O ano mal começou e Mark Zuckerberg anunciou grandes mudanças no Facebook que deve ter impacto direto nas empresas.
A rede social mais poderosa do mundo fez um pronunciamento informando que vai diminuir a quantidade de posts de empresas no feed de notícias e mostrar mais conteúdos vindo de amigos, família e grupos.
Em seu anúncio o Facebook levanta a questão de ter recebido muitos feedbacks negativos dos seus usuários quanto ao número excessivo de conteúdo vindo de fan pages – páginas criadas por empresas.
É realmente bastante visível o crescimento no volume de conteúdo produzido pelas empresas nos últimos anos, e também no nascimento explosivo de páginas no Facebook. Qualquer pessoa ou empresa pode rapidamente criar uma fan page e começar a fazer posts. As mudanças no Facebook tem como objetivo elevar a qualidade das postagens das empresas.
Em seu comunicado, o Facebook diz estar buscando trazer para as pessoas experiências mais relevantes dentro da rede social. A mudança do algoritmo vai priorizar páginas que gerem engajamento entre as pessoas, reações e principalmente comentários e compartilhamentos. As fan pages que não conseguirem engajar seu público tenderão a aparecer menos no feed de notícias.
Umas das principais mudanças do Facebook será a diminuição na visualização de conteúdos que não sejam realmente relevantes para os usuários, dessa forma, posts que visam apenas propaganda e priorizam a quantidade no lugar da qualidade perderão espaço.
O que fazer?
Com as mudanças, empresas e profissionais da área começam a se perguntar o que pode ser feito para não perder tanto espaço na rede social. Veja a seguir dicas valiosas para lidar com as alterações do Facebook:
Esse é sem dúvidas o fator principal, as páginas terão que repensar em alguns pontos a forma de interagir com seu público depois dessas novas mudanças do Facebook. Visto que a prioridade dos posts será para os que geram mais engajamento – o que não significa apenas reações e sim comentários e compartilhamentos -, a forma de produzir conteúdo e as estratégias adotadas serão fundamentais para engajar sua audiência. Vale dar uma olhada no artigo sobre marketing de conteúdo que fizemos.
Os vídeos têm mostrado uma grande capacidade quando o assunto é engajar. O próprio Facebook tem investido muito e estimulado seus usuários a produzirem conteúdo em forma de vídeo. Esse é certamente, um dos meios mais eficazes de se conseguir engajamento entre as pessoas.
Se o vídeo é um potencial engajador, as lives são ainda mais! O Facebook aponta que uma live gera em média, 6 vezes mais envolvimento do que um vídeo comum, ou seja, aqui está um canal poderoso para gerar engajamento. Se você não tem aptidão no assunto, vale a pena pesquisar ou pedir auxílio de algum profissional.
Os grupos também podem se tornar uma ótima ferramenta de engajamento. Quando se cria um grupo, você pode promover discussões, troca de experiências, conhecimento e informação entre a sua audiência, gerando envolvimento real das pessoas, que será o principal objetivo do Facebook a partir de agora.
O Facebook dispõe de um botão que pode ser muito útil – principalmente depois das mudanças -, chamado “Ver primeiro”, que fica em uma das abas logo abaixo da foto de capa na página. Com essa opção, o usuário diz ao algoritmo do facebook que quer o seu conteúdo sendo mostrado com prioridade em seu feed de notícias. Vale pensar em como explorar essa opção entre a sua audiência.
Mesmo apresentando algumas dicas que serão essenciais se bem utilizadas, é muito importante que você também tenha a sua própria base de leads, pois o Facebook pode mudar a qualquer momento, nesse caso, você se torna dependente das regras impostas, diferente de quando você constrói a sua base, podendo ter mais controle e autonomia em suas estratégias.
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O Facebook é uma grande e monstruosa ferramenta de comunicação e interação, sabendo extrair os benefícios que ela proporciona o retorno é iminente. Acredito que esta rede social, aliada a outras, podem impulsionar os negócios trazendo resultados palatáveis.