A segmentação de público é uma ação essencial dentro das estratégias de Marketing para que as estratégias sejam bem direcionadas e, com isso, tenham mais sucesso.
Antes de se criar qualquer estratégia de marketing para uma empresa, é imprescindível realizar a segmentação do público para que os resultados sejam conforme o esperado. Isso porque as ações devem ir de encontro com as características e necessidades dos potenciais clientes. Caso contrário, por mais criativas que sejam, muito provavelmente estão fadadas ao insucesso.
A segmentação de público se trata do processo de dividir o mercado de potenciais clientes em grupos e segmentos baseados em determinadas características e aspectos em comum. Seu objetivo para as ações de comunicação é fazer com que os profissionais possam criar um mix de marketing personalizado, o qual vá de encontro ao que o público espera.
Isso se tornou fundamental na medida em que os consumidores se tornaram mais informados, conectados e exigentes em relação às suas compras. O que eles esperam hoje é um atendimento personalizado, individualizado e diferenciado, que os valorizem de acordo com suas preferências singulares.
Para o setor de marketing, entender como é o comportamento do seu público em seu ambiente e por meio de dados sociais é essencial para criar estratégias de relacionamento, engajamento e fidelização. Como é de se imaginar, tal ação se reflete em bons resultados.
Identificar desejos, características e necessidades dos potenciais clientes, como dissemos, torna a comunicação de uma empresa muito mais assertiva e eficiente. Ao utilizar a segmentação de público certamente haverá um retorno positivo em diversos aspectos. Veja alguns deles:
A segmentação de público é feita por meio de duas vertentes principais. A primeira delas é a demográfica, que irá identificar dados mais básicos, como idade, localização, sexo, renda, educação, estado civil e ocupação.
Já a segunda vai de encontro às características e necessidades do público, envolvendo dores, sonhos, desejos, problemas, dúvidas, entre outros.
Nesse aspecto há ainda a definição de persona, que é uma representação semi fictícia de um cliente ideal. Ela se trata de uma narrativa humanizada e com dados reais que descreve as características do potencial cliente de forma a guiar as estratégias.
A segmentação de público pode, e deve, ser aplicada desde o planejamento de marketing de uma empresa. Ela deve ser utilizada tanto para traçar os objetivos da comunicação como também para criação das estratégias e utilização de ferramentas, já que todas elas se beneficiam de um público bem definido.
Para ficar mais claro, vamos alguns exemplos. Imagine que sua empresa irá investir em anúncios pagos em redes sociais, como o Facebook Ads ou Instagram Ads. Nessas mídias é possível definir qual o público mais interessa a uma marca para que a comunicação realmente chegue até ele. E, caso a organização não saiba quem são seus potenciais clientes, provavelmente não ficará satisfeita com os resultados.
A mesma situação se aplica em posts de blogs que se utilizam de estratégias de SEO. Quando há a segmentação de público e a marca entende que tipo de conteúdo trará mais valor a ele, qual o tipo de linguagem preferida e de que formas ele interage, se torna possível criar conteúdos que vão exatamente de encontro aos que os potenciais clientes esperam.
Isso também vale para e-mails marketing, anúncios no Google Adwords, inbound marketing, mídia off line, entre outras estratégias.
Pelo que você pôde ver em nosso artigo, a segmentação de público deve ser um dos primeiros passos para empresas que buscam uma comunicação realmente assertiva e eficiente com o cliente.
Está em dúvida sobre qual a diferença entre Público-Alvo e Persona? Clique aqui.