O Outbound Marketing é o Marketing tradicional. Ao contrário do Inbound Marketing, que busca atrair os clientes de forma passiva, por meio de um interesse genuíno, o Outbound faz a prospecção ativa de clientes em forma de propaganda.
Nos últimos anos, o mundo do Marketing vem sofrendo uma revolução. Com o estabelecimento do digital, surgiu uma nova forma de atrair e conquistar clientes, o Inbound Marketing. E, desde então, muitos acreditam que o Outbound Marketing, ou Marketing tradicional, ficou em segundo plano e perdeu a importância.
Porém, a mídia offline continua “viva”, as pessoas seguem consumindo produtos e serviços midiáticos e, portanto, essa é uma ferramenta que merece atenção das empresas que querem aumentar suas vendas. Inclusive, segundo uma pesquisa da Hubspot, 90% dos investimentos em Marketing ainda são feitos em Outbound e 10% no Inbound.
Como comentamos, o Outbound Marketing é composto por ferramentas tradicionais de divulgação, como mídia televisiva, spots em rádios, panfletagem e anúncios em revistas e outdoors. Seu objetivo é anunciar a marca para os prospects de forma ativa, por meio da publicidade direta.
Apesar dessa “raiz” na mídia tradicional, hoje o Outbound também pode se valer da mídia online, seja por meio de anúncios em vídeos na internet, banners em sites e blogs ou pop-ups, por exemplo. O que não se alterou foi a forma de fazer a propaganda, baseada na prospecção direta.
Para investir em Outbound Marketing é necessário ter um aporte maior em relação ao Inbound Marketing, já que as mídias em sua maioria são mais caras e as campanhas, para terem bons resultados, necessitam de uma continuidade para que não caiam no esquecimento.
Se bem planejadas e com foco real em metas, a metodologia pode ser a responsável por trazer ótimos resultados, já que a publicidade está mais presente na rotina das pessoas do que elas próprias imaginam.
Para que você entenda de forma clara o que diferencia o Outbound do Inbound Marketing, veja o comparativo a seguir:
Depois de ler até aqui, pode ser que você esteja se perguntando: “afinal de contas, em qual das duas metodologias vale mais e pena investir?”. A resposta é: depende.
Para avaliar qual das opções é mais interessante para cada caso, é interessante avaliar o orçamento da empresa, o mercado em que atua, o ticket médio e o perfil dos clientes, por exemplo. A partir dessa avaliação é que a organização saberá quais os caminhos a se tomar de forma sólida, contínua e com foco em resultados.
Além disso, não é preciso escolher uma alternativa somente, muito pelo contrário. Hoje, investir somente em mídia offline, por exemplo, pode fazer com que as empresas percam infinitas possibilidades de atrair, conquistar e fidelizar clientes. Afinal de contas, são 116 milhões de usuários na internet somente no Brasil.
Portanto, quando as duas estratégias funcionam juntas, de forma complementar e assertiva, podem trazer um excelente retorno.
Depois de saber mais sobre o conceito da Outbound Marketing e as principais diferenças em relação ao Inbound Marketing, esperamos que sua empresa possa investir nas estratégias mais eficientes para o segmento e público em questão.
Como dissemos acima, o marketing e a forma de se comunicar mudaram muito e há muitas novidades no mercado, uma delas é o marketing de conteúdo. Entenda como ele funciona e como ele pode contribuir para gerar resultados e melhorar o posicionamento da marca.