Posicionamento de mercado é a posição relativa em que se encontram marcas, seus produtos e serviços na mente dos consumidores e colaboradores. Pode ser definido com um processo essencial para o desenvolvimento estratégico do Marketing.
Quando você pensa em uma marca de refrigerante, sabonete, limpeza e telefonia, por exemplo, quais delas vem à sua cabeça? As primeiras que imaginou são as referências presentes em sua mente, graças ao bom posicionamento de mercado das organizações responsáveis.
Graças a ele, as marcas ganham posição de destaque no mercado e diferenciais competitivos importantes, os quais fazem com quem as empresas estejam sempre à frente e, com isso, vendam e lucrem mais. Isso é justamente o que você está procurando para o seu negócio? Então chegou ao lugar certo. Confira o nosso post e saiba mais sobre o conceito!
De acordo com um dos maiores nomes do Marketing, Philip Kotler, o posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o objetivo de ocupar uma posição diferenciada na escolha do público-alvo”.
Em linhas gerais, ele pode ser obtido por meio da seguinte fórmula:
Segmentação + Diferenciação = Posicionamento.
Dessa forma, antes de definir qualquer posicionamento, a empresa precisa ter um público bem definido e formas de diferenciação no mercado em que atua. E essa é, sem dúvidas, uma das tarefas mais importantes dentro de uma estratégia de Marketing.
Como dissemos, se posicionar no mercado traz diferenciais competitivos para as marcas, fazendo com que elas se tornem preferências na cabeça e no coração dos consumidores.
Com isso, sempre que precisarem de um produto ou serviço, eles se lembrarão daquela empresa e só deixarão de fazer negócios com ela em função de motivos muito pontuais, como preço, falta de produto em estoque, concorrência em promoção e campanhas de Marketing mais eficazes.
Porém, com uma boa estratégia de posicionamento de mercado, até mesmo esses fatores se tornam mais elásticos para potenciais clientes, pois determinado produto ou serviço já está enraizado como uma preferência e, portanto, essa é prioritária.
Seja por meio de conteúdos, ou pela imagem pessoal de um gestor ou fundador, por exemplo, todos os elementos de uma marca devem estar conectados e passarem a mesma mensagem para que o posicionamento seja, de fato, eficiente.
Pelo que você leu até aqui, foi possível conhecer o conceito e sua importância para que as marcas se destaquem dentro de um mercado competitivo. Mas como aplicar o posicionamento de mercado na prática? É o que você confere a seguir:
Em primeiro lugar, sua empresa deve conhecer as reais necessidades, dores e preferências do público-alvo e do nicho de mercado escolhido. Para isso, é necessário a realização de pesquisas e análises, as quais mostrarão a forma com que os produtos e serviços oferecidos por seu negócio beneficiarão os consumidores.
Nesse ponto, você deve segmentar o público de sua organização por meio de alguns critérios, como segmentação demográfica, ou o lugar onde se encontra, segmentação psicográfica, a qual envolve personalidade e estilo de vida e segmentação comportamental, que analisa comportamentos em relação à produtos e conteúdos.
Assim como a segmentação do mercado e do público, para conquistar um bom posicionamento de mercado sua empresa deve entender a jornada de compras de cada potencial cliente, desde a descoberta, reconhecimento de um problema ou necessidade, consideração da solução e, finalmente, a decisão de compra.
Isso pode ser feito com o auxílio de diversos softwares e sistemas, os quais trazem, em detalhes, todo o caminho percorrido pelos consumidores.
Esse passo, em que a empresa deve encontrar seus diferenciais, pode ser realizado em diversas etapas. Essas englobam preços, tempo de entrega, qualidade do atendimento, qualidade do produto, design, durabilidade, comunicação da marca, valores da marca, entre outros detalhes importantes que mostram porque uma organização deve ser escolhida em detrimento de outra.
Depois de sua empresa seguir todos os passos anteriores, terá informações suficientes para definir o posicionamento de mercado que irá fazer com que tenha melhores resultados e, a partir deles, mais sucesso. Ou seja, seus clientes passarão a enxergar sua marca da forma que se deseja.
Um posicionamento de marca bem definido, com certeza, levará os consumidores a terem uma maior identificação com a marca e, com isso, ela seja preferência no momento de adquirir um produto ou serviço. Ou seja, mais vendas e rendimentos!
Gostou do nosso artigo? Que tal começar a aplicar o conceito em sua empresa agora mesmo? Veja também quais são as forças e as fraquezas da sua marca.