9 Coisas que Sua Empresa Não Deve Fazer nas Redes Sociais
Não é segredo que as mídias sociais podem ser uma ferramenta poderosa para empresas. presença online é um reflexo da marca e é importante apresentar uma imagem profissional ao público, por isso é importante saber o que não fazer nas redes sociais.
Mas não adianta ter uma ferramenta excelente se você não souber usá-la, ou pior, se usar de forma errada.
Pensando nisso, reunimos neste post o que não fazer nas redes sociais se você quer ver o seu negócio prosperar. Confira!
Quais são os principais objetivos das redes sociais para empresas?
Quando se trata de canais de busca online, as redes sociais aparecem em segundo lugar com 43,6% dos internautas, atrás apenas de ferramentas de busca como o Google com 49%.
Sendo assim, os principais objetivos das redes sociais para empresas são criar consciência, construir imagem de marca e gerar leads.
Considere que já existem 4,7 bilhões de usuários ativos nas redes sociais, que representam 59% da população mundial. Em todo o mundo, a população gasta em média 2 horas e 29 minutos por dia navegando nas redes sociais.
Isso representa 36,4% do tempo diário que as pessoas ficam conectadas à internet. Os dados são do relatório O Estado Global do Digital em julho de 2022 — DataReportal – Global Digital Insights.
No Brasil, esse número sobe para 3 horas e 49 minutos por dia (53% maior do que a média global) segundo o Digital 2022: Brazil — DataReportal – Global Digital Insights. O que torna as redes sociais um atrativo ainda mais interessante para os empreendedores brasileiros.
No entanto, existem alguns comportamentos que as empresas devem evitar se não quiserem correr o risco de prejudicar sua imagem ou mensagem não atingindo os objetivos pretendidos.
O que não fazer nas redes sociais da sua empresa
A rede social é uma ótima maneira de as empresas se conectarem com seus clientes e promoverem sua marca. No entanto, existem algumas coisas que as empresas devem evitar fazer nas mídias sociais. Aqui estão as principais:
1- Criticar os concorrentes
Uma das piores coisas que uma empresa pode fazer nas mídias sociais é atacar ou falar mal de seus concorrentes. Isso não apenas faz com que sua empresa pareça pouco profissional, mas também reflete mal em sua marca e pode prejudicar sua reputação.
2- Ignorar as reclamações
Ninguém gosta de ser ignorado, especialmente quando está tentando falar sobre um problema que está tendo com seu produto ou serviço.
Se alguém entrar em contato com você com uma reclamação, reserve um tempo para responder com cuidado e tentar resolver o problema. Ignorar só irá piorar a situação e pode levar à perda de clientes ou danos à imagem da empresa.
Também resista à tentação de excluir comentários ou feedback negativos – interagir com os críticos de forma construtiva pode realmente melhorar sua reputação.
3- Reclamar dos clientes
É uma tendência nas redes sociais criar vídeos curtos expondo certas atitudes e comportamentos dos clientes, mas isso é ruim para os negócios.
Criar conteúdo educativo para informar o público-alvo sobre as regras e funcionamento da sua empresa é uma coisa, agora criticá-los por atrasos ou situações pontuais que podem até expor o cliente é pouco profissional.
4- Publicar apenas conteúdo promocional
Suas plataformas de mídia social devem ser usadas para agregar valor aos seus seguidores, não apenas como uma forma de divulgar constantemente seus produtos ou serviços.
Se você postar apenas conteúdo promocional, as pessoas perderão rapidamente o interesse e deixarão de seguir suas páginas.
Suas postagens devem ser envolventes, informativas e divertidas. Essa é uma ótima oportunidade para mostrar um pouco de personalidade e apresentar às pessoas um pouco da cultura da sua empresa.
5- Publicar conteúdo irrelevante para a empresa
Você precisa ter uma estratégia de conteúdo definida para sua marca, o que significa que suas postagens precisam ser relevantes para o seu negócio e refletir o setor em que você atua.
Imagine uma empresa de cosméticos que de repente decidiu postar sobre “looks de casamento” ou “joias de formatura”. Isso pode confundir o público e afetar a presença online da marca.
A princípio, você pode pensar que esse tipo de coisa não acontece, mas, na realidade, você ficaria surpreso com quantas empresas cometem esse erro.
