As 24 Essenciais Métricas da Estratégia de Marketing
O sucesso do próprio negócio é o sonho de qualquer empresário ou empreendedor. Conhecer e usar com sabedoria boas métricas da estratégia de marketing pode ser o diferencial para uma boa gestão e sucesso da empresa.
Um planejamento estratégico bem pensado pode fazer com que as empresas sobrevivam a uma triste estatística: 48% das do empreendimentos no Brasil fecham as portas em até 3 anos. Um dos principais motivos? Gestão ineficiente.
A verdade é que qualquer empresário preocupado com seu negócio precisa saber que sem uma boa gestão, o empreendimento não tem sucesso.
E o que muitos ainda não sabem, é que administrar se torna mais fácil com o uso de boas métricas de estratégia de marketing.
Saiba o que são as métricas de marketing, como analisá-las e quais são as principais para os negócios B2B.
Continue lendo esse texto!
O que são as métricas de marketing?
De modo simplificado, as métricas são um conjunto de vários indicadores de desempenho.
O marketing digital está ligado diretamente às métricas. É preciso conhecer muito bem os seus números para se destacar no mercado online.
Metrificar o negócio é uma forma de otimizar qualquer processo, ações e campanhas de marketing realizadas pela sua empresa. Ao criar uma estratégia que estabeleça formas de medir o desempenho do seu negócio, é possível visualizar os melhores caminhos a serem tomados.
Com a análise das métricas é possível definir ações e tomar decisões. E com isso, estabelecer um planejamento estratégico qualificado para gerar bons resultados.
A importância das métricas da estratégia de marketing para empresa?
Ainda que as métricas sejam basicamente números, é preciso pensar que uma empresa é como um organismo: ela possui diferentes sistemas que cumprem funções específicas. Cada um deles, com suas próprias estruturas, devem trabalhar em sintonia para que o todo seja saudável e gere bons resultados.
E assim como o corpo precisa de constantes cuidados e avaliações, uma empresa também deve passar por análises a fim de se manter harmoniosa. É aí que entram as métricas. Elas indicam o quão saudável – ou não – está a empresa.
Uma boa análise dos números gerados pelas métricas favorecem ações que causam menos prejuízos e atraem mais lucros.
Entre os benefícios de utilizar métricas de estratégia de marketing é possível destacar:
- Medir as ações tomadas pela empresa;
- Acompanhar o desempenho das campanhas;
- Mensurar os resultados;
- Definir onde é possível ampliar o investimento;
- Perceber onde o investimento não dá retorno;
- Melhorar ou excluir ações que não geram resultados;
- Otimizar os investimentos;
- Ampliar os lucros.
Porém, é preciso estar atento: nenhuma métrica opera sozinha, cada uma trabalha em harmonia com outras, que em conjunto relatam a realidade vivida pela empresa.
Quais são as métricas básicas de marketing?
O marketing digital, diferente do marketing tradicional ou off-line, tem uma vantagem imensa: ele permite o uso de várias formas diferentes de calcular seus resultados.
Com as tecnologias, inteligência artificial, sites e softwares focados em mensuração de marketing, fica mais fácil metrificar qualquer desempenho.
Entre as métricas de estratégia de marketing mais aplicadas, quatro se destacam:
ROI (Return Over Investiment – Retorno Sobre Investimento)
É a principal métrica para se dar atenção. Ela analisa o retorno sobre todos os custos envolvidos. Ou seja, o ROI permite visualizar quanto você teve de retorno sobre tudo o que foi investido, indicando quanto de dinheiro foi ganho ou perdido com os esforços de marketing.
CLV (Customer Lifetime Value – Valor de Tempo de Vida do Consumidor)
Essa métrica é usada para saber quanto tempo um cliente fica em seu negócio e o quanto ele gera de retorno ao longo desse período.
CAC (Custo de Aquisição do Cliente)
O CAC indica quanto a empresa está gastando para conquistar cada novo cliente. Ele ajuda a definir os melhores orçamentos e ações de marketing.
