugar e a qualquer hora. A isso se dá o nome de Live Streaming, uma tendência que certamente chegou para ficar.
Prova disso é um levantamento da empresa Livestream, o qual mostra que 80% dos usuários da internet preferem assistir a uma transmissão ao vivo de uma marca do que ler um post de blog, e 82% deles a consideram mais interessante do que postagens em redes sociais. Ou seja, apostar nos vídeos ao vivo se tornou uma estratégia certeira para qualquer negócio.
O Live Streaming foi desenvolvido por meio da tecnologia de Streaming, que consiste no envio de áudio e vídeo via transferência de dados, por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Isso acontece como um fluxo contínuo, de maneira que os usuários possam escutar ou assistir esses conteúdos quase que imediatamente.
Seu grande diferencial é que os usuários não precisam fazer o download dos materiais para acessá-los. Alguns exemplos de plataformas famosas de streaming são a Netflix e Youtube.
Considerando que o Streaming permite a transferência de dados e multimídia por meio da internet, podemos dizer que Live Streaming é o serviço que propicia transmissões de conteúdos multimídia em tempo real. Entre elas estão eventos, aulas, conferências e conteúdos empresariais relevantes para o público-alvo.
Inclusive, como comentamos no início do post, a estratégia de Live Streaming é uma das grandes tendências de Marketing Digital e, portanto, empresas que querem conquistar e fidelizar clientes não podem deixar de dar atenção à estratégia. Afinal, sua popularidade é crescente.
Para você ter uma ideia, segundo a Cision, em 2016, quando a estratégia estava apenas começando, seu mercado já girava em torno de US$30 bilhões. E, até 2021, a previsão é que o Live Streming se torne uma indústria de US$70 bilhões.
A variedade de ferramentas disponíveis para fazer Live Streaming é grande. A escolha ideal para cada negócio deve se dar por meio do orçamento disponível e grau de complexidade da transmissão.
De modo geral, as plataformas podem ser utilizadas tanto para vídeos mais informais, como bastidores das empresas, como para transmissões profissionais, como palestras, cursos, debates e entrevistas.
Entre as alternativas para a transmissão ao vivo estão:
Pelo que você leu até aqui, muito provavelmente já tenha se dado conta da importância do Live Streaming. E, para te convencer sobre o que a ferramenta pode fazer por seu negócio, listamos algumas vantagens:
Agora que você já sabe o que as transmissões ao vivo podem fazer por sua empresa, que tal começar a colocar em prática agora mesmo? Espera! Você quer saber mais estratégias para o seu negócio digital? Conheça o marketing de conteúdo, prática indispensável para atrair o seu público.