Marketing de Relacionamento é uma estratégia focada nos relacionamentos entre as empresas e seus clientes. Ele envolve construção da marca, disseminação e fidelização, com o objetivo de gerar credibilidade e autoridade
Nunca foi tão importante conquistar e fidelizar clientes como nos dias de hoje, em que a concorrência é tão acirrada e o consumidor tão informado e conectado. Para ajudar as empresas nesse desafio, existe o trabalho do Marketing de Relacionamento, o qual promove uma ligação entre marca e cliente por meio de diversas estratégias.
O Marketing de Relacionamento é uma vertente do Marketing tradicional que envolve estratégias de construção e disseminação de uma marca, criação de autoridade, prospecção e fidelização.
A partir da atuação dessa área dentro de uma empresa, essa começa a se tornar referência no mercado, pois passa a proporcionar vantagens para potenciais e atuais clientes.
Em linhas gerais, podemos dizer que o Marketing de Relacionamento são as ações tomadas pelas marcas de forma a criar e manter relacionamentos positivos, saudáveis e duradouros com o consumidor.
Em tempos onde a informação e empresas do mesmo segmento estão em todo lugar, um bom relacionamento se tornou um diferencial fundamental para empresas que pretendem se estabelecer. Hoje, o consumidor espera muito mais do que um produto ou serviço de qualidade. Ele quer e precisa se sentir especial.
Por isso o Marketing de Relacionamento é tão importante. Por meio do trabalho de profissionais especializados, uma marca é capaz de atrair consumidores e criar relações saudáveis.
Isso tudo contribui para a conquista e fidelização de clientes, os quais, por terem uma excelente experiência de compra, poderão indicar a empresa a seus conhecidos de forma frequente. Ou seja, mais vendas e mais faturamento.
Depois de ler até aqui, possivelmente você esteja pensando seriamente em investir no Marketing de Relacionamento para melhorar os resultados de sua empresa, porém não sabe como fazer isso na prática. Para te ajudar nessa tarefa, listamos alguns passos a seguir:
Não há como fazer um bom trabalho de Marketing de Relacionamento sem conhecer profundamente sua audiência, ou potenciais clientes. Dessa forma, o primeiro passo deve ser a criação de personas, ou representações semifictícias do seu cliente ideal.
Para isso, devem ser realizadas análises e pesquisas que mostrem as características e necessidades em comum. Com essas informações em mãos, monte uma base de dados consistente com informações de contato importantes, as quais servirão posteriormente para a divulgação da marca.
Sua base de dados servirá para uma das ferramentais mais importantes do Marketing de Relacionamento, o e-mail marketing. Por meio dessa estratégia, sua empresa pode realizar diversas ações, como criar proximidade, parabenizar por aniversários e outras datas importantes, oferecer conteúdos relevantes, promoções e vantagens especiais, divulgar novidades, entre outros.
Quem não gosta de ter vantagens quando é cliente recorrente de uma marca? Por isso, uma das ferramentas que devem ser utilizadas no Marketing de Relacionamento são os programas de fidelidade, muito utilizados pelas empresas de cartões de crédito, companhias áreas e restaurantes, por exemplo.
Sua marca pode criar uma série de vantagens atrativas de acordo com o perfil do cliente e, com isso, fazê-lo se sentir importante e especial. Com isso, ele não vai se esquecer de sua empresa no momento em que precisar das soluções que ela oferece.
No Brasil já milhares de usuários nas redes sociais e, certamente, muitos dos seus clientes estão lá. Ao investir nesses canais, as empresas podem divulgar sua mensagem para uma audiência cada vez maior, aumentando as chances de conquistar novos clientes.
Por outro lado, fidelizam aqueles que já o são, pois as redes sociais são um ótimo canal para se estreitar relacionamentos.
Nesse caso, a dica é trabalhar com as redes sociais da forma mais profissional possível e de acordo com o perfil e linguagem do seus clientes. Assim o Marketing de Relacionamento se torna muito mais assertivo e eficiente.
Se por um acaso você está pensando que o Marketing de Relacionamento só deve ser feito até o momento em que cliente efetuar uma compra, saiba que esse conceito está equivocado.
Para que seja, de fato, eficaz, as estratégias devem focar no longo prazo. Isso pode ser feito por meio do contato contínuo e das campanhas frequentes. Somente assim poderá acontecer a tão sonhada fidelização.
Quer saber o que fazer para que sua marca entre na mente do consumidor? Descubra aqui e conquiste ainda mais.