Quanto Custa Um Site? Tudo o Que Você Precisa Saber
Atualmente, existem 1,99 bilhão de sites na Internet. De 1 site em 1991 para o primeiro 1 bilhão de sites em 2014.
Hoje, quando se tem um negócio, é preciso colocá-lo on-line. No entanto, alguns empreendedores não sabem como começar, quanto custa ou mesmo como fazer um site.
O site empresarial é essencial para que seu negócio seja encontrado pelos clientes. É ali que eles buscam informações e estabelecem uma parte essencial da jornada de compra. Além disso, ter um site afeta a percepção do cliente sobre o negócio.
Apesar da popularidade das redes sociais, o site ainda é o principal canal on-line utilizado pelas empresas para gerar oportunidades de negócios, pois é o local que seu público visita quando está interessado em comprar um produto ou serviço seu.
Dito isso, chegou a hora de trazer sua empresa para o mundo virtual!
Então, se você ainda tem dúvidas sobre como fazer um site que traga resultados e sucesso para o seu negócio, continue sua leitura.
Quais são os fatores que implicam no desenvolvimento de um site?
Um bom site apresenta as principais informações sobre a empresa e seus produtos, que ficam 24 horas por dia, 7 dias por semana disponíveis. Além disso, pelo site é possível estabelecer canais de comunicação diretamente com o público-alvo da empresa.
Outro elemento importante é a autoridade da marca, que com a presença on-line e produção de conteúdos pode ser aumentada.
Catálogos de produtos e serviços precisam ser promovidos, por isso a estratégia de uso de sites pelas empresas é uma forma eficaz de garantir maior visibilidade para atrair clientes.
Estratégia
Qualquer página criada precisa ser eficaz. Caso contrário, será só mais uma entre as milhões que não são acessadas. Seja para vender, educar as pessoas ou fornecer entretenimento, o site precisa de estratégia para ser construído.
Por isso, as empresas devem determinar quais são os valores centrais do negócio, e ter clareza do propósito do site. Em seguida, definir quais resultados suas estratégias de marketing digital devem fornecer para seus clientes.
Depois de decidir isso, eles precisam determinar os objetivos que desejam alcançar com a estratégia.
Jornada do cliente
Quando um visitante chega ao seu site, você precisa saber o que ele quer e quais motivos o levaram até ali. Para isso, você deve considerar que tipo de jornada você está conduzindo as pessoas à medida que elas embarcam em seu site.
Mapa do site
É importante considerar a experiência do usuário ao planejar um site. Uma maneira de fazer isso é criar um fluxograma ou mapa mental que descreva cada página. Isso deve incluir informações sobre o negócio, categorias e páginas.
Além disso, a criação de um mapa do site deve envolver a consideração de como cada estágio do site será exibido para os usuários – especificamente se eles podem localizar facilmente as informações de que precisam.
Cada página do seu site deve ter um objetivo. Isso evitará que seus usuários e visitantes fiquem confusos enquanto navegam.
Conteúdo
Fornecer conteúdo em seu site é essencial para o sucesso. Esse conteúdo ajudará seu site a parecer mais profissional e fará com que pareça uma autoridade em seu campo.
Isso também fará com que os visitantes permaneçam no site por mais tempo e aumentem o envolvimento deles com sua marca.
Visitantes mais engajados significam mais probabilidades de venda, o que é importante para qualquer empresa que queira crescer.
Além disso, melhores classificações nos mecanismos de pesquisa podem ser alcançadas por meio de conteúdo de alta qualidade aplicado para Search Engine Optimization (SEO).
Design
O design de um site é crucial para o seu sucesso. Um bom design precisa ser atrativo, responsivo, fácil de navegar, baseado na experiência do usuário (user experience – UX) e representativo da marca.
O objetivo ao projetar um site é manter a consistência com a marca e a mensagem geral que está sendo apresentada. De modo geral, o design deve apresentar de forma consistente o logotipo, paleta de cores, tipografia e conceitos visuais básicos que as pessoas aprenderão identificar com o seu negócio.
Quais são os tipos de sites?
Cada negócio, ao adotar sua estratégia de marketing, irá precisar de um tipo diferente de website. Entre os mais comuns, se classificam 13:
- Site pessoal: um site pode servir como um portfólio, currículo ou diário pessoal;
- Blog: o fluxo do Blog contém conteúdo casual atualizado regularmente;
- Institucional ou de Negócios: fornece detalhes sobre um negócio em geral. É um espaço on-line para clientes aprenderem mais sobre uma empresa. A estrutura desse tipo de site contém informações sobre o negócio, produtos ou serviços, página de contato e, em muitos casos, um blog;
- Comércio digital, loja virtual ou e-commerce: site de venda direta de produtos ou serviços;
- Landing pages ou páginas de vendas: é uma única página criada para vender um produto ou serviço. Ela possui uma carta de vendas (copy) que mostra os benefícios do produto e quebra de objeções de compra;
- One-Page, folheto ou brochura: é simples e informativo para apresentar um negócio. É a opção perfeita para pequenas empresas;
- Portfólio: currículo on-line para mostrar seu histórico de trabalho e empreendimentos criativos;
- Sem fins lucrativos: semelhante a sites de negócios, mas oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer e ajudar em sua causa;
- Crowdfunding: usado para a angariação de fundos para ajudar a realizar projetos, causas sociais ou dar vida a ideias;
- Educacionais: geralmente um site interativo com informações educacionais sobre qualquer tópico;
- Portais: sites internos para escolas ou empresas onde os usuários podem acessar o sistema;
- Portais de Mídia, entretenimento e informações: conteúdo atualizado regularmente sobre assuntos e eventos atuais;
- Fóruns e comunidades: uma comunidade em torno de um interesse compartilhado, permite o envolvimento do usuário entre o proprietário do site e os visitantes.
