Marketing Digital: Entenda do Conceito à Prática
O marketing digital é a principal estratégia utilizada pelas empresas para ganhar mais visibilidade e conquistar um maior número de clientes.
Esse recurso é tão eficaz que graças a ele muitos negócios puderam superar a crise gerada pela pandemia de coronavírus sem fechar suas portas.
De acordo com uma pesquisa da HubSpot, 54% dos consumidores têm interesse em acessar novos conteúdos produzidos pelas empresas que eles valorizam.
Portanto, se você acredita que “a voz do cliente é a voz de Deus”, continue a leitura e aprenda a montar um plano de marketing digital.
O que é marketing digital e qual sua importância?
O marketing digital utiliza a internet como forma de comunicação com o público de um negócio por meio de dispositivos móveis e outros equipamentos digitais.
O principal intuito é promover a empresa, melhorar o alcance da marca e assim aumentar as vendas de produtos ou serviços. Esse tipo de marketing é uma excelente ferramenta para atração e retenção de clientes.
Essa estratégia abrange diversos recursos, métodos e tecnologias, tais como: SEO, e-mail marketing, sites, blogs, vídeos, redes sociais e produção de conteúdo web em geral.
Com o marketing digital é possível calcular com maior precisão o retorno sobre cada investimento feito.
Quando surgiu o marketing digital?
No começo da internet por volta dos anos 90, as páginas e sistemas eram bem simples. Essa fase também é conhecida como Web 1.0.
Nela não existiam meios de comunicação entre cliente e empresa e a interação ocorria de forma unilateral, assim como acontece no marketing tradicional. Nessa época existiam em torno de 130 sites na internet.
Porém, conforme o número de usuários ia crescendo a quantidade de investimento das empresas na internet também ia aumentando. E no fim dos anos 2000 já eram 17 milhões de sites.
Como consequência disso, houve uma grande evolução tecnológica na web e no conceito de marketing digital, até finalmente chegar ao que conhecemos hoje.
Principal diferença do marketing digital para o marketing tradicional?
Agora você já sabe o que é o marketing digital e como ele surgiu. Mas você sabe de fato quais são as diferenças entre ele e o marketing tradicional?
Se você ainda tem dúvidas sobre isso confira abaixo a tabela comparativa que preparamos:
Marketing Digital | Marketing Tradicional |
Baixo investimento | Alto investimento |
Alto alcance | Baixo alcance |
Comunicação bilateral | Comunicação unilateral |
Segmentação específica | Segmentação variada |
Fornece bastante indicadores | Fornece poucos indicadores |
Ações com possibilidade de ajustes em tempo real de acordo com a reação do público | Não possibilita alterações em tempo real |
Utiliza canais digitais (online) | Utiliza canais offline |
Por que a estratégia de marketing digital está em crescimento?
O principal motivo para o crescimento dessa estratégia é a mudança de hábito e rotina das pessoas.
De acordo com a pesquisa Global Digital Overview 2020, o número de usuários de internet no Brasil aumentou 8,5 milhões (+6,0%) entre 2019 e 2020.
Além disso, um indivíduo passa seis horas e quarenta e dois minutos conectado à internet, o que corresponde a 100 dias inteiros ao longo do ano.
E esse é um ótimo motivo para que as empresas também estejam presentes nesse ambiente.
Além disso, conforme citamos anteriormente, os consumidores desejam acessar novos conteúdos feitos pelas marcas que eles admiram.
E as estratégias de marketing digital fazem exatamente isso. Portanto, as empresas que investem na criação de materiais relevantes saem na frente pois tem maiores chances de atrair e conquistar o público.
Quais são as vantagens do marketing digital para as empresas?
O marketing digital é capaz de ajudar literalmente todas as empresas, independentemente do seu segmento ou porte.
Confira as vantagens e os resultados que um negócio pode obter utilizando a estratégia correta:
- Não exige um alto investimento;
- O ROI (retorno sobre o investimento) pode ser gigantesco;
- Entender o seu público-alvo;
- Alcançar um maior número de pessoas;
- Conquistar mais clientes;
- Melhorar o relacionamento com os consumidores;
- Fidelizar clientes;
- Aumentar a reputação e autoridade da marca no mercado;
- Gerar leads;
- Aumentar as chances de vendas;
- Melhorar expressivamente o faturamento;
- Métricas como o ROI e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem ser analisadas em tempo real;
- Criar vantagem competitiva.
Quais os tipos de marketing digital?
O marketing digital possui diversas subdivisões e cada uma possui um foco diferente. Portanto, devem ser escolhidas de acordo com as necessidades da marca. Confira cada um abaixo:
- Outbound Marketing: Também é conhecido como marketing de interrupção ou de saída. O seu intuito é promover um produto através de publicidade, promoções, relações públicas de modo ativo, ou seja, ir atrás do cliente. No entanto, tem sido cada vez menos utilizado por ser considerado um tipo de marketing “irritante” e que atrapalha o usuário.
