Marketing Digital para Pequenas Empresas: Tudo o Que Você Precisa Saber
O marketing digital era visto por muitos gestores como uma tendência, uma possibilidade de estratégia. Atualmente, após a pandemia do Corona vírus, é considerado uma necessidade. Inclusive, o marketing digital para pequenas empresas pode ser uma tática fundamental para que o negócio se mantenha competitivo.
A internet transformou completamente a forma como as empresas podem atrair clientes. Antes os meios de divulgação mais utilizados eram propagandas em rádios, televisões, revistas e jornais. Porém, o investimento nesse tipo de publicidade é alto, até porque o anúncio não chega somente para o seu público-alvo.
Conforme aponta uma pesquisa, o Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, enquanto em 2019 a média diária de telespectadores de televisão aberta era de 8,8 milhões. Somente isso já um ótimo indicativo para investir no marketing digital.
Por esse motivo, no post de hoje nós vamos abordar os benefícios do marketing digital e como aplicá-lo em pequenas empresas. Confira!
O que é marketing digital para pequenas empresas?
O marketing digital é uma estratégia de comunicação que utiliza a internet, dispositivos móveis e outras mídias digitais para promover e vender produtos e serviços, atrair novos clientes e fidelizar antigos.
Essa estratégia envolve diversas técnicas, dentre elas o marketing de conteúdo, e-mails, sites, blogs e redes sociais, entre outras. Pode ser utilizada por qualquer empresa, independentemente do seu porte, sendo a única diferença a quantidade de ações feitas e os canais utilizados.
Além disso, investir em marketing digital para pequenas empresas não significa abandonar as estratégias convencionais de divulgação que você já utiliza, afinal, mas é ampliar o poder de comunicação da sua marca.
Afinal, na internet o seu cliente pode ser o vizinho da sua empresa, mas com estratégias bem estruturadas pode abrir caminho para outros setores e mercados.
Vale ressaltar que durante a pandemia, a quarentena pode ter fechado o espaço físico das empresas, mas as marcas que já tinham iniciados suas estratégias de marketing digital saíram na frente e, em algumas empresas, como a Magazine Luiza, ao invés de redução de vendas, tiveram aumento de faturamento.
Pra ler depois e se inspirar: a Magazine Luiza também começou pequena
Quais são os resultados que podem ser alcançados com uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas?
O marketing digital para pequenas empresas, assim como acontece com as grandes empresas, pode dar amplitude a marca e atrair novos consumidores. A adoção da estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, permite atrair visitantes que podem se tornar clientes.
Além disso, essa mesmo estratégia pode contribuir para que sua marca torne-se autoridade, fazendo com que ela vire referência no setor.
Essa estratégia também melhora o relacionamento da empresa com o público. Além de aumentar o poder de fidelização de clientes.
Quando isso acontece, ele divulga a sua empresa naturalmente para conhecidos, aumentando a número de visitantes, que podem se tornar novos clientes.
Quais são as vantagens do marketing digital?
1. É mensurável
Com o marketing digital é possível acompanhar os resultados de cada ação. Desse modo, pode-se investir mais no que está dando maiores retornos.
2. É segmentável
É possível criar ações especificas para o seu público-alvo, alcançando somente os indivíduos com as características desejadas, como por exemplo, selecionar gênero e faixa etária.
3. Faça você mesmo
O marketing digital para pequenas empresas pode ser implantado inicialmente pelo gestor da marca. É claro que contar com a ajuda de profissionais torna a estratégia mais assertiva e o caminho para o resultado mais rápido e menos trabalhoso, entretanto, havendo disponibilidade para estudar e tempo para executar as ações necessárias é totalmente possível dar os primeiros passos sem custo algum.
Existe diversas empresas e sites que disponibilizam cursos gratuitos EAD para iniciantes, como é o caso do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e no Youtube também é possível encontrar bastante conteúdo grátis.
4. Tem um excelente custo-benefício
Nem todas as ações de marketing digital para pequenas empresas são gratuitas. Algumas etapas exigem investimento, como é o caso de anúncios no Google ou Facebook, por exemplo. Porém, é importante ressaltar que quando bem executada a relação custo-benefício é ótima.
