À medida que o cenário de marketing B2B continua a evoluir, é mais importante do que nunca que os profissionais de marketing se mantenham atualizados sobre as últimas tendências e práticas recomendadas, os livros de marketing B2B são uma ótima opção para isso.
Para ajudá-lo a fazer exatamente isso, reunimos seis obras de leitura obrigatória que lhe darão uma compreensão profunda do complexo processo de compra entre negócios e como criar estratégias que geram resultados. Confira!
O marketing B2B é uma forma única de marketing que requer estratégias diferentes do B2C. Os dois mercados têm dinâmicas distintas e requerem abordagens únicas.
Conheça a seguir uma lista de livros que ajudarão você a entender melhor esse mercado e garantir que seu marketing B2B esteja na direção correta:
O que é melhor do que aprender sobre marketing B2B com o “pai do marketing”?
Philip Kotler e Waldemar Pfoertsch exploram a construção de marca em um ambiente business-to-business em seu livro, que ainda é um tema pouco explorado no gênero de negócios.
Os autores oferecem discussões teóricas, bem como dezenas de estudos de caso e insights úteis.
Apesar de ter sido lançado em 2007, esta é a leitura ideal para quem quer aprender do zero sobre esse segmento. É literalmente um clássico B2B e infelizmente é difícil encontrar o livro em estado de novo. No entanto, muitos exemplares usados em boas condições estão disponíveis online.
Um dos melhores livros de marketing B2B, esta obra é leitura obrigatória para quem quer aprender a fundo como funciona o comportamento de compra dos clientes empresariais.
A obra tem como foco as relações entre as organizações e as características dominantes do segmento B2B.
O objetivo deste artigo é mostrar como essa estratégia de negócios específica se relaciona com várias estratégias de marketing e explicar a sua importância em um mundo em constante mudança.
Essa leitura traz a parte mais teórica, o que é muito importante para quem quer entender melhor o conteúdo e as complexidades desse assunto.
Este livro não pode faltar na prateleira de profissionais de marketing e empreendedores que desejam aprofundar seus conhecimentos em marketing, fluxo de compra, negociação e estrutura organizacional.
O marketing B2B é mais complexo que o B2C e não é incomum que os profissionais de marketing tenham dificuldade em entender o que precisam fazer. Os livros a seguir podem ajudá-lo a entender melhor o processo e tornar sua estratégia mais bem-sucedida.
Conectar-se regularmente com seus clientes e fornecedores é absolutamente necessário se você quiser se manter competitivo. Há muitos benefícios para isso, um dos mais notáveis é que você pode desenvolver relacionamentos estratégicos com eles. E essa obra trata justamente disso.
O livro apresenta uma estrutura para entender o tópico B2B a partir de perspectivas tradicionais e contemporâneas. Além disso, aborda tópicos importantes, incluindo negociações com clientes, branding e posicionamento. Os exemplos e estudos de caso facilitam a compreensão do conteúdo.
Esse é outro clássico dos livros de marketing B2B que fornece insights valiosos para quem deseja entender mais sobre o mercado e estratégias.
Em uma versão mais atualizada, a obra manteve características das edições anteriores – como seus objetivos, abordagem e estilo. No entanto, os autores também incluíram novos tópicos para manter os leitores atualizados com as tendências atuais.
Temas como o desenvolvimento de marcas B2B fortes e diferentes estratégias de marketing são explorados nesta nova edição.
Os livros podem ajudá-lo a entender a psicologia de seus clientes e o que eles estão procurando. Também pode auxiliá-lo a entender como construir um relacionamento com eles.
As leituras abaixo lhe darão uma melhor compreensão do que seus clientes querem e precisam para que você feche as vendas.
Renato Romeo, especialista em vendas e marketing, escreveu este livro que pode ser um ótimo guia para quem quer iniciar a carreira na área de vendas B2B ou já está na área.
A leitura irá ensiná-lo a adotar a abordagem do Método Processual quando estiver em uma transação B2B. Abrange todos os pontos-chave desse método, desde a preparação de contatos e visitas, até a elaboração de uma proposta que se destaque da concorrência e como participar de uma reunião de fechamento de negócios.
“Vendas B2B” oferece dados vitais e conselhos de especialistas na área, juntamente com pontos de reflexão para os leitores pensarem. Este livro é o start perfeito para quem busca o sucesso em vendas corporativas.
O autor demonstra como o envolvimento em negociações entre empresas e o cumprimento de pressões de clientes e fornecedores podem ter consequências negativas para o financeiro de um negócio.
Romeo também demonstra que apenas baixar os preços não é uma estratégia eficaz. Em vez disso, criar valor é a chave para qualquer negócio de sucesso.
Para finalizar nossa lista de livros de marketing B2B, deixamos a sugestão dessa leitura para a equipe comercial. Afinal, o fim da estratégia de marketing é sempre com o setor de vendas.
O livro é um guia de vendas, contendo todas as informações necessárias para quem é responsável pelo fechamento de negócios em B2B e para quem deseja aprender sobre essa área.
Ao ler este livro, você poderá aprender sobre negociação, tratamento de objeções e fechamento. E receber dicas de como encontrar e contratar bons vendedores. Os ensinamentos nele são fáceis de entender e podem ser colocados em prática diariamente.
Agora que você já conheceu os principais livros para te auxiliar a aplicar as estratégias de marketing em sua empresa, confira quais são as melhores estratégias de marketing B2B: clique aqui!