Segundo um levantamento realizado pelo We Are Social, em parceria com a Hubspot, mais de 139 milhões de brasileiros estão conectados à internet. Isso equivale a 66% do total da população. Nesse cenário, garantir a presença digital das empresas vem se tornando cada vez mais importante.
Mais do que isso. Hoje é possível dizer que contar com a estratégia já é uma condição fundamental para conquistar e fidelizar clientes, além de reduzir custos com marketing tradicional ou publicidade. Esses, inclusive, nem sempre são acessíveis ao orçamento de uma empresa.
Ao contrário do que alguns possam pensar, ter presença digital não quer dizer somente a manter um site ativo ou criar perfis em redes sociais. O conceito se refere à maneira como uma marca se posiciona no ambiente virtual e utiliza os meios disponibilizados para mostrar valor, confiabilidade e empatia.
Como dissemos, a maioria dos brasileiros está conectada à internet. Entre os usuários, 85% fazem isso todos os dias. Com o amplo à informação e possibilidades de compra, esses vem se tornando cada vez mais exigentes, inclusive quando se trata do atendimento e relacionamento promovidos por uma marca no meio online.
É justamente aí que entra uma presença digital adequada. A prática traz uma ótima oportunidade para a comunicação direta e interativa com potenciais clientes, além de contribuir para a fidelização dos que já o são.
A partir da popularização da internet, o perfil do consumidor mudou. Por meio da possibilidade de navegação e pesquisa sem restrições de distância, esse se tornou mais exigente. E, ao se deparar com marcas sem presença digital relevante, segue para a concorrência.
Prova disso é uma pesquisa da New Voice, que mostrou que 58% dos consumidores nunca mais voltam a procurar uma empresa se tiverem uma má experiência. Outro dado interessante, do estudo Right Now, diz que 85% dos consumidores estão dispostos a pagar até 25% mais para ter um atendimento melhor.
Como a maioria dessas pessoas estão nos canais online, certamente uma percepção negativa pode comprometer seriamente os resultados. Na mesma medida, organizações que investem em uma presença digital bem estruturada podem elevar expressivamente a lucratividade.
Pelo que mostramos até aqui, você já pôde perceber o quanto a presença digital pode ser vantajosa para uma marca. Para te convencer a respeito, listamos alguns benefícios da prática. Confira:
Há diversos canais disponíveis para construir a presença online de uma organização. Inclusive, uma das características do novo consumidor é ser omnichannel. Ou seja, busca encontrar as empresas de sua preferência por meio de diferentes formas de contato.
Nesse universo, porém, existem algumas ferramentas essenciais para a estratégia. Saiba quais são elas para colocar em prática em seu negócio:
No meio online, os sites funcionam como cartões de visitas das empresas. Isso porque mostram o histórico do negócio, serviços oferecidos, equipe, diferenciais e demais informações de relevância para um potencial cliente.
Mesmo que a marca não possua um e-commerce ou faça vendas pela internet, é importante manter um site institucional em funcionamento. Isso porque pode ser encontrada durante as pesquisas, fazendo com que mais consumidores a conheçam e possam ir até ela.
Além disso, um site também pode servir de portfólio virtual para o negócio. Por meio dele, é possível expor trabalhos, cases de sucesso, depoimentos e demais materiais que demonstrem competência e profissionalismo.
Os blogs são excelentes ferramentas para a presença digital. Por meio deles é possível criar conteúdos para todas as etapas da jornada de compra e, ainda, interagir com o público. Além disso, aquilo que é publicado vai estabelecendo liderança, otimiza o rankeamento nos mecanismos de busca e gera resultados permanentes.
Os brasileiros são apaixonados pelas redes sociais. Segundo o relatório Digital In 2019, 66% dos usuários do país estão presentes nesses canais. Isso quer dizer que, para manter uma presença digital eficiente, é essencial investir na estratégia.
Existem diversas redes sociais disponíveis para as empresas. Entre as mais utilizadas estão o Facebook e You Tube, que ficam atrás apenas do Google quando se trata da quantidade de acessos mensais.
Para escolher os canais ideais para uma marca, que também pode ser o Instagram, Twitter e Linkedlin, por exemplo, o ideal é conhecer o público-alvo, onde esse está presente e que tipos de conteúdos mais interessam.
Assim como no ambiente físico, também é possível anunciar nos canais digitais. Inclusive, essa é uma prática importante para quem está construindo uma presença digital, já que há mais possibilidades de as marcas serem encontradas em buscas.
As campanhas digitais podem ser feitas por meio do Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outras ferramentas disponibilizadas em cada canal. Além da maior visibilidade, outra vantagem da estratégia é segmentar o público, de modo com que o conteúdo chegue à pessoa certa no momento mais adequado.
Há quem diga que o e-mail marketing é coisa do passado. Porém, isso não corresponde à realidade. Para você ter uma ideia, segundo a pesquisa E-Mail Marketing Trends 2018, 76,7% das empresas estão investindo na estratégia.
Por outro lado, o mesmo levantamento mostrou que, dos usuários da internet, 96% possuem conta de e-mail pessoal e o acessam. Desses, 95,9% o fazem diariamente. Isso quer dizer que as chances do cliente de sua marca, e também dos concorrentes, utilizarem a ferramenta, é grande.
Entre as vantagens do e-mail marketing estão a rapidez na entrega da informação, a segmentação, o alcance, a promoção de bons relacionamentos e os custos acessíveis.
Depois de ler o nosso artigo sobre presença digital, ficou interessado em criar ou otimizar os canais online de sua marca para ter mais sucesso? Para entender melhor a importância da presença digital, é importante, também, saber como tudo isso originou. Entenda como funcionou – e funciona – a transformação digital.