5. Maior alcance de público
A internet permite que os seus produtos e serviços sejam acessados e, principalmente, adquiridos por qualquer pessoa, de qualquer local e em qualquer horário. Isso é muito vantajoso pois aumenta a possibilidade de vendas.
Quais são as principais dificuldades do marketing digital para as pequenas empresas?
O marketing digital para pequenas empresas como toda estratégias, não é simplória. Requer conhecimento, tomada de decisões e etapas de execução e podem aparecer algumas dificuldades durante o processo. Confira abaixo quais são os principais desafios enfrentados:
1# Analisar o Big Data:
As atividades dos visitantes nos canais digitais deixam inúmeros dados que fornecem informações importantes, tais como: frequência de acessos em uma página, principais temas, e produtos mais buscados.
Porém, a principal dificuldade do marketing digital para pequenas empresas é interpretar esses dados. Sem o correto entendimento não é possível planejar ações que tragam resultados.
2# Adaptação às mais diversas plataformas:
São muitas as opções de plataformas de marketing digital, cada uma delas possui particularidades e métodos diferentes a serem utilizados.
Desse modo, algumas empresas não conseguem adaptar os seus conteúdos para todas essas ferramentas, o que acaba prejudicando a qualidade da entrega ao usuário. Isso prejudica os resultados das ações.
3# Concorrência:
Conforme citamos anteriormente, o marketing digital para pequenas empresas traz ótimos resultados e tem diversas vantagens.
Sendo assim, muitos empreendedores estão apostando nessa estratégia, aumentando a concorrência. Para se destacar é preciso definir persona, estratégia, ações e continuar aprimorando os conhecimentos.
Quais são as ações essenciais para começar uma estratégia de marketing digital
Primeiramente você deve começar identificando o persona – personagem fictício que representa o seu cliente ideal.
Depois de criar a sua persona é fundamental ter um site para o seu negócio. Ele vai possibilitar que as pessoas encontrem com maior facilidade a sua empresa nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.
Porém, não basta apenas criar o site, é preciso investir em técnicas como SEO e Copywriting. Além disso, é preciso deixar o seu site responsivo para dispositivos móveis, com facilidade de leitura e rápido carregamento. Ter um bom layout é um diferencial relevante,
Criar perfis comerciais nas principais redes sociais como o Instagram e o Facebook também é fundamental para manter contato com o seu público e atrair mais clientes.
Confira depois: É preciso estar em todas as redes sociais?
Após isso, uma etapa muito importante é investir na criação de conteúdo digital, afinal, não adianta ter site e redes sociais sem alimentar com textos de qualidade. Um blog, por exemplo, é uma excelente opção para atrair público. Nele é possível postar curiosidades, informativos e também sobre os seus produtos e serviços.
Como avaliar se a estratégia adotada está correta? (mensuração, definição de métricas)
Após investir em marketing digital para pequenas empresas é preciso avaliar se as ações estão tendo resultados ou não. Isso é essencial para não perder dinheiro!
Por isso, confira abaixo como saber se a sua estratégia está surtindo efeitos positivos:
ROI – Retorno sobre Investimento
O ROI serve para calcular qual é o retorno que o seu negócio teve após investir em algo. Essa fórmula é muito simples de ser feita e não necessita conhecimentos adicionais em nenhuma área.
Cálculo ROI = (Receita – Custos) / Custos x 100.
Por exemplo, se você investiu R$500 em campanhas de marketing e obteve R$1.500 de rendimento, seu ROI será:
ROI = 1500 – 500/ 500
ROI = 1000/ 500
ROI = 2
Isso quer dizer que o seu retorno ao investir em marketing digital foi de 200%.
CAC – Custo de Aquisição por Cliente
O principal objetivo de investir em marketing digital para pequenas empresas é conquistar clientes. Sendo assim, essa é uma excelente métrica para definir se a estratégia usada está correta ou não.
Assim como o ROI, o CAC é bastante simples de ser calculado. Veja:
Cálculo CAC = Valor investido em marketing digital / Quantidade de clientes.
