Sua Empresa Gera Leads? Descubra Porque Deveria
Os leads são os potenciais clientes de uma organização e para gerá-los é necessário aplicar estratégias de atração eficazes.
Mas, afinal, qual a importância da geração de leads para as empresas? Como eles podem influenciar no crescimento da sua empresa?
Então, se você deseja saber as respostas para cada uma dessas perguntas, continue lendo esse texto!
O que são Leads?
Os leads são consumidores que, ao interagir com uma marca em algum canal online, informam um ou mais de seus dados visando obter alguma informação ou demonstrando interesse em algum produto ou serviço.
A partir disso, a empresa passa a conduzir este contato através de conteúdos relevantes para convertê-lo em um futuro cliente.
Qual a importância de gerar leads?
Antes de falarmos sobre a importância de gerar os leads, é importante dizer que os consumidores passam pela jornada do cliente antes de efetivar uma compra.
Sendo assim, nem todos os consumidores estão prontos para comprar de uma empresa no primeiro contato, a grande maioria precisa conhecer e se relacionar com a marca antes.
Vamos pensar juntos: você compraria de uma empresa sem antes conhecer ou buscar informações dela?
De acordo com uma pesquisa da HubSpot, Seachmetrics, Impactbnd, 71% dos clientes de uma empresa B2B disseram que consumiram o blog da companhia durante a sua jornada de compra.
A geração de leads permite que, através dos dados, seja possível a empresa identificar quais estão interessados em seus produtos ou serviços.
Dessa forma, a empresa consegue direcionar, por meio dos conteúdos, o cliente para a compra.
Como gerar lead na prática?
A estratégia de inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, tem como objetivo atrair potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes.
Esse tipo de estratégia é essencial para a geração de leads, isso porque você atrai pessoas que estão interessadas naquele assunto e, por meio deles desperta a necessidade do produto/serviço e promove a oportunidade para a venda.
Vale ressaltar que não basta gerar leads, essa estratégia passa por três etapas:
- Geração de leads;
- Nutrição de leads;
- Conversão de leads.
Para tornar o processo de geração de leads mais simples e eficaz, é importante contar com a ajuda de profissionais e agência especializados, que farão uma análise do mercado, da empresa, identificará seus personas.
Com as informações apuradas, deve ser construído um planejamento das ações que serão realizadas, os canais adequados para a marca e a construção da estratégia de conteúdo ideal atrair o consumidor e conduzi-lo pela trilha de consideração e conversão em cliente.
Depois disso, é só mensurar os resultados e ir aprimorando a estratégia e somando resultados.
O que é nutrição de leads?
A nutrição de leads acontece através da construção e manutenção de um relacionamento com potenciais consumidores daquela marca.
Nutrir os leads é importante, pois somente gerá-los pode não trazer o faturamento e resultado necessário para sua empresa, além disso, essa estratégia pode contribuir para produzir oportunidades de vendas e/ou conversão.
A estratégia de relacionamento mantém sua marca sempre presente para o lead. Ela deve ser desenvolvida com base no interesse do consumidor e pode ser feita através de e-mail marketing, evento presencial ou online, conteúdos relevantes e newsletters.
Esse relacionamento gera valor para o consumidor, permitindo que ele avance no funil até a conversão em cliente, momento da compra do produto ou serviço.
Conversão de leads
É essencial que a equipe de marketing e vendas trabalhem de forma conjunta, pois através das informações coletadas pela equipe de marketing, durante as duas primeiras etapas, é que a equipe de vendas entra em ação.
Isso porque a conversão dos leads é feita quando a equipe de vendas entra em contato com o cliente para realizar a venda do produto ou serviço de uma empresa. Nessa etapa, o lead passa a ser considerado um prospect.
Estratégias de Marketing Digital utilizadas para a geração de leads
Agora que você já conhece a importância de gerar leads para sua empresa e quais são as principais etapas que o lead precisa passar. Confira as ferramentas mais utilizadas para gerar leads:
Marketing de Conteúdo
É a estratégia principal para a geração de leads. Tem a finalidade de atrair o consumidor para a marca por meio de conteúdos relevantes. É a porta de entrada para que muitas pessoas sintam conheçam e confiem nos produtos/serviços disponibilizados pela empresa.
