O que é Inbound Marketing? Conheça realmente o conceito!
Não faz muito tempo que se começou a ouvir falar sobre Inbound Marketing no Brasil. Criado nos Estados Unidos e sendo popularizado a partir de 2009, o conceito só cresceu e diversas empresas já o utilizam por aqui para reforçar sua autoridade no mercado, conquistar clientes e alavancar vendas. Quer saber exatamente o que é Inbound Marketing e como pode ser aplicado na prática? Então acompanhe o nosso post!
Em uma tradução livre, o significado de Inbound Marketing é Marketing de Atração. Ou seja, diferentemente do Marketing Tradicional, que vai “direto ao ponto”, com a prospecção ativa de consumidores, o método busca encantar e atrair clientes a partir da produção de conteúdos que agreguem valor.
Essas ações podem ser realizadas por meio de blogs e sites, por exemplo, e pretendem educar o público e potenciais clientes sobre a área de atuação de cada empresa, transformar marcas em referências e influenciar em todo o processo de compra, ou seja, utilizando o marketing de conteúdo como parte importante da estratégia.
Benefícios do Inbound Marketing
Hoje há um novo perfil de consumidor. Com a chegada da internet, o processo de compra, como tantos outros, mudou de forma irreversível. Para se adquirir produtos ou serviços, por exemplo, não é mais necessário entrar em uma loja física. Basta ter acesso à rede e a informação está toda lá.
E é aí que entra o Inbound Marketing! Empresas e profissionais de quaisquer segmentos podem utilizar a metodologia para criar visibilidade e melhorar os rendimentos no ambiente digital, por meio da produção de conteúdos relevantes, que chegarão até os potenciais clientes de forma eficiente.
E a boa notícia é que investir em estratégias de Inbound pode sair até 62% mais barato do que nas mídias do marketing tradicional, também conhecido como outbound marketing, como anúncios em jornais, revistas ou outdoors, envio de mala direta, cartazes, etc..
Isso porque uma de suas vantagens é a mensuração de resultados de forma precisa. Por meio de diversas ferramentas automatizadas disponíveis, é possível saber, por exemplo, quantos usuários acessaram seu site ou blog, o número de páginas visualizadas, quantos efetivamente realizaram uma compra, entre outros.
A partir desse feedback, é possível redirecionar aquelas campanhas que não estão tendo muito sucesso e fortalecer aquelas que estão. Dessa forma, o investimento se torna mais enxuto e certeiro e os objetivos podem ser alcançados mais facilmente.
As quatro etapas do Inbound
As estratégias e ações do Inbound Marketing seguem uma sequência de quatro etapas, as quais visam atrair, converter, fechar e manter. Vamos mostrar os objetivos de cada uma delas:
Atrair
Para que haja vendas em um site é preciso que primeiramente as pessoas o encontrem. Portanto, a primeira fase do Inbound Marketing busca atrair por meio de conteúdo de valor, que solucione as dúvidas dos usuários, os encantem e os transformem em visitantes e, depois, em leads, ou clientes em potencial.
Entre as ferramentas utilizadas estão o SEO (Search Engine Optimization), que auxilia no rankeamento em mecanismos de busca, como o Google, por meio do uso de palavras-chave e outras técnicas.
Converter
Nessa fase o usuário já se tornou um visitante e o objetivo agora é fazer com que ele seja convertido em lead e avance no processo de compra, oferecendo suas informações em troca de algo de valor para ele, como um e-book, uma demonstração gratuita, entre outras ações.
Fechar
A partir do momento em que os usuários se transformam em leads por meio da conversão, o próximo passo é transformá-los em clientes, mas de forma personalizada para cada etapa do processo de compra em que se encontram.
Sim, pois não é todo lead que está preparado para comprar. São vários os estágios antes que isso aconteça, por isso o Inbound Marketing busca antes de tudo o relacionamento e engajamento, para que assim os potenciais clientes avancem pelo funil de vendas naturalmente.
Nessa fase, uma ferramenta que deve ser bem utilizada são os e-mails marketing que, com conteúdo e fluxo adequados, são capazes de despertar o interesse.
Manter
É nesse momento que se ganha o cliente. Mesmo após efetuar uma compra, é importante manter o bom relacionamento e encantamento, para que ele seja fidelizado e continue contribuindo para o rendimento do seu negócio.
Além disso, estratégias eficientes de Inbound Marketing fazem com que esse cliente divulgue seus produtos e serviços, ou seja, atue como um divulgador espontâneo.
Nessa etapa, o importante é oferecer conteúdos de qualidade, que sejam relevantes e façam o seu cliente ter vontade de divulgar sua marca.
Conheça 6 dicas de Inbound Marketing para serem aplicadas na prática
Se interessou pela metodologia e pretende implementar em seu negócio? Então confira 6 dicas de Inbound Marketing que podem te ajudar nesse objetivo:
Compreenda sua persona
Para que as estratégias de Inbound Marketing sejam eficientes, é necessário que a persona, ou representação fictícia do cliente ideal, esteja bem definida. É ela que guiará a produção de conteúdo para todas as etapas do processo, permitindo, assim, que sejam assertivas, chegando ao público certo.
Crie um blog
Os blogs são um dos principais canais de produção de conteúdo no que diz respeito à estratégias de Inbound. Portanto, criar essa rede social para sua empresa irá permitir o compartilhamento de conteúdos de valor, a captação de leads e a mensuração de resultados.
Faça publicações periódicas
A partir do momento em que uma empresa começa a investir em estratégias de Inbound Marketing, uma das ações que garantem o seu sucesso é a periodicidade nas postagens, seja por meio de blogs, mídias sociais, e-mail marketing, ou qualquer outra ferramenta.
Para manter um bom relacionamento e promover o engajamento com potenciais clientes, é necessário que esses sejam abastecidos constantemente com conteúdos ricos e relevantes.
Invista nas palavras-chave
Elas são uma das bases da metodologia, pois permitem que, no momento da pesquisa, potenciais clientes encontrem as empresas e, consequentemente, possam se tornar leads. Investir na pesquisa das palavras-chave corretas e utilizá-las em suas redes sociais tornará muito mais fácil a visibilidade do seu negócio.
Faça bom uso dos CTA’s
Se você quer que o usuário do seu site ou blog avance no processo de compra, o estimule a fazer isso por meio de call to actions eficientes. Os botões de ação são responsáveis pela conversão de visitantes em leads e os conduzem pelo funil de vendas até que cheguem ao objetivo final: a compra.
Acompanhe os KPI’s
Uma boa estratégia de Inbound Marketing não deve dispensar a mensuração de resultados. Saber como está o andamento de campanhas permite que as ações do presente e do futuro sejam bem direcionadas. Entre os indicadores estão o trafégo orgânico no site da empresa e redes sociais, a geração de leads, o CAC (custo de aquisição de clientes) e o ROI (Retorno sobre investimento).
Em um dos clientes da ComunicArte de inbound marketing, por exemplo, o aumento no tráfego do site em 12 meses foi de 7.500%, em outro do setor B2B o crescimento de seguidores no Linkedin foi de 327% , além de um crescimento de mais de 200% nas propostas geradas pelos canais digitais.
Agora que você está mais informado sobre o conceito de Inbound Marketing e sua importância para as estratégias de comunicação das empresas, quer saber como colocar em prática na sua empresa? Consulte os profissionais da ComunicArte e saiba como essa estratégia pode contribuir para alcançar melhores resultados recorrentes também na sua empresa.
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