É importante mencionar que muitos clientes não significam sucesso. Você tem que levar em consideração as suas despesas e qual foi a receita que esse novo cliente te gerou. Resumindo, avaliar o custo-benefício.
Taxa de conversão
A taxa de conversão se refere ao progresso de um usuário no funil de vendas. Ela é uma boa ferramenta para calcular a porcentagem de vendas concretizadas por causa de uma ação de comunicação. Através delas podemos saber se a estratégia está sendo bem sucedida.
Cálculo Taxa de conversão = Vendas / Acessos (Visitas).
Qual o mínimo necessário para que a pequena empresa tenha uma boa presença digital?
Conforme vimos nos tópicos anteriores, para conquistar uma boa presença digital é preciso:
- Identificar o seu persona;
- Ter um site com blog (responsivo e de rápido carregamento);
- Investir em SEO;
- Ter perfis comerciais nas redes sociais;
- Produzir conteúdos de qualidade, com relevância para o seu público.
Como fazer marketing digital na minha empresa?
O marketing digital para pequenas empresas pode sem implementado de diferentes formas:
Interno: Esse método consiste em capacitar algum profissional que você já possui para trabalhar o marketing digital da sua empresa. Essa é a forma mais trabalhosa e os efeitos podem ser de longo prazo. Dessa forma, não é a opção ideal se você precisa de resultados rápidos.
Freelancers: Existem diversos profissionais autônomos qualificados em marketing digital. Porém, normalmente, eles são especialistas em um ou dois segmentos do marketing digital como, por exemplo, SEO e desenvolvimento de conteúdo, ou Gestão de Redes Sociais e Anúncios na plataforma.
Desse modo, é ideal que você já tenha em mente o que deseja trabalhar e avaliar a capacidade de entrega do profissional para não desperdiçar investimento e ficar frustrado com a estratégia.
Agências: As agências são as melhores opções de marketing digital para pequenas empresas. Isso porque, geralmente, elas possuem amplo conhecimento do assunto, podendo identificar as necessidades do seu negócio e solucioná-las ao mesmo tempo.
Vantagens de contratar uma empresa especializada e como avaliar
Como você pôde ver, o marketing digital para pequenas empresas pode ser trabalhoso e sem ajuda os resultados podem ser a longo prazo. Confira abaixo os benefícios de contar com o apoio de empresas especializadas:
- Profissionais qualificados em diversas áreas do marketing digital;
- Ótimo custo-benefício;
- Relatórios de mensuração de resultados;
- Acesso às melhores ferramentas do mercado;
- Economia de tempo para a rotina da empresa;
- Estratégias personalizadas de acordo com as suas necessidades;
Se você já trabalha internamente com marketing digital, fique atento aos sinais que indicam que você precisa de ajuda especializada:
- Seus resultados não estão de acordo com o esperado;
- Você está tendo prejuízos financeiros;
- O negócio não acompanha o mercado;
- Os concorrentes estão sempre na sua frente;
- Você não consegue atrair leads (pessoas interessadas no seu produto/serviço);
- Você não tem tempo para se atualizar sobre o marketing digital.
Se você está decidido a contratar uma empresa para te auxiliar nesse processo, confira abaixo algumas dicas para escolher certo:
- Avalie a reputação da empresa nas redes sociais e no site Reclame Aqui;
- Verifique o portfólio – O portfólio são os trabalhos anteriores e clientes atuais;
- Veja os cases de sucesso. Ter portfólio não significa ter bom desempenho. Peça indicadores reais de resultados.
Considerações finais
O marketing digital para pequenas empresas não é uma opção, é uma necessidade. Sem ele o seu negócio tem mais a perder do que ganhar, ignorar essa estratégia pode custar muito caro.
Ainda, conforme aponta uma pesquisa do Opinion Box, 92% dos pequenos negócios já entendem a importância e utilizam o marketing digital. A sua empresa faz parte de qual porcentagem?
O que você vai fazer agora? Montar uma estratégia de marketing digital? Saiba como fazer.
Você leu sobre o Marketing Digital para pequenas empresas, mas você sabe qual a importância dele para as empresas? Saiba aqui!