Marketing de Conteúdo: Qual a Importância para as Marcas?
Marketing de Conteúdo é a estratégia que transforma a empresa em uma geradora de conteúdos relevantes, do ponto de vista do consumidor, visando atraí-lo, desenvolver relacionamento e aumentando as possibilidades negócios e fidelização.
A estratégia de marketing de conteúdo é uma das mais eficazes da era digital. Isso porque, seja no mercado B2B ou B2C, a compra, em sua maioria começa nos buscadores da internet, como o Google.
De acordo com dados da Internet Live Stats, existem 1.943.206.238 sites na internet. Vale ressaltar que esse número está sendo atualizado a cada segundo.
Com tantos sites e conteúdos que são disponibilizados todos os dias, é necessário investir em uma estratégia de marketing para que o seu potencial cliente te encontre em meio à “multidão”.
Agora, quer entender, detalhadamente, sobre marketing de conteúdo? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!
O que é Marketing de Conteúdo?
Acima trouxemos a forma como a Comunicarte define internamente marketing de conteúdo, mas é claro, vamos trazer para você também a versão de duas autoridades sobre o assunto:
O CMI – Content Marketing Institute define marketing de conteúdo como: “É uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido – e, em última análise, conduzi-los a ações rentáveis como consumidores.”
No livro Epic Content Marketing, de Joe Pulizzi, marketing de conteúdo é definido como:
“Content marketing é o processo de marketing e negócios que consiste na criação e distribuição de conteúdo valioso e convincente para atrair, adquirir e engajar um público-alvo claramente definido e compreendido — com o objetivo de gerar ações rentáveis de clientes.”
Por que investir em Marketing de Conteúdo?
O comportamento e o processo de compra dos consumidores mudaram muito nos últimos anos. Atualmente, as compras começam, na absoluta maioria das vezes, nos buscadores como o Google, Bing e Yahoo, entre outros.
Pesquisas apontam que 98,9% dos usuários da internet utilizam com frequência os buscadores.
De acordo com um levantamento da Math Ads, empresa especializada em gestão de mídias digitais, 9 em cada 10 brasileiros fazem pesquisas na internet antes de concluir uma compra, o mesmo estuda ainda aponta que 80% de usuários que têm smartphone usam o telefone para decidir sobre a compra enquanto estão numa loja.
Com tanta concorrência e pessoas cada vez mais exigentes e informadas, investir em Marketing de Conteúdo, é uma estratégia indispensável para as marcas que desejam ser encontradas pelos seus consumidores.
Importância do Marketing de Conteúdo para as marcas
Para você ter uma ideia do potencial da estratégia, segundo estatísticas divulgadas pela Hubspot, 70% dos consumidores afirmam que o Marketing de Conteúdo cria uma aproximação com a empresa.
De acordo com dados da Hubspot, profissionais de marketing B2B que usam blog em suas estratégias tem, em média, 67% mais leads. Além disso, sites corporativos com blogs têm 434% mais páginas indexadas nos mecanismos de busca, como o Google. E o que isso quer dizer? Muito mais visibilidade e novos clientes!
Quais são as vantagens do marketing de conteúdo para empresas?
Dados do Google apontam que 89% dos compradores B2B, usam o Google para pesquisa de produtos ou serviços e que, em média, eles navegam por 12 sites antes de definirem o fornecedor ideal e fechar a compra.
Mas, além de ser encontrado por potenciais clientes nos buscadores, existem diversas outras vantagens do marketing de conteúdo. Confira:
Reduz custos com a divulgação da empresa
Muita coisa mudou desde que o Marketing Digital abriu novas possibilidades de divulgação para as empresas. Ao contrário dos canais do Marketing tradicional, como anúncios em revistas, outdoors e televisão, que costumam ter um custo elevado, as estratégias online são acessíveis a todos os portes de negócios.
Inclusive, segundo um levantamento realizado pela Demand Metric, o Marketing de Conteúdo custa 62% menos do que o tradicional, ao mesmo tempo em que gera aproximadamente três vezes mais leads.
Otimiza o relacionamento com clientes
Uma grande vantagem do Marketing de Conteúdo é que é bem menos intrusivo do que o Marketing tradicional. Isso porque, ao invés de interromper o potencial cliente com propagandas, a estratégia busca atrair usuários que estão buscando informações e soluções para problemas ou necessidades.
Isso faz com que se criem relacionamentos saudáveis e positivos, onde os consumidores sentem-se valorizados pelas marcas. O resultado são clientes fidelizados que, ao longo do tempo, tornam-se propagadores da marca, a indicando aos seus conhecidos de forma gratuita.
