Marketing de Serviços: Conheça os 8 P’s
O marketing é para tudo e todos, mas é realizado de formas diferentes com base em cada tipo de negócio. O marketing de serviços, por exemplo, é a estratégia certa para as aquelas empresas que não vendem produtos, mas um trabalho.
Podemos citar como exemplo aquelas que atuam com higienização e limpeza, segurança patrimonial, jardinagem e outros.
Se você trabalha vendendo serviços, continue a leitura. No post de hoje nós vamos te mostrar como aumentar a sua carteira de clientes.
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O que é marketing de serviços?
É o marketing aplicado na venda de serviços, e não de produtos como costumamos ver. Ou seja, essa estratégia é indicada para os prestadores de serviços, aqueles que vendem benefícios intangíveis.
Sendo assim, reúne ações para convencer pessoas a escolherem a sua empresa caso precisem daquilo que você oferece.
Com isso, é possível tornar o seu negócio a primeira opção do público-alvo, contornando com maior facilidade as objeções que possam surgir, incluindo aquelas frequentes de que “o serviço está muito caro”.
Para o que se destina o marketing de serviços?
O marketing de serviços tem como objetivo fazer o cliente escolher a sua solução em vez de um concorrente. Mas além disso, visa obter a máxima satisfação dos clientes para que haja fidelização ou até mesmo marketing de referência.
Quais são as características do marketing de serviços?
De acordo com Philip Kotler (considerado o pai do marketing), o marketing de serviços possui 4 características, são elas:
- Intangibilidade: Isso porque ao contrário de um produto, um serviço não pode ser tocado ou experimentado antes de ser adquirido.
- Inseparabilidade: Na maioria das vezes eles são realizados e consumidos ao mesmo tempo. Por exemplo, um empresário que contrata um tradutor autônomo consome o serviço simultaneamente enquanto ele é realizado em uma reunião de negócios.
- Variabilidade: Possuem variações de acordo com quem executa e o local onde é prestado.
- Perecibilidade: Diferentemente de um produto, um serviço não pode ser estocado.
Esses tópicos devem ser considerados na hora de executar uma estratégia de marketing. Pois, se as ações forem realizadas com base em produtos, as chances de fracasso são maiores.
Por que o marketing de serviços tem 8P´s e quais são?
Você já ouviu falar dos 4P’s do marketing? Eles são os pilares básicos para qualquer estratégia de marketing.
Mas como você viu acima, quando se trata de serviços existem algumas particularidades que precisam ser levadas em consideração. É por isso que o número de “P’s” aumenta para 8. Conheça cada um abaixo:
- Produto: Apesar de parecer estranho, mesmo um serviço vende um produto. Na maioria das vezes é o benefício que o trabalho promove após realizado. Por exemplo, uma empresa de higienização de estofados consegue praticamente revitalizar um sofá a um custo menor do que comprar um novo.
- Preço: Precificar o serviço com uma ótima percepção de custo-benefício.
- Praça: Em qual local e como será realizado o serviço? Qual a logística necessária para que ele possa ser feito?
- Promoção: São as ações de comunicação para divulgar os serviços oferecidos e todos os esforços relacionados.
- Processos: Estabelecer um processo de trabalho capaz de atender (ou superar) as expectativas dos clientes. Essa organização também ajuda a quebrar objeções e convencer a contratação.
- Pessoas: Refere-se a quem trabalha com você ou executa os serviços. Qual a qualificação desse pessoal? É preciso ter uma equipe capaz de manter o padrão de qualidade, independentemente de quem faça o trabalho.
- Palpabilidade: Como um serviço é intangível, é preciso fornecer evidências físicas que transmitam confiança aos clientes e os façam querer fechar negócio com você. Isso envolve diversos fatores, desde o uniforme utilizado pelos profissionais até os produtos usados para realizar o serviço. Voltando ao exemplo da empresa de higienização de estofados, eles poderiam explorar as máquinas, produtos e tecnologias durante a limpeza.
- Produtividade e qualidade: É preciso buscar periodicamente formas de melhorar esses aspectos para que a empresa possa se desenvolver saudavelmente.
Quais os tipos de marketing de serviços?