Inbound Marketing
É a automação do marketing, é por meio dessa estratégia que é possível criar a trilha de relacionamento com o visitante até torná-lo cliente.
Landing pages
As landing pages é o termo conhecido como “páginas de aterrissagem” é uma página projetada para oferecer uma “oferta”, ou seja, algo que seja relevante para o consumidor, visando convertê-lo em lead para que, a partir deste ponto ele entre no funil de vendas.
Formulários
As landing pages trazem também os formulários que permitem obter os dados do consumidor. Esse é o momento em que a informação que o público necessita e deseja é obtida exatamente pela troca do mesmo tipo de moeda: a informação. Ou seja, o consumidor cede os seus dados em troca de um e-book, uma participação em um webinar, um acesso a um guia, pesquisa ou qualquer outro conteúdo de seu interesse.
Call to actions atrativos
Call to actions significa “chamada para a ação” e é exatamente esse o proposito, fazer com que o lead, após ou durante a leitura da informação que ele se interessou, vá atrás de mais informações ou demostre que já pode adquirir o produto ou serviço.
E-books
O e-book é um livro em formato digital, chamado também de material rico, sua função é dar informações especificas e valiosas ao cliente, como um curso por exemplo. Uma vez que você entrega valor para seu leitor, você reforça sua autoridade no assunto.
Webinars
É um vídeo conferência no qual a comunicação é de uma via apenas, onde você se expressa (com aulas/informações) e as outras assistem. Essas “aulas” podem ser feitas através do Youtube por exemplo. Ele é considerado um formato de conteúdo e atração de lead eficiente.
Infográficos
Se você quer atrair a atenção do seu público, crie infográficos! Afinal 65% das pessoas assimilam por meio visual. É um recurso que traduz dados em imagens com significado. É uma maneira de compartilhar conteúdos de maneira visual e atraente.
Search Engine Optimization (SEO)
De acordo com o Internet Live Stats, existem mais de 5.653.600.900 pesquisas no Google por dia (o número cresce e é atualizado a cada segundo).
A construção de conteúdos e páginas otimizadas para mecanismo de busca são excelentes para a captação de leads. Uma vez que, ao pesquisar por um assunto de seu interesse, eles podem encontrar o seu site ou o conteúdo relevante de sua marca e, a partir daí tornar-se um lead.
As otimizações visam posicionar bem a sua página conteúdo nos buscadores como Google, Yahoo e Bing gerando tráfego e consequentemente leads.
Esses são alguns dos exemplos de estratégias que podem ser usadas por uma empresa com o objetivo de gerar leads.
Gestão de leads x CRM
Para que a empresa seja vista e valorizada pelo público, o ideal é ter uma gestão de leads otimizada. Mas o que isso significa?
É conduzir o consumidor, durante o processo de nutrição de leads, tendo como base a sua linha de interesse. A gestão eficientemente das próximas interações gerar a satisfação de suas necessidades e melhores resultados.
Isso se dá na consolidação das vendas, justamente na transformação de um visitante, em lead e depois em cliente.
Gestão dos leads
A gestão de leads visa pesquisa de aprofundamento para adequada nutrição, qualificação, fomento de oportunidades comerciais até a mensuração dos resultados conquistados.
CRM
É a centralização de todas as informações obtidas do lead, desde sua conversão. Isso permite personalizar o relacionamento, facilitando a comunicação e os processos para entregar aquilo que o cliente quer. É obtido através de relatórios, ferramentas de automação que permite que vendedores e gestor otimizem o tempo e tomem decisões eficientes.
Como você viu a geração de leads é um processo que requer várias etapas, para isso existem as agências especializadas, como nós da Comunicarte, que somos especialistas em comunicação e marketing digital pra empresas B2B. Quer uma consultoria gratuita sobre a presença digital da sua marca? Entre em conosco, agora mesmo.
Criado em 22 de agosto de 2019 por Redação Comunicarte.
Atualizado em 20 de abril de 2022 por Larissa Camillo.