O perfil do consumidor vem mudando na mesma medida em que o os ambientes físico e online se tornam cada vez mais integrados. Hoje, para tomar uma decisão de compra, esse se informa e pesquisa de diversas maneiras para se certificar que está fazendo uma escolha assertiva. Entre elas estão buscar opiniões de outros consumidores sobre produtos ou serviços por meio de reviews. Essas podem estar no próprio site da empresa, o que inclusive é indicado, e em diversos outros canais, incluindo os portais de reclamação.
Por isso todo o cuidado é pouco para manter uma boa reputação! Para você ter uma ideia, segundo o levantamento Importance of Online Product Reviews from a Consumer’s Perspective, 85,57% dos consumidores analisam opiniões de outras pessoas antes de realizarem uma compra. Desses, 83,65% avaliam tanto os reviews positivos quanto negativos.
Outra pesquisa, da Dimensional Research, mostrou que 90% dos entrevistados são influenciados por comentários positivos. E, quando esses são negativos, o porcentual pode chegar a 86%.
Somente por aí você já pôde compreender o poder que os reviews têm para o sucesso ou fracasso de uma empresa. Quer fazer com que as opiniões dos seus clientes influenciem positivamente outros consumidores? Então acompanhe o nosso post!
Como mostramos, as avaliações de consumidores sobre determinado produto ou serviço são diretamente responsáveis pela decisão de compra. Nesse sentido, proporcionar aos clientes a chance de deixar reviews no site de sua empresa demonstra preocupação em conhecer a experiência de compra de cada um deles e gera maior credibilidade junto ao público.
Além disso, a empresa consegue ter parâmetros sobre as experiências dos clientes e, dessa forma, investir em estratégias que as tornem cada vez melhor. Isso se reflete diretamente nos bons resultados. Porém, é necessário que os processos da empresa e os reviews sejam bem administrados, de modo com que não comprometam negativamente a reputação da organização.
Veja agora outros benefícios de disponibilizar um campo para avaliações:
Uma das preocupações das empresas em disponibilizar um espaço para reviews no site ou loja virtual são os comentários negativos. Mas, ao contrário do que se possa pensar, até mesmo essas opiniões geram oportunidades.
Por isso, ao invés de deletá-las, as organizações devem aproveitar para apresentar soluções e mostrar ao consumidor que se importam com sua opinião. Dessa forma, é possível até mesmo reconquistar aquele cliente que, sem um feedback, deixaria de fazer novas compras com a marca.
Agora que você viu a importância de disponibilizar um campo para reviews de clientes em um site ou blog, é possível que esteja interessado em colocar em prática, mas tem dúvidas de como utilizar as opiniões em favor da empresa. Veja algumas dicas:
Esperamos que o nosso artigo sobre a importância dos reviews para o sucesso das empresas no mercado atual tenha sido útil para você.
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