Você tem uma empresa que oferece ótimos produtos e serviços, uma equipe estruturada e bom atendimento, porém as vendas não estão sendo tão satisfatórias? O que pode estar faltando em sua estratégia é investir no Marketing de Vendas. Acompanhe o nosso post, saiba tudo sobre o conceito e como ele pode ser aplicado na prática.
Afinal, o que é Marketing de Vendas? Diferente do Marketing tradicional, que atua pensando na comunicação da empresa como um todo, esse conceito busca estabelecer estratégias de vendas para cada produto que um negócio oferece.
Por exemplo, você tem uma loja de roupas, a qual oferece uma grande variedade de peças, estilos e tamanhos. Nesse caso, o Marketing de Vendas atua escolhendo aquelas que são mais mais chamativas e cria maneiras de promovê-las no mercado.
Para isso, são levados em conta o público-alvo, a atração que cada produto oferece, seus benefícios, valor, entre outros detalhes. E, a partir daí, são desenvolvidas estratégias pontuais, como em datas especiais, ou a médio e longo prazo.
A partir do momento em que sua empresa começa a investir na metodologia, as chances de atrair e conquistar clientes, por meio de uma série de ações, são muito maiores. E, além disso, o conceito atua também na fidelização dos consumidores, os quais percebendo a qualidade e as vantagens dos produtos oferecidos, tenderão a comprar novamente em sua empresa.
Depois de falarmos sobre o conceito e seus benefícios, chegou o momento de mostrarmos a você algumas ações para aplicar o Marketing de Vendas e, assim, aumentar o faturamento de sua empresa. Confira 5 delas:
A base de qualquer ação de sucesso deve ser o público-alvo para a qual ela será destinada. Por isso, conhecer e, principalmente, compreender o seu cliente é essencial. Análise quais são os seus hábitos, comportamentos, dores e vontades.
Isso pode ser feito por meio de entrevistas e pesquisas, por exemplo, as quais revelem quem é o público em que seu negócio deve focar. Só tome o cuidado para não ser muito invasivo.
A primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Por isso, vale a pena investir no design, na embalagem, como o produto ficará exposto na loja, entre outros detalhes que chamem a atenção dos clientes.
Observe aqueles produtos que podem ser parcelados e os que devem ser pagos à vista e os separe em setores, por exemplo. Dessa forma, quando o cliente estiver em sua loja , ficará melhor situado e, assim, será mais fácil ir direto à forma de pagamento mais interessante para ele naquele momento.
Só de ouvir a palavra promoção, o consumidor já fica mais atento à determinado produto. Portanto, selecione aqueles que podem ser colocados em promoção, por terem maior margem de lucro, e coloque em prática. Também é interessante lançar ações de desconto, como os progressivos ou por tempo limitado.
Depois de definir quais os produtos serão os carros-chefes dentro da sua estratégia de Marketing de Vendas, pense nas maneiras pelas quais a informação pode chegar aos seus clientes. Isso pode ser feito por meio de e-mails marketing, banners, panfletos, Marketing Digital, assessoria de imprensa, entre outras ferramentas eficientes.
Tão importante quanto conquistar clientes, é mantê-los sempre por perto. Por isso, é necessário pensar de que formas esse consumidores podem ser fidelizados. Que tal criar promoções especiais, cartões de presentes e outros mimos? Sem dúvidas isso fará a diferença.
Além de aplicar esses processos na prática, é fundamental manter as equipes de vendas e Marketing bem alinhadas para que se possa agir em conjunto e criar estratégias e ações que beneficiem ambos os setores. Dessa forma, sua empresa só tende a ganhar.
Também é muito importante, assim como no Marketing tradicional, medir os resultados das ações, para que aquelas que estão tendo sucesso sejam continuadas a as estratégias não tão eficientes sejam remodeladas, de forma que se tornem eficientes e assertivas.
Esperamos que nosso post sobre Marketing de Vendas tenha servido como inspiração para a prática no seu negócio. Quer gerar mais resultados? Confira as 5 estratégias de Marketing para ter uma empresa de sucesso.