A tecnologia vem possibilitando novas formas de se fazer marketing e alcançar o público-alvo. Entre essas estratégias, os influenciadores digitais têm ganhado a atenção das organizações, principalmente os nano influenciadores.
Quem nunca passou algum tempo no YouTube, Instagram ou Facebook vendo alguém fazendo o teste de algum produto, seja ele beleza ou tecnologia, por exemplo? Ou ainda, quem nunca passou horas na internet pesquisando a opinião de pessoas influentes sobre determinados itens que deseja comprar?
Esse tipo de prática é cada vez mais comum, o que desencadeia o aparecimento de novas pessoas para assumirem esses postos e, sutilmente, divulgarem produtos.
De modo geral, os nano influenciadores são pessoas que possuem um determinado público que os acompanha na internet, seja no YouTube, Instagram ou Facebook.
Geralmente, os nano influenciadores são criadores de conteúdos que visam “ajudar” seus seguidores de alguma forma, como é o caso de quem faz o teste de cosméticos ou roteiro de passeios.
Engana-se quem pensa que os nano influenciadores estão concentrados no segmento de beleza. Na verdade, todos os setores têm investido nesse tipo de propaganda.
Diversas corporações que produzem celulares, todos os anos, enviam centenas de aparelhos para que sejam testados por essas pessoas.
Ou, ainda, a todo momento surgem novos blogs ou contas relacionadas a viagens.
Nesse sentido, os aplicativos de hospedagens e passagens áreas não perdem tempo ao disparar cupons de descontos por meio desses perfis.
São considerados nano influenciadores criadores de conteúdo que possuam, no mínimo, 1.000 seguidores, e uma boa quantidade de engajamento.
Contar com o auxílio dos nano influenciadores pode ser extremamente positivo para uma marca. A primeira vantagem é a facilidade da divulgação de novos produtos ou empresas.
Além disso, por meio desse tipo de estratégia, é possível alcançar o público-alvo de maneira mais assertiva. Isso porque basta encontrar um nano influenciador criador de conteúdo do seu segmento e que possua seguidores semelhantes à sua persona.
Como isso funciona? Imagine, por exemplo, que você deseja divulgar o lançamento de um batom e o seu público seja mulheres entre 18 e 35 anos. Por que não buscar uma parceria entre o perfil que já faça a criação de conteúdos sobre o seu nicho e, entre os seguidores, a maior parte tenha as características da sua persona?
Por fim, por meio dos nano influenciadores é possível não apenas tornar uma marca conhecida, mas também converter novos clientes com a mesma facilidade.
As principais vantagens de contar com mano influenciadores são:
Como dois lados de uma mesma moeda, contar com nano influenciadores pode ter as suas desvantagens. A principal delas é a facilidade que esses perfis possuem em alterar dados, como compra de seguidores e curtidas ou forçar comentário por boots.
Nesse cenário, é importante que, no momento de escolher o parceiro, a empresa possua ferramentas para validar as informações desses perfis, assegurando que os resultados por meio do engajamento sejam efetivos.
O mesmo se aplica à validação do público que os nano influenciadores possuem. Grande parte das redes sociais possuem uma área estratégica onde é possível encontrar essa informação.
Como você viu, investir na estratégia de nano influenciadores pode ser muito vantajoso para negócios de praticamente todos os segmentos. Porém, é necessário ter cuidado ao escolher aquele que irá representar uma marca.
Gostou do nosso artigo? Sabia que o marketing de influência é indispensável para sua estratégia? Saiba porquê.