Métricas de Marketing Digital: Conheça as Principais
As métricas de marketing digital são uma ótima ferramenta para que os gestores saibam quais ações estão gerando resultados (positivos ou negativos) para a organização.
Dessa forma, se a empresa identificar que algum ponto precisa de ajuste, ainda dá tempo de contornar a ação.
Em tempos de tamanhas transformações digitais as empresas precisam estar preparadas para qualquer mudança no mercado, por isso, é importante saber as métricas de cada esforço de marketing.
Você sabe quais métricas os gestores devem avaliar e qual a importância delas para o sucesso da marca no mercado?
Com essas questões em mente, preparamos o artigo a seguir para esclarecer as dúvidas sobre o assunto.
Prossiga a leitura!
Qual a importância das métricas nas estratégias de redes sociais?
As métricas em marketing digital são responsáveis por medir determinados fatores dentro das organizações.
Com esses dados, os gestores podem avaliar se os resultados obtidos estão de acordo com o planejado.
Dessa forma, os gestores podem identificar:
- Se os investimentos estão gerando retorno financeiro;
- Quais conteúdos das redes sociais estão gerando maior engajamento com o público;
- Se as chamadas para ação (CTA) estão aumentando as conversões de clientes e mais.
Além disso, é possível identificar pontos que precisam ser ajustados estrategicamente para alcançar mais clientes.
E as métricas de marketing também são necessárias para comprovar se uma ação obteve sucesso ou não.
Portanto, a principal importância das métricas de marketing é melhorar o processo de tomada de decisão da organização. Visto que, a empresa consegue obter os dados em tempo real e assim as decisões não serão tomadas sem embasamento.
Quais são as principais análises relativas à performance de um site?
Os sites são uma poderosa ferramenta dentro do marketing digital. Pois, através deles, as organizações conseguem atrair potenciais clientes, converter os visitantes em leads, gerar vendas e consolidar a marca no mercado.
Portanto, essa ferramenta deve ser utilizada da forma correta para que a empresa consiga conquistar os resultados conforme planejado.
Porém, não é viável criar um site apenas para colocar as informações da instituição. Pelo contrário, ele deve ser utilizado para atrair clientes por meio de conteúdos relevantes.
Assim, depois que o site estiver no ar, é necessário que seja feita a otimização constante para atingir os objetivos desejados e conquistar mais clientes.
Logo, a análise de um site é o processo que visa identificar, acompanhar e fazer as correções necessárias para se chegar ao objetivo desejado.
Agora, vamos entender quais pontos devem ser analisados em um site.]
Velocidade
O tempo que um site leva para carregar a página, é fundamental para que o consumidor permaneça, ou não, no site.
Ou seja, se a página demora muito para carregar, o cliente pode desistir de visitar o site e buscar pelo concorrente, por exemplo.
É importante ressaltar que, desde 2010, o Google considera a velocidade do site como um fator de rankeamento na página de resultados.
Isso significa que, os sites mais lentos são mostrados no final da página de resultados e têm menos chances de receber visitantes.
Por outro lado, os sites que têm carregamento mais rápido aparecem nas primeiras posições e, como consequência, as chances de conversão aumentam.
Os principais fatores que impactam a velocidade do site são:
- Tamanho das imagens;
- Excesso de plugins;
- Otimização de imagens;
- Códigos irrelevantes na programação do site.
Responsividade da página
Você já tentou acessar algum site pelo celular e ele ficou mal formatado? Isso significa que essa página não é responsiva. Ou seja, ela não se adapta a todos dispositivos.
Um usuário deve conseguir visualizar todas as imagens, ler os textos e clicar nos botões sem qualquer dificuldade. Se a página não é responsiva a diferentes dispositivos, existem mais chances de o visitante deixar o site.
Portanto, é fundamental que as organizações se preocupem com a responsividade da página, principalmente, porque a maioria das pessoas no cenário atual, utilizam mais os aparelhos móveis.
Portanto, um site deve conseguir oferecer a melhor experiência ao usuário, independentemente da forma que ele esteja acessando.
Erros no SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, otimização de mecanismos de busca.
