É impossível falar de retargeting sem falar do marketing digital voltado para o e-commerce. É preciso acompanhar as novidades dessa ferramenta de comunicação, que se reinventa a cada dia, para que a sua marca não fique para trás.
Traduzindo de forma literal, o retargeting vem do inglês ‘target’ (alvo) e significa ‘mirar’ novamente num alvo que já foi apontado. Ou seja, entrar em contato mais uma vez com aqueles consumidores que já estiveram em contato com a marca antes.
Isso pode ser feito por meio de uma visita ao site, clique em um banner ou visualização de um vídeo. Mas, com uma abordagem diferente, mostrando o produto de acordo com o interesse do cliente.
Um exemplo muito comum de retargeting que vai ajudar no entendimento da ferramenta, é quando o consumidor entra no site de uma determinada loja, adiciona compras no carrinho, mas não finaliza a compra por algum motivo.
Nesse caso, a marca oferece um cupom de desconto ou alguma vantagem exclusiva para aumentar o interesse do cliente e fazer com que ele leve o produto. Certamente as chances de fechar negócios aumenta.
A função do retargeting é o famoso caso da adaptação para o meio. Ou seja, para um cliente que já conhece a loja, mas não compra, é necessário uma abordagem diferente.
Já para aquele cliente que conhece a loja e faz compras frequentes, é possível criar um combo de ofertas com produtos diferentes para incentivar a frequência de compras no site.
Agora que você já sabe mais sobre o conceito de retargeting, confira algumas dicas de como melhorar a sua estratégia:
Ao longo do tempo foram surgindo vários modelos de retargeting. Confira algumas estratégias:
Esse modelo é realizado com base nas pesquisas do internauta em buscadores (Google, por exemplo). Essas buscam podem ser feitas por meio de palavras-chave, ou pelo próprio site.
Essa estratégia é realizada com pessoas que visitaram o seu site. Elas são marcadas com um cookie e, após saírem dele, serão impactadas com outras ações de marketing. Um exemplo são os banners.
A estratégia se utiliza de e-mails marketing para impactar mais uma vez aquelas pessoas que já tiveram algum contato com a marca.
É utilizado para atingir mais uma vez os internautas que assistiram e curtiram um determinado vídeo.
Existem dois tipos de plataforma para o seu negócio. Uma é para quem está se inserindo agora no universo do retargeting, e a outra é para quem já é experiente no ramo. Confira:
Essas plataformas oferecem ideias para quem está começando e tem pouca experiência no gerenciamento de campanhas. Elas fornecem um gestor de conta para ajudar a elaborar campanhas de alto desempenho e ferramentas automatizadas para otimizar seus anúncios.
Essas são ferramentas voltadas para usuários mais experientes. Através delas, há mais controle sobre a audiência segmentada, resultados obtidos e relatórios. Em contrapartida, o método exige mais esforços.
Agora que você já sabe mais sobre o retargeting, já pode começar a pensar em estratégias que podem favorecer o seu negócio. Como sua marca se comunica com o público atualmente? Quais as estratégias têm trazido melhores resultados? Comente aqui para compartilharmos experiências!
Entenda o que fazer para que sua marca conquiste mais espaço na mente do consumidor.