A comunicação é essencial em qualquer tipo de ação organizada. Qualquer atividade humana se desenvolve através da comunicação e as próprias empresas, à medida que tornam mais complexas e diversificadas sua gama de ação, entendem que é um dos elementos mais importantes para seu próprio desenvolvimento. No texto de hoje vamos explicar sua definição e como ela pode ser utilizada pelas empresas.
Podemos definir como o processo pelo qual uma pessoa entra em contato com outra através de ideias, fatos, pensamentos ou comportamentos, e espera que último dê uma resposta, seja uma opinião, atitude ou comportamento.
Já a comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica utilizada por empresas de todos os portes para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da empresa e ampliar resultados de vendas, por exemplo.
Em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e do setor, a comunicação desempenha um papel fundamental sendo um dos pilares básicos para o bom funcionamento da organização, melhoria da competitividade e favorece a conquista dos objetivos.
Ao mesmo tempo, a existência de uma comunicação eficaz na empresa encoraja a motivação dos funcionários, bem como o compromisso e o envolvimento nas tarefas, criando um clima de trabalho integrativo.
Existem dois tipos dentro de uma empresa: externa e interna. Veja quais as características de cada uma, suas funções, o público a que se dirigem, sua importância e alguns exemplos de como elas são utilizadas.
Como o próprio nome indica, é aquela que é dirigida ao público externo, ou seja, que emite uma mensagem para fora da empresa. Ela é focada na opinião pública (cidadãos, clientes, concorrentes, mercado, etc.). Seu principal objetivo é informar sobre a empresa e influencia a imagem que é dada a esta.
A comunicação externa não é apenas publicidade do seu produto ou serviço. Ela visa divulgar ações realizadas pela sua empresa, atividades desenvolvidas, projetos, novidades e todos os assuntos que sejam do interesse do público externo. Os principais mecanismos são:
É aquela direcionada ao público de dentro da empresa, isto é, colaboradores e prestadores de serviço, qualquer que seja sua classificação dentro da organização. Está ligada à necessidade de as empresas motivarem a sua equipe, integrá-la no dia a dia da organização e torná-la participante dentro da empresa. Ou seja, o objetivo é fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus trabalhadores. Com uma equipe motivada, a empresa pode ser mais competitiva e eficiente.
Desafios
De acordo com uma pesquisa realizada pela Agência Ação Integrada e a Social Base, 60,8% dos entrevistados afirmam que o maior desafio da comunicação na empresa é engajar as lideranças, seguido por mostrar a área como estratégica e importante (35,9%) e mensurar as atividades provando retorno sobre investimento ou mudança de comportamento (33,1%).
É a forma mais básica e historicamente utilizada da comunicação interna. Ela surge dos gerentes da empresa e desce para os diferentes níveis da pirâmide hierárquica. Seu objetivo é informar as instruções, objetivos e políticas da empresa. As ferramentas mais utilizadas são:
São as mensagens que circulam de baixo para cima na empresa; nascem na base da organização e alcançam a alta administração. Permite que os funcionários apresentem ideias e sugestões, além de dar feedback para a comunicação de ligação descendente.
Entre as ferramentas mais usadas para encorajar esse tipo de diálogo estão:
É a que existe entre pessoas ou áreas da empresa que estão no mesmo nível hierárquico. Nessa categoria, grande parte da comunicação geralmente é informal, através de relações de amizade e companheirismo. Quando promovido pela empresa, a colaboração e o trabalho em equipe são promovidos como orientação. Os instrumentos mais adequados são:
Parte do sucesso da sua empresa será medido por uma boa estratégia de comunicação. Por isso, é importante dar a devida atenção a essa questão e reestruturar a sua organização; e montar um plano de comunicação eficiente, de modo que ela possa estar preparada para enfrentar todos os desafios oferecidos pelo mercado e melhorar ainda mais os resultados.
Agora que você já entendeu o conceito de comunicação, que tal entender sobre a comunicação interna?
Publicado em 19 de janeiro de 2022.
Atualizado em 27 de abril de 2022.