Aumenta o tráfego de sites
Segundo a pesquisa Content Trends 2018, 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar. Isso quer dizer que os sites corporativos podem ser a porta de entrada para muitos clientes. Mas, para que isso aconteça, devem gerar valor ao público, de modo com que o Google entenda sua relevância e os indexe.
Nesse caso, investir em Marketing de Conteúdo é uma estratégia importante. De acordo com uma pesquisa da Hubspot, empresas que publicam 16 posts por mês ou mais no blog, tem em média, 3,5x mais tráfego.
Branding
O Marketing de Conteúdo contribui de forma significativa com o branding de uma marca, ou seja, aumenta a percepção de valor junto ao público. A estratégia faz com que a marca esteja presente na mente do consumidor no momento da necessidade de compra, ou seja, amplia a possibilidade de compra de seus produtos ou serviços, uma vez que uma relação de confiança já foi estabelecida.
Aumento nas vendas
Certamente o objetivo final de toda empresa, independentemente da estratégia utilizada, é elevar as vendas. E isso também é possível por meio do Marketing de Conteúdo.
Segundo uma pesquisa da Sortlist, em média, uma pessoa gasta 10 horas e 8 minutos por dia navegando na internet, o que vale a 154 dias por ano. O Brasil também gasta 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, o que equivale a 56 dias por ano.
Favorece a mensuração de resultados
Ao investir em Marketing de Conteúdo, é possível mensurar facilmente os resultados de cada ação. Isso quer dizer que é possível identificar aqueles conteúdos que estão fazendo mais sucesso, as páginas que geram mais vendas e aquelas que precisam ser repensadas. Isso contribui para a otimização das estratégias certas e, consequentemente, para os resultados da empresa.
Exemplos de empresas B2B que utilizam marketing de conteúdo
Exemplos de empresas B2C que utilizam marketing de conteúdo
Como usar o marketing de conteúdo?
Para começar, é importante que você entenda que Marketing de Conteúdo é muito mais do que escrever e postar conteúdo. Por trás de blogposts e e-books, por exemplo, deve haver planejamento e uma estratégia bem definida.
Por isso, separamos um passo a passo para você desenvolver a sua. Confira:
- Defina seu objetivo;
- Defina a persona;
- Analise a concorrência;
- Estabeleça o tom de voz da sua marca;
- Escolha os canais em que os conteúdos serão publicados;
- Faça um calendário de conteúdos para te auxiliar;
- Construa conteúdos relevantes;
- Analise os seus resultados.
Depois de desenvolver um planejamento completo, que contenha essas e outras informações importantes, como os canais e o cronograma de ações, a próxima etapa é a criação dos conteúdos que irão fazer parte da estratégia. Esses podem ser blogposts, e-books, e-mails marketing, redes sociais, infográficos, vídeos e outros materiais relevantes para a persona da marca.
Como fazer os conteúdos dentro da estratégia?
Uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo deve se utilizar do funil de vendas para como base. Essa metodologia, já utilizada há algum tempo por profissionais de Marketing, ilustra a jornada de compras dos consumidores, que vai desde o primeiro contato até o momento em que uma venda é efetivada.
Desse modo, é possível classificar em que ponto da jornada se encontra cada potencial cliente e as estratégias necessárias para levá-los até a decisão de compra.
As etapas do funil de vendas são:
- Topo do funil: momento da descoberta e do aprendizado. Nessa etapa o público não está buscando soluções para um problema, somente se informando sobre determinado assunto;
- Meio do funil: quando ocorre o reconhecimento da necessidade ou consideração da solução. Ou seja, os usuários descobrem que têm uma necessidade ou problema e procuram formas de resolvê-los;
- Fundo do funil, ou decisão: Nessa etapa os potenciais clientes já estão considerando adquirir um produto ou serviço da empresa, e buscam informações que os ajudem a efetivamente fechar negócio.
Outros aspectos importantes para encaixar cada tipo de conteúdo dentro da estratégia são definir o tamanho, a escaneabilidade, ou seja, a facilidade com que as pessoas absorvem o conteúdo, e a otimização para os mecanismos de busca.
Essa última etapa é muito importante, já que é responsável pelo rankeamento nas páginas de pesquisa, e deve contar com as práticas de SEO (Search Engine Optimization).
É importante frisar também que os materiais utilizados para o Marketing de Conteúdo não devem ficar restritos ao canal onde foram disponibilizados inicialmente. Ou seja, é possível aproveitar blogposts, por exemplo, para o compartilhamento em redes sociais, de modo a atrair novos visitantes para um site. Ou, ainda, inserir links para conteúdo do site por meio das ações de e-mail marketing.
O importante é aproveitar todo o potencial que um conteúdo possui.