Ou seja, um conjunto de ferramentas utilizadas nos sites para que os algoritmos de buscas saibam que aquela página é relevante para o consumidor.
Portanto, se essas ferramentas forem colocadas em prática, o site tem mais chances de aparecer nas primeiras posições nos resultados das pesquisas.
Dentro do SEO, existem mais de 200 fatores que são levados em consideração para que o Google saiba se um site é relevante ou não.
Porém, os principais pontos que devem ser avaliados são:
- Existência de title tag;
- Tamanho da title tag;
- Meta description do conteúdo;
- Conteúdos duplicados;
- Linkagem interna;
- Backlinks duvidosos, de baixa qualidade ou de páginas sem autoridade.
Conteúdos
Como vimos, os conteúdos colocados no site devem ser relevantes para o consumidor, pois isso gera engajamento e aumenta o número de conversões.
Portanto, a análise do site deve conferir se o conteúdo produzido está atendendo as expectativas dos consumidores e identificar pontos que precisam ser melhorados.
Lembrando que a análise deve considerar todo o tipo de conteúdo que compõe o site, como: texto, vídeo, imagens, infográficos etc.
Veja quais pontos devem ser avaliados em relação ao conteúdo:
- Repetição de palavras-chave;
- Conteúdo de baixa qualidade;
- Escaneabilidade;
- Posicionamento da palavra-chave.
Design do site
Por último, a análise também deve avaliar o design do site, pois ele impacta na experiência do usuário. Por meio do design, a empresa consegue passar uma boa impressão para o consumidor.
Dessa forma, é preciso avaliar os seguintes fatores:
- Uso das cores, cuidando sempre do contraste;
- Facilidade de acesso ao menu e botões da página;
- Títulos visíveis e fontes legíveis;
- Posicionamento das CTAs.
Para fazer a análise dessas métricas de marketing, a empresa pode utilizar alguma ferramenta de suporte. Veja quais são:
- SEMRush: Ferramenta para fazer análises sobre a palavra-chave;
- Google Analytics: Nessa ferramenta é possível avaliar quantas pessoas acessaram o site, qual a localidade dessas pessoas, de que forma elas chegaram no site, entre outros;
- Screaming Frog: Avalia a otimização On-page do site.
Quais as principais métricas para as redes sociais?
As redes sociais têm um grande alcance entre os usuários, por isso, elas podem atrair potenciais clientes para a empresa.
Dessa forma, as empresas precisam criar uma boa estratégia de divulgação nas mídias sociais e avaliar as métricas de marketing para acompanhar se os resultados estão conforme o desejado.
Importante lembrar que, cada rede possui um indicador diferente e as análises devem ser feitas de forma singular.
Por isso, vamos mostrar a seguir as principais métricas de marketing nas redes sociais:
Alcance
O alcance determina a quantidade de pessoas que visualizaram determinada publicação feita em uma página.
Ele pode ser classificado em duas formas:
- Alcance orgânico: Publicações que alcança o consumidor de maneira natural (sem ser paga);
- Alcance pago: Pessoas que acessam as publicações através de anúncios pagos.
Essa métrica ajuda a entender se o público está visualizando os conteúdos que estão sendo produzidos.
Engajamento
O engajamento diz respeito ao quanto o público está interagindo e se envolvendo com as publicações. Levando em consideração a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos.
Um bom nível de engajamento é importante para que a marca consiga se destacar no mercado e demonstrar a sua força para os consumidores.
Sentimento
O sentimento está ligado a forma que as pessoas estão interagindo com a marca. Isto é, se os feedbacks são positivos ou negativos.
Dessa forma, a marca consegue avaliar se as suas ações estão agradando o público ou não. Se não estiver agradando, é importante rever as estratégias.
Por outro lado, se os comentários estão sendo positivos, significa que as estratégias estão adequadas e a empresa pode mantê-las.
Taxa de cliques (CTR)
A taxa de cliques corresponde ao número de vezes que os usuários clicaram no conteúdo. Essa métrica é utilizada principalmente em anúncios pagos que direcionam o consumidor para outra página.
