As principais marcas do mercado possuem diversos atributos que as consolidam no topo de seu segmento. Ser único e estar na cabeça de seu consumidor durante o processo de compra é uma tarefa árdua de branding, mas as estratégias devem ser adotadas assertivamente para um posicionamento relevante de sua marca no mercado.
Um estudo realizado pela Ogilvy no primeiro trimestre de 2017 mostrou a importância das marcas em cinco países no mundo. A pesquisa brasileira ouviu mais de 2 mil pessoas das classes A, B e C, entre 18 e 64 anos e de ambos os sexos.
Ao todo, 50 marcas nacionais e internacionais foram avaliadas para entender a relevância das empresas para o consumidor, quais pontos eram os principais atrativos e a razão do sucesso dessas marcas no mercado atual. Os dados serviram de base para a agência aprender com os resultados coletados.
Com todas as entrevistas feitas, a Ogilvy divulgou os resultados da pesquisa para criar comparativos com outros mercados mundiais. Na média, a importância da marca está em 68% no processo de compra dos brasileiros, contra 53% na Inglaterra e 57% nos Estados Unidos.
Para chegar nesse resultado, a agência realizava a pergunta: “que marca realmente importa para você?”. As diversas respostas listaram os cinco principais atributos observados: Confiança, Imagem, Empoderamento, Fazer e Tradição.
Entre as marcas com maior destaque para o consumidor, o Google lidera o ranking, seguido pelo Facebook (2º), Natura (3º), Havaianas (4º), Netflix (5º), O Boticário (6º), Samsung (7º), Nestlé (8º), Apple (9º) e Nike (10º), formando o ranking das empresas com maior relevância no mercado brasileiro.
Dentre as gigantes de diversos setores nacionais, algumas marcas se destacaram com maior assiduidade nos cinco principais atributos:
Natura; Netflix; Samsung; Nestlé; Apple; e Nike
Facebook; Havaianas; Netflix; O Boticário; Apple e Nike
Natura; Havaianas; Netflix; O Boticário; Apple e Nike
Natura; Havaianas; O Boticário; e Nestlé
Google; Facebook; e Samsung
O estudo aponta que as marcas devem buscar os consumidores e mostrarem atributos sólidos para atrai-los. As empresas não se podem dar o luxo de apenas esperar que um cliente bata em sua porta e vá comprar seu produto ou serviço, saber vender é fundamental.
Efetividade do marketing
Com essa percepção, o estudo também levantou os principais itens na efetividade do marketing. Em primeiro lugar, os entrevistados afirmaram que “é uma marca informativa e me ajuda a entender as coisas” (76%), seguido por “fornece informações que me ajudam a tomar decisões” (74%), “fornece instruções úteis e me diz como fazer as coisas” (74%), “me permite moldar a marca às minhas necessidades” (72%) e “me permite aprender coisas úteis a partir de outras pessoas” (71%).
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