6 dicas para melhorar o seu Market Share
O termo Market Share se refere à participação de empresas dentro do segmento em que atuam. Pode ser chamado também de fatia de mercado, participação de mercado ou quota de mercado.
Empresas não sobrevivem sem vendas e sem clientes. Por isso, em um mercado cada vez competitivo, a disputa pelos consumidores é frequente, seja qual for a área de atuação. Saber qual é a posição do seu negócio e sua participação percentual no mercado é importante para conhecer a própria organização e também a realidade do setor. E é aí que entra o Market Share.
O termo é derivado do inglês e formado pela junção duas palavras, market, que quer dizer mercado, e share, que significa quota ou divisão. Para ficar mais claro para você, vamos a um exemplo: em uma pesquisa sobre o mercado de eletrodomésticos, mostrou-se que determinada empresa tem 30% de participação de consumidores. Nesse caso, seu Market Share é 30%.
Qual a importância de conhecer esse percentual?
Apesar de não haver um percentual aceitável ou pré-definido que mensure o sucesso de uma empresa, saber qual é o Market Share é importante por dois motivos: através dele é possível conhecer o seu valor, ou seja, o quanto os produtos e serviços da marca são procurados; e medir a sua evolução, já que se o Market Share aumenta com o tempo, isso quer dizer que o negócio está no caminho certo.
Como calcular o Market Share da minha empresa?
Veja agora como calcular a participação de mercado do seu negócio para saber qual o posicionamento atual e entender as novas análises no futuro, afim de detectar se a marca está progredindo:
1. Defina o período de tempo a ser calculado
Para saber como está o Market Share de sua empresa em relação à concorrência, a primeira coisa a ser feita é a definição de um período a ser calculado. Dessa forma, os resultados serão condizentes com a realidade. Esse tempo pode compreender um trimestre, um semestre, um ano, ou mesmo anos.
2. Calcule a receita bruta
Organizações de capital aberto devem divulgar um balanço financeiro a cada ano ou trimestre. Nele constam todas as vendas realizadas pela empresa e outros detalhes mais específicos sobre determinados produtos.
Nesse caso, sua empresa pode optar por fazer uma análise geral dos dados ou focar no que é importante para o seu caso, ou seja, itens específicos.
3. Descubra o número de vendas totais do mercado
Para descobrir o número de vendas realizadas em seus concorrentes, você pode recorrer a sindicatos e associações ou contratar empresas especializadas em apresentar esse tipo de dado.
Caso isso se torne uma dificuldade, é possível também reunir as vendas das empresas que dominam o mercado e tirar uma média a partir daí.
4. Divida a renda da empresa analisada pelas vendas dos concorrentes
Por último, divida a receita total da sua empresa pelas vendas totais dos concorrentes. Aí estará o seu Market Share. Vamos a um exemplo: sua empresa teve uma venda total de 100.000 mil reais em determinado produto e toda a concorrência vendeu um milhão de reais. A conta seria 100.000 / 1.000.000. Em porcentagem isso daria 0,1%.
6 dicas para melhorar o Market Share
Como dissemos, não há um índice padrão que mostre o sucesso de uma empresa, por outro lado, quanto maior ele for, melhor é o seu desempenho. E é isso que todo empreendedor espera, não é mesmo?
Então confira agora 6 dicas de como melhor o Market Share da sua organização:
1. Conte com uma boa política de preços
Os preços dos produtos e serviços de uma empresa fazem toda a diferença na conquista do mercado. Por isso, eles devem ser calculados respeitando alguns fatores que tornem o negócio mais competitivo.
Entre eles, estão a média de valores cobrados pelos concorrentes, o posicionamento relacionado aos preços populares ou serviços premium, por exemplo, os objetivos da empresa no momento e os gastos relacionados aos produtos que devem ser cobertos pelo custo final de cada um deles.
2. Fidelize clientes
Para que o Market Share de uma empresa aumente, além de conquistar novos consumidores, é necessário manter aqueles que já são clientes, para que assim os números se somem. Portanto, para quem quer aumentar o percentual a fidelização é fundamental.
Entre as ações que podem ser realizadas com esse objetivo estão os descontos especiais, brindes, programas de vantagens, qualidade de atendimento e suporte técnico, dependendo do segmento do negócio.
3. Invista em Marketing
Conquistar novas quotas do mercado exige atitudes da empresa para se tornar mais visível e fortalecida no mercado. E isso pode ser feito por meio das estratégias de Marketing e, de uns tempos para cá, de Marketing Digital.
Seja na mídia tradicional ou na internet, sua empresa pode contar com uma série de estratégias traçadas por profissionais e agências especializadas, os quais podem ajudá-la a conquistar e fidelizar os consumidores, aumentando o Market Share.
4. Busque inovar
Um dos fatores que fazem empresas se destacarem em seu ramo de atuação é, sem dúvidas, a busca pela inovação constante. Procure ter diferenciais em seus produtos, atendimento, formas de entrega ou novas tecnologias de forma com que o cliente seja sempre surpreendido.
5. Analise a concorrência
Como comentamos logo no início do post, a competitividade no mercado é cada vez maior. E, se você está aqui por ter o objetivo de aumentar o Market Share de sua empresa, pode ter certeza que muitos concorrentes também estão.
Por isso, é importante que você faça uma análise das empresas que disputam clientes com o seu negócio para verificar as ações que estão dando certo, se inspirar, e também entender quais são as brechas que sua empresa pode aproveitar.
6. Foque no bom atendimento
O consumidor atual está cada vez mais exigente. Caso não seja atendido da forma que espera, é muito provável que procure a concorrência. Então, não deixe de investir em um atendimento de excelência em sua empresa, fator relevante e influente para o seu próximo cálculo de Market Share.
Como você viu nesse post sobre o conceito e importância do Market Share, ter uma participação maior no mercado em que atuam é um dos grandes desafios das organizações, independentemente de porte ou segmento. E esse, em especial, pode ter bons resultados por meio das dicas que demos aqui.
Mas entender o quais são os valores que os consumidores mais admiram nas marcas podem contribuir para esse processo de melhorar o seu Market Share, então, confira também esse texto.
Acha que esse artigo pode ser interessante também para o seus conhecidos? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais!
Muito bom seu artigo, vale a pena recomendá-lo para meus colegas.