O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas para otimização de sites com o objetivo de fazer com que alcancem as primeiras páginas dos mecanismos de busca, como o Google.
Para se destacar perante a grande concorrência do ambiente digital, não adianta somente criar um site ou blog empresarial e esperar que eles tenham um bom rankeamento orgânico, ou gratuito, de forma natural. Nesse caso, é necessário desenvolver algumas estratégias específicas com essa finalidade. E, certamente, entre as principais estão o Search Engine Optimization (SEO).
O SEO é um conjunto de técnicas que buscam tornar os sites otimizados para um melhor posicionamento nas páginas de busca, como o Google. Seu principal objetivo é aumentar o tráfego orgânico e garantir que as páginas ocupem os primeiros lugares nas pesquisas.
Para você ter uma ideia de como isso é importante, uma pesquisa realizada pelo Google mostrou que 90% dos usuários que fazem pesquisas analisam somente os resultados que aparecem na primeira página. Ou seja, as empresas que conseguem esse resultado ganham muitos pontos em relação aos concorrentes e têm a chance de ampliar significativamente os negócios.
Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba como funciona o Google. Afinal, ele é o maior buscador do mundo e, portanto, o que deve ter mais valor nas estratégias de SEO em uma empresa.
O mecanismo trabalha com rastreamento, indexação e exibição de resultados. O rastreamento, que ocorre por meio do Googlebot, ou robô do Google, identifica as páginas e usa diversos algoritmos para definir quais delas serão prioridade.
A indexação acontece quando o Googlebot processa as páginas rastreadas para incluí-las no em seu índice. Entre as informações que constam no índice estão dados como o conteúdo da página, região da publicação, data, título e descrição.
Dessa forma, quando o usuário faz uma busca, uma pesquisa de páginas correspondentes é realizada no índice do Google, trazendo os resultados de maior valor. Isso é determinado por diversos fatores de rankeamento que são levados em conta.
Como comentamos, para incluir um site nas primeiras páginas de pesquisa, o Google leva em consideração uma série de pontos. Veja a seguir alguns deles:
Os fatores on page são aqueles que devem ser trabalhados dentro do site para chamar a atenção do mecanismo de busca. São eles:
Como o nome sugere, o off page diz respeito aos elementos externos ao site. Para o Google, esse é um fator de grande relevância, pois demonstra que uma página tem autoridade e beneficia os usuários com conteúdos relevantes. Alguns dos fatores off page estão:
Vamos começar dizendo que hoje em dia mais de 90% dos processos de compra se iniciam com pesquisas em mecanismos de busca. Só por aí você já pode ter uma ideia da importância do SEO para os bons resultados de um negócio, não é mesmo?
Para te deixar ainda mais convencido, listamos alguns benefícios de se contar com essa estratégia de Marketing Digital. Confira quais são eles:
Pelo que você viu até aqui, pode ser que esteja pensando que, para as técnicas de SEO realmente darem certo, é preciso algum esforço. E realmente é isso que acontece! Porém, como também pôde comprovar, os benefícios da estratégia são bastante compensadores.
O SEO pode ser colocado em prática dentro da própria empresa, por profissionais de TI, Marketing Digital, designers e outros.
Mas calma! Se o seu negócio não dispõe de verba suficiente para compor uma equipe, é possível contratar agências e profissionais especializados, os quais oferecem opções acessíveis a todos os portes de empresa.
Técnicas e estratégias de SEO podem ser o que estava faltando para sua empresa obter melhores resultados, mas é preciso tomar cuidado de como sua empresa se posiciona e como é vista, descubra como evitar ruídos na comunicação da sua empresa, e garanta o crescimento continuo na web.