Marketing Digital: O que É?
A chegada da Internet revolucionou o modo de viver das pessoas. A informação ficou muito mais acessível e hoje é possível encontrar absolutamente tudo que se precisa na rede. E, com a compra de produtos e serviços, isso não é diferente! Mas o que é marketing digital?
Com tantas transformações a comunicação das empresas também precisou passar por mudanças para se adaptar a esse novo perfil de consumidor. Assim surgiu o marketing digital.
Quer saber tudo sobre o assunto para ter melhores resultados no cenário atual? Então acompanhe o nosso post!
Como era o marketing antes do ambiente virtual?
Antes de falarmos sobre o Marketing Digital, é importante que você conheça o caminho do Marketing antes de chegar ao ambiente online. Para explicar essa evolução foi criado o conceito de Marketing 1.0, 2.0, 3.0 e o atual 4.0. Veja do que se trata cada um deles:
O que é Marketing Digital?
Apesar de ter chegado ao Brasil há pouco mais de 20 anos, o conceito, que se baseia em promover profissionais e empresas por meio das redes sociais, só cresceu dentro do ambiente corporativo. Podemos dizer que hoje, aqueles que não se encontram no ambiente digital, estão perdendo uma boa fatia de clientes e, consequentemente, comprometendo seu faturamento.
O marketing digital é o responsável por envolver pessoas através dos canais digitais. Essa é uma das maneiras que as empresas têm de se relacionar com seus potenciais clientes e consumidores de forma mais próxima.
A comunicação e relacionamento com o cliente podem ser feitas através de várias plataformas como redes sociais, blogs, e-mails, entre outros.
Inclusive, essa estratégia pode custar 62% menos do que o marketing tradicional e seus resultados podem ser mensurados de forma mais precisa.
Quando falamos de marketing digital, é importante ressaltar que para montar uma estratégia eficaz é necessário ter uma persona para seu negócio. Isso porque no ambiente virtual existem diversos tipos de pessoas e para atingir a correta é necessário direcionar seus esforços para isso.
Qual a importância do marketing digital?
De acordo com dados da Hootsuite e do WeAreSocial, o brasileiro passa 10 horas e 8 minutos por dia conectado à internet. Para compreender a relevância do marketing digital, é necessário entender que o comportamento do consumidor mudou, então a internet não é apenas um local de passa tempo.
Quantas vezes você entrou em uma loja não sabendo o que iria comprar? Ou em qual momento você buscou por um modelo de celular em um e-commerce sem saber as suas características?
Segundo uma pesquisa da Global Web Index Q2 2021, 74,6% da população brasileira conectada à internet procura informações online sobre uma marca antes de comprar.
Os consumidores estão cada vez mais antenados. Com o estabelecimento da internet, ficou muito mais fácil buscar por produtos, pesquisar e analisar opiniões de outras pessoas.
Por isso, as empresas que buscam fortalecer a marca, ter mais visibilidade e atender a um perfil cada vez mais exigente de consumidor, devem estar presentes no ambiente online. Caso contrário, as chances de que os clientes busquem a concorrência é grande.
Quais os benefícios do marketing digital para as empresas?
Ao adotarem o marketing digital dentro de suas estratégias, as organizações obtêm uma série de benefícios. O principal deles certamente é o aumento nas vendas, que é o principal objetivo de todo negócio. Veja outros benefícios:
- aproximação com o público-alvo;
- fidelização de clientes;
- processo de comunicação segmentado e assertivo;
- facilidade para lançar novos produtos ou serviços;
- possibilidade de criar campanhas on-line personalizadas para cada público;
- mensuração de resultados que promovem uma tomada de decisão mais assertiva sobre as ações a serem realizadas.
Tipos de Marketing Digital
O Marketing Digital envolve diversos canais online que podem ser utilizados para a comunicação de uma empresa com seu público. Em função disso, há diferentes vertentes da estratégia. Veja quais são elas:
- Marketing de Busca, também chamado de SEM (Search Engine Marketing), tem como foco estratégias e ferramentas de divulgação em mecanismos de busca, como o Google;
- Marketing de Redes sociais, que visa o relacionamento das empresas em redes como o Facebook, Instragram, Linkedln e YouTube;
- Marketing de Conteúdo, que envolve o desenvolvimento de conteúdos relevantes para os blogs das empresas.
Ferramentas de Marketing Digital
Há inúmeras estratégias de Marketing Digital que podem ser aplicadas de acordo com o perfil de cada empresa, mas algumas delas se destacam pela grande utilização e pelos bons resultados que trazem, caso as ações sejam planejadas por profissionais capacitados. São elas:
Redes Sociais
Hoje, mais de 150 milhões de brasileiros estão presentes em mídias sociais como o Facebook, Instagram e Twitter. Esse já é um ótimo motivo para qualquer empresa apostar nessa estratégia de marketing digital.
Por meio delas, é possível promover conteúdo, interagir com possíveis clientes, divulgar promoções e novidades, fazer anúncios segmentados e muito mais. Confira abaixo se sua empresa precisa estar nas redes sociais.
Marketing de Conteúdo
Por meio da produção de conteúdo relevante e bem direcionado ao seu público, é possível educar, fortalecer a sua marca e fazer com que potenciais clientes lembrem-se da sua empresa quando precisarem do produto ou serviço que ela oferece.