Ferramentas que podem ajudar a planejar sua estratégia de marketing de conteúdo
Para auxiliar na estratégia de marketing de conteúdo existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas. Confira as principais:
Como mensurar as estratégias de Marketing de Conteúdo?
Como dissemos, as estratégias de Marketing de Conteúdo podem ser mensuradas de forma facilitada em função das diversas ferramentas disponíveis. Mas isso não quer dizer que não requeira esforços. Inclusive, a mensuração é uma das partes mais importantes, já que mostra o que está funcionando e o que deve ser melhorado.
Para facilitar a vida dos profissionais de Marketing, há uma série de opções de sistemas que ajudam a medir indicadores e os resultados das ações. Entre eles estão o Google Analytics, do Google.
De forma gratuita, é possível analisar diversos dados, como o número de acessos a determinado conteúdo, a evolução da estratégia, que tipos de conteúdos são mais interessantes para geração de tráfego, quais mais convertem, entre outras informações valiosas.
Livros sobre marketing de conteúdo
Agora que você já conhece mais sobre o marketing de conteúdo e seus benefícios, separamos alguns livros para que você continue aprendendo mais sobre essa estratégia. Confira:
Content Inc. Segunda Edição – Joe Pulizzi
Joe Pulizzi é um dos maiores nomes do marketing de conteúdo do mundo e nessa obra explica como desenvolver um conteúdo de valor e construir uma audiência em torno desse conteúdo. Além disso, o autor ainda aborda todo o processo dessa construção.
Inclusive, nessa edição ele faz uma cobertura sobre as plataformas TikTok, Instagram e Snapchat.
Content Marketing Masterclass: Lições de Conteúdo na Era Digital – Cassio Politi
Cassio Politi é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, que é como um Óscar para essa indústria. E, nessa obra, quem escreve o prefácio é o Joe Pulizzi, uma grande autoridade no assunto.
O livro é como suas aulas e, além disso, em cada capítulo existe uma mistura entre a teoria e a prática. Inclusive, os capítulos podem ser lidos separadamente, pois são independentes.
Obrigada pelo Marketing – Vitor Peçanha
Vitor Peçanha, fundador da Rock Content, é uma pessoa de referência quando se fala em marketing de conteúdo e a obra dele é essencial se você deseja começar a construir uma estratégia de marketing de conteúdo de qualidade.
O livro tem uma linguagem simples e de fácil compreensão, onde o autor comenta sobre método, estratégia, produção e distribuição de conteúdos.
Global Content Marketing – Pam Didner
A tecnologia trouxe diversas mudanças, inclusive na maneira de conquistar clientes. Nessa obra o autor explica um passo a passo para criação de conteúdos relevantes e envolventes.
Regras de Conteúdo – Ann Handley e C. C. Chapman
Os autores desse livro já foram líderes de pensamento em marketing de clientes como HBO, Coca-cola e Verizon FiOS e passam seu conhecimento através dessa obra.
Eles abordam como criar um conteúdo que realmente atinja sua persona, ajudam a definir o objetivo de sua estratégia e se comunicar de forma assertiva em suas mídias sociais.
Content Machine – Dan Norris
Nesse livro, o autor conta como seu negócio de suporte ao WordPress saiu do zero para mais de $ 1 milhão de AUD anual em 2 anos, gastando $ 181,23 em publicidade.
Além disso, ele ainda fala sobre o principal erro cometido nas estratégias de marketing de conteúdo e ensina como se destacar em meio aos demais.
Considerações finais
Como você viu, o Marketing de Conteúdo é muito mais do que criar materiais relevantes para a persona de uma empresa. A estratégia envolve uma série de etapas essenciais, que de forma integrada levam ao crescimento de um negócio por meio de uma experiência positiva de potenciais clientes e clientes nos canais online.
Agora que você entendeu a importância do marketing de conteúdo para as marcas nesta era digital, saiba que as agências especializadas podem ajudar. E, para isso, não é preciso comprometer o orçamento, já que há soluções disponíveis para todo porte de empresa.
A ComunicArte é uma agência especializada em Marketing Digital com forte expertise em marketing de conteúdo para empresas B2B, com inúmeros casos de resultados crescentes e recorrentes para os nossos clientes.
Quer saber qual a melhor estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio? Então entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!
Está convencido sobre a importância do marketing de conteúdo para a estratégia de marketing das empresas e quer começar a colocá-lo em prática? Então veja também quais benefícios o marketing de conteúdo pode trazer as empresas.
Criado em 21 de janeiro de 2020 por Redação Comunicarte.
Editado em 14 de março de 2022 por Larissa Camillo.
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