Por meio da taxa de cliques, a marca consegue avaliar se as pessoas que estão tendo contato com o conteúdo divulgado estão clicando no anúncio.
Taxa de rejeição
Nenhuma marca deseja ser rejeitada pelo público, por isso, é importante estar atento aos seguintes fatores:
- Bloqueios no feed;
- Descurtidas;
- Denúncias de SPAM.
Esses fatores indicam que a marca não está agradando o consumidor. Nesse caso, as estratégias precisam ser reformuladas para que a empresa consiga conquistar os objetivos.
Também é importante avaliar o que o público está rejeitando para fazer as melhorias necessárias.
Taxa de conversão
Por último, a taxa de conversão diz respeito à quantidade de pessoas que estão realizando as ações das CTAs.
Por exemplo, clicar em um link, preencher um formulário, baixar um e-book, pedir um orçamento, assinar newsletter etc.
Esses dados são importantes para saber se o público tem interesse no conteúdo produzido e se ele acha relevante o que a marca está dizendo, além de ser considerado como um “voto de confiança”.
Quais são as análises para saber se a estratégia de marketing digital é bem-sucedida?
As métricas de marketing são uma maneira da marca avaliar o sucesso de suas campanhas. Dessa forma, é possível identificar quais ações estão gerando resultados e os pontos que precisam ser ajustados.
Portanto, vamos ver quais são os indicadores mais importantes:
Retorno sobre investimento (ROI) para avaliar as métricas de marketing
O termo ROI representa quanto dinheiro a empresa está faturando ou perdendo em cada investimento que está sendo realizado.
Por meio desses dados, é possível avaliar quais investimentos estão valendo a pena e devem ser continuados e quais devem ser reavaliados.
Se o retorno estiver sendo positivo e a empresa tiver recursos financeiros disponíveis, o recomendado é aumentar o investimento.
Fórmula para calcular o ROI:
ROI = Receita alcançada – valor do investimento / valor do investimento.
Custo de aquisição por cliente (CAC)
O CAC é responsável por calcular quanto a empresa gasta para conquistar um novo consumidor, considerando:
- Investimento em mídia;
- Vendas;
- Salários dos funcionários.
Para calcular o CAC deve-se utilizar a seguinte fórmula:
CAC = Despesas + Investimento em marketing e vendas / Número de novos clientes conquistados em determinado período
Saber quanto um novo consumidor vale, é importante para utilizar os recursos financeiros de forma correta.
Ticket Médio
O ticket médio é utilizado para saber qual a média de gasto de cada cliente com determinada marca.
A métrica ideal para avaliar é o ticket mensal, que é o valor médio gasto pelo cliente durante o mês.
Se o resultado for baixo, é necessário que a marca crie estratégias para aumentar essa taxa.
Cálculo do ticket médio:
Ticket médio mensal = Receita do mês / número de clientes do mês.
Valor do tempo de vida do cliente (Lifetime value ou LTV)
O LTV é responsável por demonstrar o potencial de lucro de cada consumidor no período em que eles fazem negócio com a empresa.
Ou seja, ele representa a receita média que os clientes geram para as empresas.
Dessa forma, o ticket médio deve ser maior do que o LTV. E ele indica a saúde financeira da empresa, por isso, deve ser avaliado de forma constante.
Como calcular:
LTV = Ticket médio mensal x tempo médio de relação com o cliente.
Todas as métricas que mencionamos até aqui, são igualmente importantes para a empresa avaliar o sucesso das suas ações com os consumidores.
Considerações finais
Ao longo deste artigo nós apresentamos as principais métricas de marketing digital que devem ser utilizadas pelas empresas para entender se as estratégias criadas estão atingindo o resultado desejado.
A partir desses dados, as empresas podem avaliar se o cliente está satisfeito com o produto ou serviço oferecido, identificar se está tendo lucro, avaliar quais ações precisam ser ajustadas, entre outros.
Fazer o acompanhamento das métricas de marketing é fundamental para saber se a empresa está chegando perto do seu objetivo ou se será necessário recalcular a rota.
Também é importante dizer que essas análises trazem melhores oportunidades, pois são uma ótima ferramenta para a tomada de decisão.
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Amei