A presença de usuários e empresas nas mídias sociais já não é mais novidade. Porém, muitos negócios, ao invés de torná-las um fator positivo para a marca, em função de algumas atitudes podem fazer com que aconteça o efeito oposto, ou seja, a rejeição do público. Isso é o contrário do que você espera, não é mesmo? Então confira o nosso post, conheça as redes sociais mais usadas no Brasil e algumas atitudes que podem fazer mal ao seu negócio.
De acordo com o relatório Digital In 2017, realizado pelo site We Are Social, aproximadamente 19 milhões novos usuários se conectaram nas redes sociais mais usadas somente no último ano.
Isso significa 10% de toda a população brasileira. Isso quer dizer que, sem dúvidas, estar presente de forma assertiva significa conquistar novos clientes, se destacar no mercado e perante a concorrência.
Veja agora quais as redes mais populares por aqui:
No ranking das redes sociais mais usadas, o Facebook é o “queridinho” dos usuários. Atualmente são 103 milhos de pessoas conectadas no Brasil e 2 bilhões em todo o mundo.
Por meio dele, é possível se relacionar com clientes, divulgar assuntos relevantes, diferenciais e produtos da marca, criar eventos, fazer anúncios patrocinados e muitas outras funcionalidades.
O formato de vídeo é uma das grandes tendências do Marketing Digital. E não é à toa que o YouTube é a segunda rede social mais usada pelos brasileiros. Lá há canais de uma infinidade de segmentos, influenciadores digitais, cursos, lazer e muito mais.
Para as empresas é um canal onde é possível educar, informar, entreter, anunciar de diversas formas e com isso tornar a marca mais fortalecida.
Esse aplicativo de mensagens instantâneas vem conquistando cada vez mais brasileiros. hoje aproximadamente 30% deles já fazem uso diário e 70% dos celulares contam com o app. Por meio dele, sua empresa pode criar campanhas em formato de texto, áudio, imagem ou vídeo.
Até o aplicativo de mensagens ser desvinculado do Facebook, ele não era muito popular entre os usuários. Porém, depois que isso aconteceu ele caiu no gosto do público e hoje ocupa o quarto lugar no ranking das redes sociais mais usadas do Brasil.
O app pode ser utilizado pelas empresas para estreitar laços com os clientes por meio da divulgação de ações e respostas a dúvidas ou comentários.
O Instagram, rede social que tem como principal característica o compartilhamento de fotos, conta com 300 milhões de usuários conectados diariamente.
Apesar de o Brasil representar somente 6,5% dos usuários ativos, é uma boa ferramenta de Marketing Digital para muitas empresas, pois proporciona um relacionamento mais próximo do cliente por meio da divulgação dos bastidores e do dia a dia de uma marca, por exemplo.
Assim como no Facebook e no YouTube, também é possível criar anúncios no Instagram, os quais se bem direcionados podem trazer ótimos resultados.
Agora que você já sabe quais são as redes sociais mais usadas pelos brasileiros, como dissemos, é importante que conheça algumas ações que podem tornar sua marca pouco atrativa e que, portanto, devem ser evitadas.
Veja agora quais são elas de acordo com um estudo da Aprout Social:
Apesar de não haver um número padrão de postagens nas redes sociais mais usadas, é preciso que as marcas tenham bom sendo para que as publicações não sejam demais e nem de menos.
Para ser ter uma ideia, de acordo com o levantamento, 46% dos usuários disseram que deixariam se seguir uma empresa se essa fizesse promoções em excesso em suas páginas.
Hoje em dia os consumidores estão muito mais exigentes e isso também se aplica ao tipo de conteúdo que esperam de uma marca.
Como a internet trouxe com ela uma infinidade de canais para informação, um grande número de usuários, mais precisamente 41% deles, afirmaram que deixariam de seguir uma marca e função dos conteúdos irrelevantes.
Nesse caso, é importante que sua empresa esteja atenta ao público com quem está se comunicando e crie conteúdos que possam agregar valor e fazer com que esse tenha vontade de continuar interagindo com a marca.
Como comentamos no primeiro tópico, para que as marcas possam ter uma presença positiva nas redes sociais mais usadas no Brasil é preciso contar com uma média razoável de postagens e também uma periodicidade definida.
Prova disso que é 18% dos usuários entrevistados disseram que uma empresa que fica muito em silencio pode ser alvo de dislikes.
Assim como no ambiente físico, no ambiente virtual os clientes também esperam uma resposta das empresas quando fazem algum comentário ou apresentam dúvidas e necessidades.
De acordo com a pesquisa, 15% dos usuários das redes sociais disseram deixar de seguir marcas que os ignoram. Portanto, esteja atento às interações, sejam elas positivas ou negativas, e não deixe seus seguidores sem resposta por muito tempo.
Cuidar bem das redes sociais é só uma das ações de marketing indispensáveis para sua empresa, mas você sabe quais são as estratégias que mais geram resultados? Clique no link e descubra