Qual é o Mapa da Comunicação Estratégica da Sua Empresa?
O mapa da comunicação estratégica é um plano que orienta todas as ações de comunicação da organização.
Desse modo, o plano permite que as empresas se posicionem no mercado e tenham uma boa comunicação interna e externa.
Tendo em vista que é muito comum os gestores terem dificuldade para estruturar a estratégia da comunicação, o mapa permite que seja feito um detalhamento de cada objetivo.
Ele também é responsável por demonstrar aos envolvidos nos processos, o que precisa ser feito para alcançar os objetivos e as metas propostas.
Pensando na importância desse tema, criamos esse post para você entender o que é o mapa da comunicação estratégica, qual a sua importância para o sucesso das organizações e como desenvolvê-lo.
Quer saber mais? Continue lendo esse texto!
O que é mapa da comunicação estratégica?
Em uma organização de grande porte, é muito difícil que todos os colaboradores saibam exatamente qual caminho devem seguir e o que deve ser feito para alcançar os objetivos desejados.
Para traçar um caminho claro, é preciso utilizar algumas ferramentas e uma delas é o mapa estratégico.
Essa é uma ferramenta de gestão empresarial que permite aos colaboradores conhecer os objetivos-chaves da organização.
Pois, esse diagrama demonstra, visualmente, os objetivos de cada área e as tarefas que devem ser realizadas por cada colaborador para que as metas sejam alcançadas.
Além disso, o mapa estratégico, também apresenta o caminho que deve ser trilhado para alcançar tais objetivos.
Sua principal função é ilustrar o planejamento estratégico de uma organização, baseado na metodologia Balanced Scorecard (BSC) desenvolvida pelos professores Robert Kaplan e David Norton.
O mapa da comunicação estratégica é uma ferramenta importante para que a comunicação interna seja eficiente.
Além disso, este mapa pode ser utilizado para informar os stakeholders e outros públicos sobre os planos da organização e o que será feito para alcançar os objetivos.
Outro ponto importante é que o plano de comunicação também permite que a organização ganhe destaque no mercado e conquiste novos clientes.
Qual a importância do mapa de comunicação integrada em projetos para as empresas?
Muitas organizações possuem dificuldade em manter uma comunicação transparente e eficiente com os colaboradores, clientes e fornecedores.
Por isso, é comum que cada departamento faça as coisas de formas diferentes, pois, não existe um padrão de comunicação e os objetivos não estão alinhados entre as áreas.
Portanto, se não houver um fluxo claro, ou seja, uma sequência de como realizar os processos, não será possível ter uma gestão eficiente.
Desse modo, é importante que as organizações desenvolvam o mapa da comunicação estratégica, para que todos saibam exatamente o que precisa ser feito e de que forma.
Se a organização não cria esse mapa, ela pode enfrentar os seguintes problemas:
- As campanhas não atingem o retorno desejado;
- As áreas não conseguem ter decisões estratégias e atuam somente para solucionar problemas emergenciais;
- A diretoria não acredita no potencial dos setores.
A comunicação dentro de um projeto é importante, pois ela é responsável por enviar informações às pessoas envolvidas nos processos.
Além disso, o mapa de comunicação estratégica também oferece outros benefícios, como, por exemplo:
- Reduz os custos com tarefas que não são eficientes para os processos;
- Fortalece o posicionamento da marca no mercado;
- Diminui os ruídos na comunicação e o surgimento de boatos entre os colaboradores;
- Proporciona resultados positivos para a organização;
- Diminui a rivalidade entre as equipes.
Essas vantagens poderão ser vistas como resultado da comunicação interna e externa da organização.
Por isso, é fundamental que os gestores priorizem uma comunicação eficiente com as pessoas envolvidas nos processos.
Saiba como criar um mapa de comunicação estratégico para sua empresa
A construção do mapa de comunicação estratégica nas organizações sofre influência de alguns fatores, são eles:
- Recursos humanos;
- Banco de dados;
- Recursos tecnológicos;
- Estrutura e cultura organizacional;
- Normas internas.
Nesse sentido, vamos conhecer as etapas de construção do mapa da comunicação estratégica:
Mapeie as atividades
O primeiro passo para criar um mapa de sucesso é mapear as atividades que os colaboradores estão realizando.
Dessa forma, será possível identificar gaps nos processos e buscar soluções para que as atividades possam ser feitas mais rapidamente e sem erros.
Defina o objetivo principal
A partir disso, é preciso definir o objetivo-chave da organização, ou seja, o que permite que a missão, visão e os valores do negócio sejam seguidos.
Diante da importância dessa etapa, ela se torna o norteador do mapa. Isto é, todos os esforços estarão voltados para atingir tal objetivo.
Também é necessário definir as metas que devem ser alcançadas ao longo do caminho. Elas são importantes para avaliar se a organização está indo na direção correta.
Mas, se for necessário, é possível realizar ajustes no decorrer do tempo.
Para defini-las, é possível usar o recurso SMART:
S: specific (específica);
M: measurable (mensurável);
A: achievable (possíveis, de acordo com o prazo e recursos disponíveis);
R: relevant (relevantes, de acordo com o objetivo-chave);
T: time-bound (limitadas ao tempo, ou seja, devem seguir uma linha cronológica).
Defina o público-alvo
O público-alvo das organizações evoluiu muito com o passar dos anos e, apenas, os dados demográficos (idade, cidade, sexo, religião, etc) não são suficientes para conhecer o consumidor final.
Por isso, para elaborar um mapa da comunicação, é necessário compreender quais são os valores, dores, necessidades, expectativas e qual a forma correta de se comunicar com o cliente.
Defina o orçamento
A construção de um mapa da comunicação exige que a organização tenha recursos financeiros disponíveis.
Por isso, antes de iniciar o desenvolvimento do mapa, é preciso avaliar quais são os recursos que a empresa possui e quanto tempo ela está disposta a investir.
Dessa forma, será possível distribuir a renda de forma inteligente, visando gerar bons resultados para a organização.
Desenvolva o cronograma
Para que o planejamento tenha êxito, é necessário criar um cronograma que prevê quando cada ação será colocada em prática.
É importante que as etapas sejam complementares umas das outras, assim o plano vai se desenvolvendo sem complexidade.
Avalie, adapte e melhore
O monitoramento dos resultados não deve ser realizado apenas no final da aplicação do mapa da comunicação estratégica.
Pelo contrário, ele deve ser feito ao longo da implementação de cada etapa do processo.
Pois, dessa forma, é preciso fazer ajustes rapidamente, se houver necessidade. Isso permite que a organização atinja o resultado desejado de forma mais rápida.
Também é importante ressaltar que, para desenvolver o mapa da comunicação, é necessário que os colaboradores estejam engajados e façam parte desse processo.
Essa ferramenta é uma estratégia que pode fazer total diferença no sucesso da organização e todos os envolvidos devem fazer parte da sua construção e aplicação no dia a dia.
Considerações finais
Vimos ao longo deste artigo a importância do mapa da comunicação estratégica para o sucesso das organizações.
Uma comunicação de qualidade é responsável por transmitir mensagens ao público interno e externo da organização.
Desse modo, a empresa consegue informar seus objetivos e seu posicionamento no mercado, sem ruídos.
O mapa da comunicação estratégica permite que a organização crie negócios de sucesso, melhore o clima organizacional e alcance melhores resultados.
Agora que você conferiu as melhores práticas para a construção de um mapa de comunicação estratégica, conheça quais os tipos de agência de marketing digital e qual é a melhor opção.