Segundo Kotler o marketing de serviços possui 3 divisões: externo, interno e interativo.
O marketing externo são aquelas ações mais tradicionais de comunicação. O interno está voltado para dentro da empresa e tem como foco os colaboradores. E a junção desses dois tipos formam o marketing interativo.
Melhores práticas para uma estratégia eficiente de marketing de serviços
Quando o marketing de serviços é aplicado estrategicamente, pensando nas particularidades de cada negócio e público, as chances de sucesso são bem maiores.
Pensando nisso, reunimos as melhores práticas para você aplicar e começar os seus esforços de marketing com “o pé direito”. Confira:
Se preocupe com a experiência do cliente
Você não deve se preocupar com o seu cliente apenas na hora de realizar o serviço. É fato que essa é uma das etapas mais importantes e deve ser feita com a máxima qualidade.
Mas para a fidelização, é preciso pensar na experiência do cliente em todos os processos, desde o primeiro contato dele com a empresa até o pós-venda.
Invista no marketing de conteúdo
O marketing de serviços pode contar com o apoio do marketing de conteúdo para impulsionar os resultados.
Isso porque por meio dessa estratégia é possível criar maior autoridade para a empresa, a posicionando como uma referência de mercado – e isso atrai mais clientes.
Mas o que isso significa? Que você precisa estar presente nos buscadores (como o Google) e nas redes sociais. Criando conexão e proximidade com o seu público, e isso é feito através de conteúdo, assim como esse que você está lendo.
Tenha um diferencial
Quantos concorrentes você tem? Existem tecnologias capazes de fazer o que você oferece?
Por exemplo: Um nutricionista além de ter outros profissionais como concorrentes, ainda precisa competir com aplicativos que prometem criar cardápios personalizados de acordo com o objetivo de cada pessoa e suas características.
Mas acontece que esse nutricionista é especialista em intolerâncias e alergias alimentares, o que faz ele se destacar dos outros profissionais e da tecnologia.
Agora pergunte-se: Qual é o seu diferencial?
Analise o seu concorrente
Existe um conceito chamado benchmarking que consiste em analisar os seus concorrentes para encontrar suas melhores estratégias e aplicá-las no seu negócio.
É possível até mesmo avaliar como empresas de serviços de outros segmentos trabalham o seu marketing e usar as estratégias deles adequando de acordo com a sua realidade.
Faça um planejamento
Esse é o momento de colocar os 8P’s do marketing de serviços em prática. Tenha um plano de ação, metas e objetivos bem definidos.
Quem será o responsável por executar cada estratégia, como ele vai fazer e quanto tempo terá para concluir?
Essa etapa é a mais desafiadora. Mas fique tranquilo, é possível contar com o apoio de empresas especializadas para definir os melhores caminhos para seguir e até mesmo “encontrar atalhos” que só quem conhece bem o percurso sabe onde fica.
Acompanhe os resultados
Como você vai saber se o seu planejamento está saindo de acordo com o esperado se não mensurar os resultados?
Por isso é importante analisar as métricas e KPIs de cada estratégia, readequando o que for necessário ou direcionando os esforços para o que apresenta melhor desempenho.
Quais são as principais diferenças entre o marketing de produtos e o marketing de serviços?
O marketing de produtos é diferente pois envolvem coisas que podem ser tocadas, armazenadas e testadas antes da compra.
Já o marketing de serviço tem que direcionar as estratégias pois trata de algo que não pode ser visto antes que de fato seja realizado.
O benefício de um produto é mais fácil de identificar do que um serviço, e este está diretamente ligado a uma pessoa – o que pode ser um ponto negativo ou uma oportunidade.
Fora isso, um produto oferece o mesmo padrão de qualidade, ainda que sejam de lotes diferentes (sem contar erros de fabricação). Já o trabalho de um profissional nunca sairá exatamente igual ao de outro.
E até uma mesma pessoa pode realizar um serviço de formas distintas, pois há diversas variáveis que impactam no resultado.
Por esses motivos, é evidente que o marketing de serviços é bastante desafiador. Sendo assim, é recomendado contar com profissionais experientes nessa vertente, aumentando as chances de sucesso!
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