- Inbound Marketing: É um dos tipos mais utilizados atualmente. Ao contrário do outbound que vai atrás dos clientes, essa estratégia visa com que eles próprios procurem pelo conteúdo relevante. Por isso, essa vertente também é conhecida como Marketing de atração. Falaremos mais sobre esse tópico adiante.
- Marketing de Performance: Essa estratégia se preocupa principalmente com os resultados e o retorno sobre os investimentos. Portanto, são feitas análises de dados visando encontrar o plano de marketing digital que está tendo melhor desempenho.
- Vídeo Marketing: Como o próprio nome sugere essa estratégia do marketing digital utiliza vídeos para engajar e interagir com o público. Isso pode ser feito com vídeos gravados no Youtube, por exemplo, ou através de lives e stories nas redes sociais.
- Real Time Marketing: É a comunicação instantânea da marca com o seu público. Como exemplo temos a Hellmann’s e a sua ação #PreparaPraMim, que consiste em mandar uma receita em tempo real para o usuário do Twitter após ele enviar uma mensagem com os ingredientes que possui e com a hashtag.
Quais são as principais estratégias do marketing digital?
Para obter as vantagens do marketing digital, as empresas podem utilizar diferentes estratégias.
Conheça as principais abaixo e veja qual se encaixa mais no seu negócio:
Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo
O inbound marketing é uma estruturação ampla e completa que reúne as principais ações do marketing digital.
Ele consiste na criação de conteúdos para atrair o público do negócio. Nesse tipo de tática a empresa não vai atrás de clientes, mas investe em materiais para que as pessoas o encontrem, como blogs e redes sociais, por exemplo.
O intuito do inbound é atrair pessoas realmente interessadas nos produtos e serviços da marca, ou seja, clientes em potencial.
O marketing de conteúdo é uma das ferramentas do inbound. Ele consiste na elaboração e disponibilização de materiais valiosos e com relevância para a persona (personagem que representa o cliente ideal de uma empresa).
Fazendo uma analogia, se o inbound marketing fosse um bolo o conteúdo seria o fermento.
Existem diversos recursos utilizados para essas estratégias. Nenhum é melhor ou mais eficiente que o outro, aliás, eles muitas vezes se complementam. Descura os principais a seguir:
Blog
O blog deve abordar conteúdos que sejam interessantes e que tenham a ver com o público-alvo do negócio. O foco principal deve ser na intenção de busca dos consumidores.
SEO
O SEO é a sigla para Search Engine Optimization. A sua tradução é otimização para mecanismos de buscas.
O principal objetivo desse recurso é melhorar a posição da página da empresa nos mecanismos de buscas na internet como o Google, por exemplo. Isso aumenta a visibilidade da marca e consequentemente as chances de vendas.
E-mail Marketing
O e-mail é uma forma de criar aproximação com os clientes e leads, além de ser um excelente meio de divulgar produtos e serviços. Com certeza você já deve ter recebido alguns e-mails de marcas, e é basicamente assim que a estratégia funciona.
Anúncios
Os anúncios têm como finalidade acelerar o processo de marketing digital orgânico pagando para que os conteúdos apareçam para os usuários, aumentando assim as chances de conversão.
Site institucional
O site institucional serve para dar maior credibilidade a marca. Nele você pode inserir todas as informações importantes sobre o seu negócio, bem como promover os produtos e serviços.
Landing Page
A Landing Page diferentemente de um site, é uma página única que reúne todas as informações necessárias para converter um visitante em lead, ou até mesmo em cliente.
Esse tipo de estratégia é bastante utilizado para promover produtos pois possui altas taxas de conversão.
Redes sociais
As redes sociais são usadas para influenciar, comunicar e interagir com os consumidores. É por meio desses canais que os usuários criam maior identificação com a marca, fidelizam e viram divulgadores.
Automação de marketing
A automação de marketing utiliza tecnologias para reduzir os trabalhos manuais, otimizar processos e aumentar a eficiência das ações do marketing digital. Ela é considerada a principal ferramenta de gerenciamento de leads.
Outras estratégias de marketing digital
Os conteúdos em áudio são outras ferramentas utilizadas no marketing digital. Alguns exemplos são os podcasts e posts em áudio, que trazem ótimos resultados. Não é à toa que o Áudio Marketing considerado é uma das principais tendências da internet.
As notificações push são outra forma de impulsionar as ações do site. Os usuários inscritos recebem diversos alertas com diferentes tipos de conteúdo e que possuem altas chances de conversão.
Por fim, os chatbots também têm sido bastante utilizados como estratégias de marketing digital. Esses robôs de comunicação são capazes de melhorar o relacionamento da marca com o público e até mesmo gerar vendas.
Como montar um plano de marketing digital?
Assim como para qualquer outra ação, o planejamento é fundamental para o marketing digital.
Sendo assim, confira abaixo o passo a passo para elaborar o seu plano de marketing.
- Faça uma análise do ambiente: Para isso você pode utilizar o método SWOT.
- Conheça o seu público e monte uma persona: Você pode usar o “Gerador de Personas” para isso.
- Defina suas estratégias e ações: Escolha qual dos recursos que citamos anteriormente se encaixa melhor as necessidades da sua empresa e do seu público.