Quais os cuidados a adotar antes e durante o desenvolvimento do site?
Tipo de Site
Escolha o tipo de site certo para sua estratégia de marketing e de negócio.
Seguindo as informações obtidas até agora, você já pode ver que entender o valor do seu negócio e o propósito da construção do seu site é importante.
Tenha em mente seus objetivos e jornada do cliente para escolher o melhor tipo de site.
Hospedagem
A hospedagem permite que seu site seja armazenado na internet, tornando-o mais seguro e rápido para carregar.
Ela precisa ser confiável, escalável e ter boas opções técnicas e de suporte. Assine um plano de hospedagem que atenda às suas necessidades e orçamento.
Domínio
Um domínio é o endereço eletrônico do seu site, a parte do URL que aparece na barra de pesquisa do seu navegador. Requer registro no site do domínio.
Escolha um nome de domínio exclusivo e relevante. Prefira nomes de curtos que sejam relacionados com sua marca e não tenham números.
CMS
Escolha um bom serviço de CMS (Sistema ou Software de Gerenciamento de Conteúdo).
Um CMS permite que você crie e gerencie o conteúdo do seu site. Muitos tipos de CMS não requerem habilidades de programação e, portanto, podem ser facilmente operados.
O WordPress é um dos sistemas mais populares do mundo, mas também existem outras opções, como Drupal, Joomla e Wix, por exemplo.
Template
Os templates oferecem a estrutura para o site, por isso, escolha um modelo de design que represente sua marca e estratégia. Personalize conforme a necessidade do seu negócio, correspondendo à identidade da sua marca.
Interface
Crie uma interface de usuário de site amigável à experiência do usuário (UX). Projete um design divertido, memorável e envolvente que seu público possa entender e acessar facilmente.
Nesse caso, é importante entender tanto o que a concorrência tem a oferecer quanto os interesses e desejos do público.
Compatibilidade e responsividade
Personalize o design do seu modelo para ser responsivo, ou seja, adaptado para diferentes tipos de dispositivos. Também garanta que sejam compatíveis com os vários navegadores.
SEO
Formate seu próprio conteúdo otimizado para os mecanismos de buscas SEO (Search Engine Optimization).
Isso garantirá que seus gráficos e imagens sejam compactos e otimizados para um carregamento rápido. Sites lentos perdem ranqueamento nos mecanismos de pesquisa como o Google.
Além disso, o SEO do site exige:
- Uso de palavras-chave;
- Código limpo;
- Segurança e certificado SSL instalado;
- Compatibilidade com dispositivos móveis;
- Existência de backlinks (links externos) de qualidade;
- Vinculação com as redes sociais.
Plugins
Plugins são códigos inseridos em seu site. Eles servem para aprimorar e melhorar a funcionalidade do site principal, como ferramentas de SEO, formulários, rastreio de tráfego e etc.
Usar plugins é a maneira mais recomendada de aumentar o potencial do seu site.
Escolha e baixe plugins que vão auxiliar no desempenho, segurança e rastreamento de métricas do seu site.
Teste
Visualize e teste seu site e todas as suas páginas e opções antes de publicar oficialmente. Acesse todas as páginas através de dispositivos móveis e destkop.
Use o site como se fosse um cliente real para ver como ele se comporta, dessa forma você pode identificar erros e corrigi-los.
Publicação
Uma vez verificado, publique seu site na internet. Garanta que ele esteja registrado no Google Search Console e vincule suas redes sociais e informações da internet a ele, como no Google Meu Negócio.
Não esqueça de divulgar o seu novo site nas mídias sociais, isso pode ajudar a construir tráfego no início.
Análise
Acompanhe regularmente as métricas do site. Alguns plugins e o registro do seu site em ferramentas de análise, como o Google Analytics auxiliam no processo de extrair os dados e mensurar os resultados. Algumas métricas essenciais:
- Origem do tráfego.
- Taxa de rejeição.
- Duração média da sessão.
- Páginas mais visitadas.
- Páginas de saída.
Atualização
Revise e analise constantemente o desempenho do seu site. E faça as alterações conforme for necessário. Não deixe de analisar a concorrência, buscar inspiração e acompanhar as expectativas do seu público.
Manutenção
Acompanhe os custos de manutenção do site, como hospedagem e domínios. Verifique se plugins e sistemas CMS precisam ser atualizados. Atualizações de segurança e pagamentos do servidor mantém seu site funcionando e evitam dores de cabeça.
Quanto custa um site?
Se você está pensando em criar um site, você tem três opções: faça você mesmo, contrate um freelancer ou contrate uma agência. Independentemente de suas escolhas, criar um site terá custos.
Isso se deve a diversos fatores como servidor de hospedagem, domínio, design de layout, funcionalidade, etc. E, caso sua opção seja contratar uma agência ou profissional qualificado, ainda há o custo dos serviços.
O preço médio para criar um site é entre 600 reais e 11.200 reais, e isso vale para sites que variam de One-Page a 16 páginas. Sites institucionais, com valores entre 2 mil e 8 mil reais, são mais baratos que lojas virtuais, cujo valores podem chegar a mais de 250 mil reais.
Alguns planos de hospedagem já incluem em um único pacote o domínio, certificados de segurança e serviços de manutenção técnica, o que pode ser vantajoso para quem está começando.
Mas é importante ressaltar que contar com especialistas para a criação de seu site é muito importante para um bom resultado.
Agora que você já sabe tudo o que precisa para criar um site, entre em contato conosco e faça um orçamento. Temos as melhores opções para auxiliar no desenvolvimento do seu negócio.