A principal razão para isso é pensar que como o público é majoritariamente feminino, não haveria problemas em abordar possíveis temas de interesse. No entanto, isso não faz sentido se não agregar positivamente aos planos estratégicos do negócio.
6- Copiar a concorrência
Fique de olho na concorrência, mas não copie o que eles estão fazendo – seja original! Cada empresa é única e o que funciona para uma pode não funcionar para outra.
O plágio não é apenas um crime, mas também pode fazer você parecer pouco profissional e afetar sua credibilidade com os consumidores. É importante encontrar sua própria voz nas mídias sociais.
7- Esquecer do SEO
Só porque as plataformas de mídia social são diferentes das páginas da web tradicionais, não significa que o SEO não seja importante.
Certifique-se de fazer sua pesquisa e otimizar seus perfis de mídia social para melhor visibilidade. Se você tem um salão de beleza, por exemplo, não deixe de incluir essa palavra-chave em seu nome e biografia, use também hashtags.
8- Ser invasivo
Você pode realmente achar que seu conteúdo é bom e útil, mas isso não significa que você deva enviar todas as postagens para o direct ou chat direto de seus clientes.
Isso pode incomodar algumas pessoas e até fazer com que elas deixem de seguir seu perfil. As interações nas mídias sociais devem ser genuínas, não forçadas.
9- Usar memes sem autorização
O histórico de empresas que usaram a imagem de memes sem autorização e foram processadas por uso indevido de imagem é longo.
Portanto, não promova seus produtos usando imagens de terceiros sem a devida autorização, pois os prejuízos podem ser substancialmente maiores que os ganhos.
Cuidados que as empresas B2C devem ficar atentas nas redes sociais
Quando falamos sobre empresas B2C, estamos falando de empresas que lidam diretamente com o consumidor final. Ou seja, a empresa vende um produto ou serviço para pessoas físicas, não para outras empresas.
Diante desse contexto, é essencial que essas empresas tenham muito cuidado ao usar as mídias sociais para seus negócios. Afinal, qualquer erro pode ter um impacto negativo direto nas vendas.
Portanto, se você tem uma empresa B2C e quer saber o que não fazer nas redes sociais, tenha cuidado com o seguinte:
- Cuide do design das postagens: O público B2C é mais exigente e qualquer ponto pode fazer a diferença na decisão de compra. Então, invista em um bom designer que entenda exatamente o que seu público-alvo quer ver.
- Evite erros de português: Isso pode parecer um pequeno detalhe, mas erros de português podem indicar falta de profissionalismo da empresa. E isso é algo que pode desencorajar as pessoas a comprarem seus produtos ou serviços.
- Seja consistente nas postagens: Não adianta ter uma postagem incrível hoje e depois desaparecer das redes sociais por semanas. A chave é ser consistente e produzir conteúdo de qualidade regularmente. Isso manterá seu público engajado e interessado no que você tem a oferecer.
- Responda avaliações negativas com educação e empatia: Reconheça os sentimentos e necessidades do cliente, explique o que aconteceu e como você planeja melhorar. Uma avaliação negativa é uma oportunidade de mostrar que sua empresa se preocupa com seus clientes e está disposta a ajudá-los a resolver seus problemas.
- Não publique conteúdo superficial e sem valor: Isso não significa que todas as suas postagens tenham que ser inovadoras ou intensamente significativas, mas elas devem pelo menos acrescentar algo valioso à audiência, seja informação, entretenimento ou ambos.
Cuidados que as empresas B2B devem adotar nas redes sociais
Como uma empresa de negócios para consumidores (B2C), você provavelmente tem as mídias sociais voltadas para as pessoas. Mas e as empresas business-to-business (B2B)? Elas não estão vendendo para consumidores, então não precisam de mídias sociais, certo?
Errado. Na verdade, as empresas B2B precisam de mídias sociais tanto quanto as empresas B2C. Por quê? Porque os seres humanos formam os dois tipos de organizações. Ansiamos por conexão e interação — pessoalmente e online.
No entanto, nem todas as organizações entendem isso e acabam cometendo erros críticos online.
Pensando nisso, reunimos o que não fazer nas redes sociais B2B.
Considerações finais
Agora que você já sabe aquilo que sua empresa não deve fazer nas redes sociais, confira como fazer um gerenciamento de redes sociais eficaz para sua empresa: clique aqui!
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