Além disso, com um planejamento e um cronograma elaborados por especialistas na área, além de materiais formatados de acordo com cada estratégia, sua marca ficará sempre fortalecida, os clientes fidelizados, e o faturamento consequentemente aumentará.
E-mail marketing
Pode ser definido como a comunicação enviada aos clientes de uma empresa por meio de e-mails. Eles podem conter promoções, novidades, assuntos relacionados ao setor de cada negócio, e muito mais.
Porém, essa ferramenta, assim como todas as outras, deve ser utilizada a partir de estratégias bem pensadas. Os e-mails devem ser segmentados, de acordo com o perfil e a etapa do processo de compra que a persona se encontra, por exemplo.
SEO
A partir das técnicas de Search Engine Optimization – SEO, que incluem o uso de palavras-chave, os conteúdos, que são otimizados, tornam-se mais relevantes para os mecanismos de busca, como o Google, trazendo mais visibilidade para sites, blogs e outras páginas web das empresas.
Sem dúvida, investir em marketing digital é essencial para empresas que pretendem manter-se no mercado, fortalecer sua marca, conquistar clientes, elevar as vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento.
SEM
O SEM – Search Engine Marketing é uma estratégia que é baseada nos motores de busca. Ele tem o objetivo de fazer bons posicionamentos
Esse tipo de estratégia é dividida em duas partes:
- SEO: tráfego orgânico;
- Link patrocinado: mídia paga.
Na mídia paga a cobrança geralmente é feita por cliques, mas através de recursos mais avançados também existe a possibilidade de otimização para conversões ou impressões.
A cada pesquisa o Google seleciona através de um “leilão” e o anunciante que estiver disposto a pagar mais anuncia através daquela palavra-chave.
Além dos links patrocinados, para aplicar o SEM você deve utilizar o SEO, SEO On Page (links que direcionam para sua própria página), SEO Off Page (links que direcionam para páginas de outras pessoas que são relevantes para o assunto tratado).
ASO
Assim como a estratégia de SEO e SEM, a ASO – App Store Optimization tem como objetivo colocar seu aplicativo nas melhores posições das lojas de aplicativos móveis.
Quando uma empresa aplica essa estratégia, ela cria a oportunidade para que o seu app esteja no ranking e entre os primeiros a serem exibidos para os consumidores.
Métricas de Marketing Digital
Ter métricas é fundamental para qualquer empresa. Afinal, não existe outra forma de medir o sucesso de processos e estratégias sem indicadores. Isso não é diferente com o Marketing Digital.
Tão importante quanto criar ações é mensurá-las, para assim compreender se os caminhos escolhidos estão sendo assertivos e quais devem ser reformulados para melhores resultados.
Entre as principais métricas utilizadas estão:
Conforme você pôde perceber, o Marketing Digital oferece inúmeras possibilidades de se criar relacionamento sólidos e duradores com clientes. Isso significa fidelização e aumento nas vendas.
Quais são as vantagens do marketing digital em relação a outras estratégias?
Uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional ou à publicidade são os custos mais acessíveis.
Ao contrário do ambiente físico, em que é necessário a impressão de materiais, investimento em espaços de divulgação e outras ações, no ambiente online tudo é mais simplificado. Isso traz redução de custos e a possibilidade de empresas de pequeno e médio porte contarem com a estratégia.
A ferramenta possibilita que as empresas alcancem o público certo por meio da segmentação e entendimento das etapas da jornada de compra de cada consumidor. Ou seja, é possível atingir as pessoas certas, quando precisam das soluções oferecidas.
Além disso, é possível obter um diferencial competitivo importante por meio de um planejamento de marketing digital bem estruturado. Mas vale lembrar que uma estratégia não exclui a outra, inclusive elas podem ser utilizadas ao mesmo tempo e trazerem diversos benefícios para uma marca.
Pontos fracos do marketing digital
Como você pôde comprovar, há diversos benefícios ao investir em marketing digital. Porém, assim como toda estratégia, há alguns pontos fracos a serem contornados.
O primeiro deles é a expectativa de que, ao iniciar as campanhas no ambiente online, as vendas aumentem “da noite para o dia”. É importante entender que a ferramenta busca solidificar relacionamentos com base na educação e conteúdo de valor, ao contrário da publicidade, que atua com foco principal nas vendas.
Porém, ao contar com uma audiência qualificada, as chances de fortalecimento de marca e fidelização são maiores do que a comunicação feita nos meios tradicionais.
Isso porque as ações de marketing digital devem ter uma periodicidade pré-estabelecida, que mantém os clientes sempre informados a respeito dos assuntos de preferência e as soluções oferecidas.
Outro aspecto é que, por serem canais altamente interativos, a imagem de uma marca pode acabar sendo prejudicada. Porém, isso só ocorre quando não há um posicionamento adequado, assim como planejamento das ações e formas de lidar com o público, de maneira empática, cordial e solícita.
Para ter uma comunicação assertiva com seus clientes, é possível contar com o apoio de profissionais e empresas especializadas em marketing digital. A Comunicarte oferece uma série de soluções, voltadas a todos os portes de empresa.
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Publicado em 25 de setembro de 2021.
Atualizado em 19 de Janeiro de 2022.
Super interessante os pontos fracos do Marketing Digital que você citou no artigo.
ótimas vantagens e inúmeras estratégias, no marketing digital, cada dia que passa, o marketing digital é mais essencial, no mercado de trabalho. ótimo post..
Artigo top sobre Marketing digital.