Taxas de conversão
Envolve a porcentagem de visitantes que realizam algum tipo de conversão. Analisar essa taxa depende do objetivo. Ela pode ser uma captação de leads, ou de vendas, por exemplo.
Essas são as quatro principais métricas, mas é possível combiná-las com outras complementares, segundo cada estratégia de marketing a ser analisada.
De acordo com os diferentes objetivos, diferentes métricas podem ser analisadas e somadas a essas quatro essenciais. Como, por exemplo, de retenção, consumo, engajamento, número de leads e de vendas.
Acompanhe a seguir algumas outras métricas para cada tipo de ação de marketing.
Quais são as métricas de marketing de conteúdo?
A estratégia de marketing de conteúdo tem como foco a criação e distribuição de informações e conteúdos. O objetivo é ser relevante ao cliente e solucionar seus problemas, para assim mantê-lo educado e gerar autoridade em sua marca.
Como isso, é importante mensurar se o seu conteúdo está realmente atraindo seu público e o nutrindo com as informações que ele precisa e confia.
Entre as principais métricas a serem utilizadas para o marketing de conteúdo, se destacam:
- Tráfego;
- Taxa de cliques;
- Tempo de permanência;
- Taxa de rejeição.
Quais são as métricas de inbound marketing?
O foco da análise das métricas no inbound marketing está em conhecer e estudar o público-alvo. Muitas dessas metrificações podem ser rastreadas na plataforma do site ou nas estatísticas das redes sociais.
A meta é saber quem é o público que será nutrido pelos canais de marketing ao longo de toda a jornada do cliente, desde sua tomada de consciência, passando pela consideração até chegar à aquisição.
- Origem de Tráfego;
- Geração e Qualidade de Lead;
- Ranking de Resultados de Buscas;
- CPV (Custo por Visita).
Quais métricas impactam no posicionamento da marca?
As métricas de marca servem para saber como as ações de marketing estão impactando na saúde da marca, a partir do seu posicionamento e desempenho.
Isso inclui métricas de conhecimento, preferência, financeiras, preço, valor da transação, valor médio vitalício e taxa de crescimento. As mais importantes são:
- Engajamento e Compartilhamento;
- CPM (Custo por Mil Impressões);
- CTR (Taxa de Cliques);
- CPL (Custo por Lead).
Quais são as métricas da estratégia de marketing mais relevantes para o mercado B2B?
O mercado B2B está diretamente relacionado às vendas entre empresas, sendo assim, as métricas de venda se aplicam à estratégia de marketing a ser adotada. Entre elas:
- CVR (Taxa de Conversão Lead-to-close);
- Taxa de retenção de clientes;
- Ticket médio;
- Churn Rate (Taxa de Cancelamento).
Quais métricas estão mais relacionadas às vendas?
Além das quatro métricas essenciais citadas (ROI, CLV, CAC e Taxa de Conversão), outras mensurações devem se somar para uma análise qualificada dos ganhos e perdas da empresa quando se trata de vendas.
- NPS (Net Promoter Score – Satisfação do Cliente);
- Novos Clientes Adquiridos;
- Taxa de Follow-up;
- Tempo Médio de Venda.
Considerações finais
Cada estratégia pede uma metrificação própria. Então, não se pode olhar apenas para um ou outro indicador. Ou ainda, escolher só os mais básicos. Assim, as métricas são usadas de forma sábia e saudável, levando ao sucesso do negócio.
Um bom gestor precisa conhecer as melhores métricas para medir a saúde de seu negócio e fazê-lo funcionar organicamente. Também é importante ter os objetivos bem definidos para desenvolver a melhor estratégia.
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O ROI positivo é uma das principais métricas do marketing que você precisa prestar atenção. Afinal de contas, é ela que vai dizer se você está tendo lucro ou não naquele negócio.
Os indicadores mais importantes de desempenhos é justamente as métricas de marketing.