- Defina prazos: Para que o planejamento possa ter resultados é preciso colocá-lo em prática. Por isso defina um cronograma para cada tarefa.
- Conte com o apoio de empresas especializadas: A melhor maneira de conseguir resultados rápidos é contando com o apoio de empresas experientes e especializadas. Elas poderão direcionar as melhores estratégias para o seu negócio, aumentando as chances de sucesso.
- Acompanhe os indicadores: Esteja sempre monitorando o desempenho das duas ações. Somente assim é possível verificar o que precisa ser mudado e o que está dando certo, direcionando esforços.
Quais são as principais métricas de marketing digital?
As métricas são fundamentais para avaliar o desempenho das estratégias de marketing digital. Conheça a seguir as mais utilizadas:
ROI – Retorno sobre Investimento
Nós já comentamos sobre o ROI anteriormente. Ele serve para avaliar o retorno sobre um investimento.
Vamos supor que você investiu um valor em anúncios em uma rede social. Utilizando essa fórmula você pode verificar se a estratégia trouxe resultados satisfatórios ou não. Aliás, é possível até mesmo analisar se você saiu no prejuízo.
A conta é bem simples de ser feita, para auxiliar você pode utilizar uma calculadora. Veja abaixo:
Cálculo ROI = (Receita – Custos) / Custos x 100.
Seguindo o exemplo anterior, se você investiu R$500 em anúncios e teve R$1.500 de rendimento, seu ROI será:
ROI = 1500 – 500/ 500
ROI = 1000/ 500
ROI = 2
Portanto, o seu retorno ao investir em marketing digital foi de 200%.
CAC – Custo de Aquisição por Cliente
Essa métrica avalia o custo que você teve para conquistar cada cliente. E da mesma forma que o ROI, o CAC pode ser calculado facilmente.
Cálculo CAC = Valor investido em marketing digital / Quantidade de clientes.
No entanto, é preciso dizer que muitos clientes não significam necessariamente sucesso. É necessário avaliar a receita que esse novo cliente te trouxe, ou seja, verificar o custo-benefício.
CPC – Custo por clique
O CPC é bastante utilizado para verificar o desempenho de anúncios. Por meio dele é possível avaliar o valor que é gasto cada vez que alguém clica na sua publicidade.
Esse custo não é fixo, podendo variar conforme a plataforma ou palavra-chave utilizada pelo seu negócio. Além da quantidade de concorrentes anunciando para o mesmo produto.
Geralmente a própria ferramenta de publicação oferece essa métrica, no entanto, é sempre bom conhecer a fórmula.
Cálculo CPC = Custo Total / Quantidade de cliques.
CPM – Custo por mil impressões
Essa métrica é usada quando o principal objetivo é atrair bastante visitantes para uma página.
Por exemplo, se você teve 5 mil visitantes e 2% deles viraram clientes, significa que você fez 100 vendas no mês.
Cálculo CPM = Custo Total / Visualizações × 1000.
Taxa de conversão
A taxa de conversão está relacionada com o avanço de um usuário no funil de vendas.
Essa é uma boa forma de verificar a quantidade de vendas efetuadas através de uma ação de comunicação. Por meio dela podemos identificar se a estratégia está tendo um bom desempenho.
Cálculo Taxa de conversão = Vendas / Acessos (Visitas).
Como saber se sua estratégia de marketing digital está correta?
Para saber se a sua estratégia de marketing digital está correta é simples. Basta verificar os resultados que você está tendo com cada ação.
Para isso você pode somar todo o seu faturamento com cada ação de marketing digital, depois subtraia todos os custos e despesas que você teve. Se o resultado for positivo, significa que está tendo resultados.
Em resumo, quanto maior for o seu desempenho maior será o lucro. Além disso, você pode utilizar as métricas que citamos acima.
Quais os profissionais necessários para montar uma equipe de marketing digital?
A competência do grupo de trabalho vai impactar diretamente nos seus resultados, por isso é preciso fazer uma boa seleção para encontrar os talentos certos para montar a sua estratégia.
Descubra abaixo quais são os profissionais necessários para montar uma boa equipe de marketing digital.
- Gestor/Coordenador de Marketing digital;
- Analista de Marketing Digital;
- Designer;
- Redator;
- Programador;
- Analista de Mídia Social;
- Especialista em SEO;
- Analista de UX;
- Diretor de marketing/CMO.
Você pode optar por escolher um profissional especialista em diferentes áreas e assim reduzir a equipe, ou pode contratar uma única empresa que trabalhe com isso e que já possui todos esses funcionários à sua disposição.
Considerações finais
O marketing digital não é mais apenas uma alternativa para impulsionar os resultados de uma marca.
Atualmente, ele é uma obrigação para as empresas que desejam aumentar a competitividade e visibilidade no mercado.
Ignorar essa estratégia é negligenciar o próprio negócio, independentemente do segmento ou porte.
Inclusive, existem diferenças no marketing digital para empresas, que é o marketing digital B2B e ele faz toda a diferença para o seu negócio. Confira quais são clicando aqui.