Em meio a uma série de alternativas relacionadas à mídia e consumo, você sabe quais formatos são os preferidos pelos brasileiros? Se sua resposta foi negativa, isso vai mudar a partir de agora!
Uma pesquisa do Opinion Box e da Contentools realizada com 1.278 pessoas que têm perfis em redes sociais, constatou que os internautas estão cada mais exigentes em relação aos conteúdos que consomem.
Entre os entrevistados, 79,5% disseram que não compartilham notícias sem ter certeza de sua veracidade e 68% comentaram que já deixaram de seguir empresas e marcas que de alguma forma se posicionaram de forma preconceituosa.
Conforme citamos, os internautas brasileiros andam mais criteriosos em relação aos formatos de mídia. E essa exigência contribui com o Marketing de Conteúdo, ferramenta de Marketing Digital que atua por meio da elaboração de conteúdos relevantes que vão de encontro às necessidades de cada consumidor.
Para se ter uma ideia, 55% dos usuários brasileiros da internet afirmaram já terem baixado conteúdos em troca de informações pessoais, as quais são utilizadas pelas empresas para a conquista e fidelização de clientes.
O formato preferido por 49,1% deles, apesar de muito se falar sobre a importância dos vídeos para as estratégias de Marketing, ainda são as imagens. Os formatos em vídeo foram citados por 46% dos usuários.
Já em relação aos momentos de estudo, 50% dos entrevistados citaram os vídeos como favoritos e 21% preferem os textos.
A pesquisa também trouxe dados interessantes sobre mídia e consumo e as redes sociais nesse cenário. Foram citados como preferidos e acessados ao menos uma vez por semana as seguintes redes:
Uma outra pesquisa que mostra o quanto as mídias sociais fazem parte das decisões dos usuários foi a Sprout Social, de 2018, a qual concluiu que 74% dos consumidores se orientam por meio das redes sociais para realizar suas compras.
E, ainda, um levantamento da Nielsen trouxe um dado importante: 84% dos consumidores disseram que tomam decisões baseados em avaliações e opiniões de fontes confiáveis acima de outros formatos de publicidade.
Isso tudo demonstra o que foi dito no início do post. Hoje o consumidor está muito mais antenado, exigente e pensa duas vezes antes de compartilhar qualquer conteúdo que julgue suspeito em relação à veracidade.
Além disso, foi possível perceber que as redes sociais são formatos de mídia e consumo importantes para os usuários. E, finalmente, indicações vindas de fontes confiáveis, como os influencers, por exemplo, também são válidas.
Gostou do nosso artigo sobre mídia e consumo? Agora que você já sabe qual a influência das redes sociais no consumo dos brasileiros, que tal aprender mais sobre como fazer um gerenciamento de redes sociais .